Fórum Paradox X Interbase #214883

17/02/2004

0

Eu usava Paradox...

Para começar a usar Interbase, quais compenentes devo usar?

Obrigada,

Valchiria

Valchiria

Responder

17/02/2004

Lucas Silva

Te aconselho a usar componentes da palheta IB.
Com eles, vc não precisa usar o BDE para acessar o BD.

Responder

Gostei + 0

17/02/2004

Vinicius2k

Essa escolha não é muito fácil...
Pessoalmente, optei pelo DBExpress há algum tempo pela flexibilidade... o IB 6.0 está parado (morto)... o projeto continuou com o Firebird e sua versão 1.0 é 100¬ compatível com o IBX, mas versões novas estão vindo (1.5 e 2.0) e ninguém garante a compatibilidade...
Se vc pretende seguir a linha dos SGBDs free, acho q o IBX não é uma boa pedida, a não ser que vc pretenda seguir com o Interbase pago (6.5 e 7.x)...
Nisso o DBExpress leva vantagem pois, basta mudar o driver e... vc troca de banco a hora que quiser...

T+

Responder

Gostei + 0

18/02/2004

Andremuller

Não aconselho a utlização da paleta IBX. Já me aconteceu de ter que trocar de banco de dados e lá fui eu trocar todos os componentes. Também já tive uns paus meio malucos com os IBX.
Aconselho o DBExpress até porque, pelo que entendi você vai aprender a mexer com bancos de dados de verdade. Então é muito mais vantagem começar com algo que tu pode utilizar com Interbase, Firebird, Oracle, SQLServer... ou seja DBExpress

Responder

Gostei + 0

18/02/2004

Elias Jr

Não aconselho a utlização da paleta IBX. Já me aconteceu de ter que trocar de banco de dados e lá fui eu trocar todos os componentes. Também já tive uns paus meio malucos com os IBX. Aconselho o DBExpress até porque, pelo que entendi você vai aprender a mexer com bancos de dados de verdade. Então é muito mais vantagem começar com algo que tu pode utilizar com Interbase, Firebird, Oracle, SQLServer... ou seja DBExpress

Saudações,
tb estou sofrendo pois aqui na empresa os sistemas estão em piradox(até to me tornando expert nesse banco :-P)e eu quero passar tudo pra ib...gostaria de saber onde baixo o dbexpress(não tenho experiência nenhuma com ib, sou leigão). Eu tenho no delphi da minha máquina a paleta interbase..ela é útil pra essa migração? Valeu

Responder

Gostei + 0

18/02/2004

Vinicius2k

Elias,
dbExpress (DBX) é um conjunto de componentes de acesso que foi indroduzido a partir do Delphi 6, se o seu Delphi não tiver esta paleta ele não tem o dbExpress...
a paleta Interbase é o ´Interbase Express´, ou comumente chamado ´IBX´, o qual falamos acima...
dá uma olhada na seção de apostilas do site da ClubeDelphi, que tem um bom material lá pra vc começar a estudar...

T+

Responder

Gostei + 0

18/02/2004

Marconi

Caros amigos

Gostaria de entrar nesta discussão para fazer uma pergunta.

Eu só trabalho com Paradox, e acabei aprendendo bastante aqui. Acho que a pricipal vantagem do Paradox é não precisar de um programa servidor.

Para trabalhar com um outro banco de dados, seja Interbase, IBX ou Firebird vou precisar ter um programa rodando no servidor ??

A pergunta é porque em redes Novell, se for o caso, ficará difícil. Ou alguem tem outra solução?

Obrigado por qualquer opinião.

Marconi

Responder

Gostei + 0

18/02/2004

Pedro Bugim

Eu tenho no delphi da minha máquina a paleta interbase..ela é útil pra essa migração? Valeu

estou com um problema seríssimo por causa do Paradox aki na Empresa... Os programadores anteriores só utilizavam este protótipo de bd. Pois bem, estou fazendo uma migração geral das tabelas e acredito que não esteja sendo da meneira mais simples... mas funciona muito bem!
Primeiro, incluo uma Query e um DataSourse ligados à tabela pdox a ser migrada. Em seguida, crio uma tabela semelhante em interbase.
Incluo então um Datasourse, Uma IBQuery, um IBDataBase e uma IBTransaction na aplicação.
Coloco o nº de edits referentes ao nº de campos na tabela e um Button que inicia o processo.
vai abaixo o código que utilizo:

procedure TFrmPrincipal.MigrarTabelapparadox1Click(Sender: TObject);
begin
If Messagedlg(´Antes da migração, certifique-se da existência da tabela Empresas2 em paradox! Deseja realmente recuperar a tabela Empresas2 do Paradox para Interbase?´, MtConfirmation, [mbyes, mbno], 0) = Idyes then
begin
Screen.Cursor:=CrHourGlass;
  With Query1 do
  begin
    close;
    Sql.Clear;
    Sql.Add(´Select * from empresas2 order by codigo´);
    Open;
  end;
  While not Query1.Eof do
  Begin
    Edit5.text:=Query1.fieldbyname(´codigo´).Asstring;
    Edit6.text:=Query1.fieldbyname(´Nome´).Asstring;
    Edit7.text:=Query1.fieldbyname(´Id´).Asstring;
    Edit8.text:=Query1.fieldbyname(´Link´).Asstring;
    Edit9.text:=Query1.fieldbyname(´Situ´).Asstring;
    With IBQuery1 do
    Begin
      Close;
      Sql.Clear;
      Sql.Add(´insert into empresas2 values (´+Quotedstr(Edit5.text)+´,´+Quotedstr(Edit6.text)+´,´+Quotedstr(Edit7.text)+´,´+Quotedstr(Edit8.text)+´,´+Quotedstr(Edit9.text)+´)´);
      IbTransaction1.active:=true;
      IbTransaction1.commitretaining;
      ExecSql;
    end;
    Query1.next;
  end;
  screen.Cursor:=CrArrow;
end;
end;

pois é... eu disse que não devia ser o mais simples... Hehehehe!
Abraços,

Responder

Gostei + 0

18/02/2004

Vinicius2k

[quote:7804cc2b7a=´Pedro Bugim´]estou com um problema seríssimo por causa do Paradox aki na Empresa... Os programadores anteriores só utilizavam este protótipo de bd. Pois bem, estou fazendo uma migração geral das tabelas e acredito que não esteja sendo da meneira mais simples... mas funciona muito bem!
Primeiro, incluo uma Query e um DataSourse ligados à tabela pdox a ser migrada. Em seguida, crio uma tabela semelhante em interbase.
Incluo então um Datasourse, Uma IBQuery, um IBDataBase e uma IBTransaction na aplicação.
Coloco o nº de edits referentes ao nº de campos na tabela e um Button que inicia o processo.
pois é... eu disse que não devia ser o mais simples... Hehehehe![/quote:7804cc2b7a]

Pedro, a sua rotina faz o trabalho, mas acaba que vc tem muito trabalho, entende... o Interbase DataPump http://codecentral.borland.com/codecentral/ccweb.exe/download?id=19236 é capaz de migrar qualquer base ODBC ou BDE para o Interbase/Firebird... vale a pena conferir...

T+

Responder

Gostei + 0

18/02/2004

Vinicius2k

Para trabalhar com um outro banco de dados, seja Interbase, IBX ou Firebird vou precisar ter um programa rodando no servidor ?? A pergunta é porque em redes Novell, se for o caso, ficará difícil. Ou alguem tem outra solução?

Marconi, realmente é um problema... se não me engano a única versão do IB para plataforma Netware era a 5.6... e vc precisa do servidor lá rodando, porque, ´trocando em miúdos´, ele provê às estações um serviço que sem ele não existe...

Mas... não sei se toda sua rede é fundamentada para servir as bases paradox... caso não seja, quer dizer seu servidor Novell vai continuar tendo utilidade sem servir as bases paradox, vc pode atribuir a uma outra máquina o serviço do banco de dados... o Interbase/Firebird não requer muito de equipamento, então digamos que se vc colocar um uma boa máquina , um Pentium III de 1.0 GHz, com 256 MB, por exemplo, com Windows 2000 (pode até ser o Professional, nem precisa ser server), [b:544e1ad316]dedicado[/b:544e1ad316], servindo seu banco vc consegue migrar e ter um bom resultado... lógico que quanto melhor a máquina, melhor o desempenho do Firebird, mas o investimento deve ser racionalizado de acordo com a sua necessidade em volume de dados... estou falando em Windows, porque não sei se é possível colocar uma máquina Linux numa rede Novell...

Caso a única função da sua Novell seja lhe servir estas bases paradox vc deve pensar na possibilidade de mudar a plataforma da rede...
:idea: com o Linux por exemplo vc nem teria custo nisso, e tanto Interbase 6.0 quanto o Firebird rodam redondo no Linux... é só uma idéia, não tenho nenhuma experiência em servidores Linux...

T+

Responder

Gostei + 0

19/02/2004

Pedro Bugim

Pedro, a sua rotina faz o trabalho, mas acaba que vc tem muito trabalho, entende... o Interbase DataPump http://codecentral.borland.com/codecentral/ccweb.exe/download?id=19236 é capaz de migrar qualquer base ODBC ou BDE para o Interbase/Firebird... vale a pena conferir...

Pois é... dá um trabalhão...
Mas já fiz o download e vou testar o DataPump. Valeu pela dica!!!

Responder

Gostei + 0

19/02/2004

Vinicius2k

[quote:8f572612fa=´Pedro Bugim´]Pois é... dá um trabalhão...
Mas já fiz o download e vou testar o DataPump. Valeu pela dica!!![/quote:8f572612fa]

Eu diria q vc não vai se arrepender... quando migrei do paradox usei ele em alguns sistemas e deu tudo certinho...

T+

Responder

Gostei + 0

19/02/2004

Marconi

Rede Paradox com Novell é uma maravilha, não dá nenhum tipo de problema.

No servidor eu tenho um diretório com todas as bases de dados e outro para os executáveis. Mapeio uma letra para ela. Não preciso nem ter os executáveis em cada máquina, basta fazer um atalho para o executavel da rede. Quando atualizo, só mudo ele, que todo mundo está atualizado.

Outra vantagem é que posso ter diretórios escondidos de outros usuários, exclusivos da diretoria, protegidos pelo Servidor de Rede. Não preciso nem me preocupar em controlar no executável.

O único problema é que quando pego data e hora do sistema, cada máquina tem as suas.

Na página da Novell tem um pacote de componentes e funções para Delphi. Ainda não dei uma olhada.

Responder

Gostei + 0

19/02/2004

Pedro Bugim

No servidor eu tenho um diretório com todas as bases de dados e outro para os executáveis. Mapeio uma letra para ela. Não preciso nem ter os executáveis em cada máquina, basta fazer um atalho para o executavel da rede. Quando atualizo, só mudo ele, que todo mundo está atualizado.

Cara, eu faço exatamente isso aki na empresa, mas utilizo Interbase. Os programas estavam todos em paradox quando cheguei aki. Estava uma loucura!!! Tudo muito lento... Foi então que comecei a migrar todos os aplicativos para InterBase e tudo melhorou estupidamente.
Vc não tem problemas com a velocidade dos programas utilizando Pdox em rede?!

Responder

Gostei + 0

25/02/2004

Marconi

Na verdade não tenho problemas com a rede Novell, mas em outros cliente tenho programas rodando em rede Windows e como servidor apenas um XP que também é utilizado por um dos usuários. Aí a coisa fica lenta. Mas não deixo meus sistemas trabalharem com arquivos grandes. Eles são divididos em meses e a cada novo mes, são criados especificamente para eles.

Antigamente trabalhava com arquivos anuais. Então à medida que ia chegando perto do fim do ano, o sistema degradava.

Um abração

Marconi

Responder

Gostei + 0

02/03/2004

Pedro Bugim

:D Caracas! Demorei um tempão pra correr atrás desse Datapump. Aí então reparei que ele já vinha no pacote do meu Delphi 7. Resolvi dar uma testada agora e... MUITO BOM!!! Putz, é super simples e me faz economizar um tempão, pois para migrar minhas tabelas de piradopx para Interbase eu criava maior rotina gigantesca!
Valeu mesmo pela dica!
Abraços, :D

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar