GARANTIR DESCONTO

Fórum Para que serve/como usar o ActionList? #271931

11/03/2005

0

Olá pessoal, tudo bem?
Alguém poderia me dizer para que serve e como usar o componente ActionList?

Obrigado!

Nildo

Nildo

Responder

11/03/2005

Tnaires

Olá
Eu uso o ActionList pra aproveitar as ações padrão q já vem neles... Por exemplo: qdo comecei com Delphi, eu achava horrível aquele DBNavigator. Daí eu passei a usar ToolBars com ações padrão de navegação e edição de dados ligadas aos botões da ToolBar (TDataSetActions). Põe um ActionList lá no Form e clique em ´New Standard Action...´ pra vc ver a galera de ações padrão q tem...
Abraços

Responder

Gostei + 0

11/03/2005

Nildo

Mas o que são essas ações? Qual a finalidade do ActionList?

Responder

Gostei + 0

11/03/2005

Tnaires

Vc pode manter uma lista de ações pra usar em componentes diferentes. Se uma ação associada a um botão hipotético faz a mesma coisa q um item d menu tb faria, essa mesma ação pode ser associada aos dois componentes através da propriedade Action. As ações tb permitem configurar teclas de atalho. Isso sem mencionar o uso das ações padrão (q já vem pré-programadas com alguma tarefa, como as ações para operação com DataSets, q já falei).

Responder

Gostei + 0

11/03/2005

Rômulo Barros

Eu, particularmente, utilizo As TAcions para Controle de ´Usuários, Menus, Perfil´. Ou seja, quando quero desabilitar qualquer botão ou menu para um usuário, eu executo o MinhaAction.Enable := False; Então, todos os componentes ligados a essa Action serão Desabilitados automaticamente.

Responder

Gostei + 0

11/03/2005

Nildo

[quote:7796e71520=´Undeclared Identifier´]Eu, particularmente, utilizo As TAcions para Controle de ´Usuários, Menus, Perfil´. Ou seja, quando quero desabilitar qualquer botão ou menu para um usuário, eu executo o MinhaAction.Enable := False; Então, todos os componentes ligados a essa Action serão Desabilitados automaticamente.[/quote:7796e71520]

Eu acho que é exatamente isso que eu preciso.
Eu tenho um ToolBar e um Menu. No ToolBar eu tenho os mesmos itens do Menu, como que eu faço um Action para desabilitar o botao da ToolBar e o respectivo item do menu?

Obrigado

Responder

Gostei + 0

11/03/2005

Rômulo Barros

Para isso, Configure a propriedade ´Action´ do seu Menu para uma determinada ação e, configure também a propriedade ´Action´ para a mesma ação. Agora, basta fazer: MinhaAcao.Enable := False;

Responder

Gostei + 0

11/03/2005

Nildo

Aaaaa agora entendi!
Valeu!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar