Fórum PageControl com Ordenação na Grid #233732

22/05/2004

0

Olá pessoal, estou com um probleminh chato de resolver.. espero q vcs possam me ajudar.. vamos lá..

To fazendo um programa com bd em Access. Usando somente as AdoQuerys e DataSources. Nesse form em específico q estou com o problema, acontece o seguinte:

São duas Tabelas.. uma pra Revistas e outra pra Histórias. Pra eu ter uma História, eu sou obrigado a ter uma revista, pois a história é vinculada ao código da revista.

Coloquei um PageContro e dividi em 4 páginas. Etapa 1, 2 e 3, que é o cadastro da revista. A etapa 4 fica desativada (pois é o cadastro de histórias). Quando eu clicar em ´Salvar´, pra salvar a revista, ele me abre a página 4, com uma grid listando as histórias e os botoes Novo, Editar, Apagar e Fechar.

Quando eu clico em Novo, abre um novo Form, pra cadastrar a história, com o devido código da revista.

Até aí funciona bem.. o problema é o seguinte. Quando essa página 4 for exibida, eu quero ordenar a grid por ´Ordem´ (um campo numério), só que, só quero listar as histórias que estou vinculadas àkela revista em questão. Já que, pra cadastrar uma história, o usuário deverá fazer isso quando inserir uma nova revista ou quando editar uma revista, pra nao dar problema.

Como faço pra proceder com isso? espero ter explicado direito minha dúvida, qualquer coisa é só perguntar.. agradeço desde ja a ajuda.. grato..

Allan Elias Ramos :wink:

Aersoftware

Aersoftware

Responder

22/05/2004

Rômulo Barros

Assim:

Create table Revistas:
  CodRev : Integer; // PK
  DescricaoRevista : Varchar;

Create Table Revistas_Historias;
  CodRev : Integer;  
  CodHist : Integer ;

Create table Historias;
  CodHist : Interger; // PK
  DescricaoHistoria : Varchar;

Evento OnShow da Pagina4
Begin
  With(Query)Do // Query q está ligada ao DBGrid para exibição apenas das histórias de um determinada revista
  Begin
    Close;
    Sql.Clear;
    Sql.Add(´Select H.DescricaoHistoria from´);
    Sql.Add(´Historias H Where H.CodHist In´);
    Sql.Add(´(Select RH.CodHist From Revistas_Historias RH´);
    Sql.Add(´Where RH.CodRev = ´ + QueryRevista.FieldByName(´CodRev´).AsString + ´)´);
    Open;
  End;
End

Responder

Gostei + 0

23/05/2004

Aersoftware

Valeu Undeclared Identifier,

Agora me surgiu outra dúvida bem parecida com essa..

É o seguinte.. eu fiz esses Forms para inserir e editar dados... e fiz outro pra mostrar os dados.. nele ele boto Labels pra exibir as informaçoes...

Só q eu kero botar tb nesse form de vizualisação uma grid pra exibir as histórias.. q serao exibidas quando o usuario navegar pelos registros da grid de revistas.. ou seja, vai ter uma grid pra revistas e quando o usuario mudar elas, a visualizaçao dos registros tb muda.. e quero q mude tb as informaçoes do grid de histórias, pra aparecer só as histórias ligadas àkela revista.. é praticamente do mesmo jeito.. eu tentei botar um DbEdt do código da revista e listar o sql no evento OnChange dela, mas nao funcionou, tem algum jeito melhor??

Allan Elias Ramos :?:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar