Para ser analista.

30/07/2013

0

olá a todos!!!

quero iniciar uma discussão saudavel aqui.
na opinião de vocês, para ser analista, é obrigatorio ter sido um bom programador?
isso é regra até que ponto?
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

Responder

Posts

30/07/2013

William

Depende ... como quase tudo em na área de T.I., trabalho como freelancer em uma empresa de consultoria na área de desenvolvimento e infra-estrutura, no meu caso só com projetos em PHP.

Eles possuem alguns programadores fixos e um analista, sendo que o analista não conhece nada de desenvolvimento mas é muito bom no entendimento do negócio e na elaboração dos requisitos, até eu me surpreendi com quando conversei com ele.

Já os programadores são feras em PHP, C#, HTML e CSS mas são horríveis nessa fase de análise e contato com o cliente.

Agora podem existir casos em que um programador evolui muito bem para um analista ....
Responder

30/07/2013

Fernanda Acacia

muito interessante a situação que vc expos, gostei, e ja ouvi gente falando com uma arrogancia "para ser analista, a pessoa no minimo tem que ser um otimo programador", eu não gostei da forma que demonstrado isso.
Responder

31/07/2013

Carlos Santos

Também estou iniciando minha carreira na área de T.I, e na empresa que trabalho, existe realmente este caso, em que o analista conhece muito do negócio e nada de programação.
Por este motivo, fiquei motivado para futuras escolhas...
Responder

31/07/2013

Fernanda Acacia

que bom hein...nesse caso, posso considerar o individuo que falou tal asneira como um "cavalo batizado!!!". pq ele falou com uma arrogancia!!! acho triste isso.
Responder

31/07/2013

Roniere Almeida

wllfl e Carlos, muito legal saber que isso acontece, não sei se vc´s sabem, mas isso é raro!!!
Responder

31/07/2013

Mariana Carvalho

Depende ... como quase tudo em na área de T.I., trabalho como freelancer em uma empresa de consultoria na área de desenvolvimento e infra-estrutura, no meu caso só com projetos em PHP.

Eles possuem alguns programadores fixos e um analista, sendo que o analista não conhece nada de desenvolvimento mas é muito bom no entendimento do negócio e na elaboração dos requisitos, até eu me surpreendi com quando conversei com ele.

Já os programadores são feras em PHP, C#, HTML e CSS mas são horríveis nessa fase de análise e contato com o cliente.

Agora podem existir casos em que um programador evolui muito bem para um analista ....


isso depende muito, mas é interessante saber desses casos, mostram que algumas pessoas que não sabem programar, podem sim exercer uma função de analista.
Responder

31/07/2013

Joel Rodrigues

O importante é que o analista e o programador estejam "alinhados" no conhecimento do que estão fazendo. Ou seja, o analista (caso não seja programador também) precisa saber o que pode e o que não pode ser feito pelo programador, da mesma forma que o programador precisa saber interpretar e contribuir com o trabalho do analista, demonstrando e sugerindo formas de atender a certas situações.
Responder

31/07/2013

Roniere Almeida

Joel, belas palavras!!! é isso mesmo!!! a equipe como um todo!!!
Responder

31/07/2013

William

wllfl e Carlos, muito legal saber que isso acontece, não sei se vc´s sabem, mas isso é raro!!!


Por incrível que pareça, já participei da implementação de um grande ERP (como usuário) e os analistas possuiam pouco ou quase nenhum conhecimento em desenvolvimento, mas sabiam trabalhar muito bem com resquisitos funcionais e não-funcionais dos respectivos departamentos.

Alguns possuiam formação bem longe da área de T.I., mas com o salário bom acabaram mudando de área.

Mas por outro lado participei da apresentação de um módulo CRM de um grande ERP mundial, onde a empresa enviou 2 analistas para apresentação (1 - analista de negócio e 1 - analista de sistemas), que coisa horrível. Os 2 discutiam na nossa frente sobre as funcionlidades que o sistema podia ou não podia contemplar.

São casos e casos ...
Responder

31/07/2013

Roniere Almeida

entendo isso, mas o importante que isso não seja regra.
Responder

31/07/2013

Fernanda Acacia

entendo isso, mas o importante que isso não seja regra.


e muitas empresas isso não é. que bom!!!
Responder

31/07/2013

Fernanda Acacia

quer dizer, nem todas.
Responder

31/07/2013

William

entendo isso, mas o importante que isso não seja regra.


A questão de se tornar regra ou não, só depende de nós mesmos. Profissionais de desenvolvimento geralmente não conseguem extrair as necessidades do cliente, mesmo em várias reuniões. Isso é comprovado que nerds em programação tem dificuldades em se expressar para outra pessoa, nessa hora que pessoas com pouco conhecimento em desenvolvimento mas, com boa didática e entendimento se dão bem.

Na faculdade presencio isso todos os dias os moleques são bons em programação (trabalham na área), mas quando tem seminário com bancada, pelo amor de deus, erros de concordância verbal e por ai a fora. Os trabalhos escritos com erros graves de português e isso acontece no dia a dia também, já li coisas do gênero em orçamentos de T.I..

Esse tipo de coisa o cliente percebe de cara e cai negativamente ....
Responder

31/07/2013

Roniere Almeida

é verdade isso, na faculdade isso é muito comum.
Responder

31/07/2013

Fernanda Acacia

wllfl, por isso a importancia de ter uma equipe consistente.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar