Fórum Passar privilégios de um usuário para outro #42663

01/03/2004

0

Como faço para conceder os privilégios de SYSDBA para outro usuário?
Ou se tem como fazer isso?


Dallagnelo

Dallagnelo

Responder

Posts

01/03/2004

Gandalf.nho

Privilégios para criar usuários ou permissões relativos ao banco de dados? Para o banco de dados, crie o banco usando outro usuário e não dê permissões pro SYSDBA.


Responder

Gostei + 0

01/03/2004

Dallagnelo

Privilégios para criar usuários ou permissões relativos ao banco de dados? Para o banco de dados, crie o banco usando outro usuário e não dê permissões pro SYSDBA.


O banco já está criado com SYSDBA. Quero os privilégios do SYSDBA para criar outro usuário. Não sei se fui claro, mais qualquer coisa me pergunte.


Responder

Gostei + 0

01/03/2004

Afarias

Bom, a princípio, apenas o SYSDBA deve (ou deveria) ter poderes de manipular os usuários do seu servidor -- isso ajuda na segurança!

Agora, com um pequeno ´truque´ vc pode fazer com q outros usuários possam ter os mesmos privilégios do SYSDBA na manipulação dos usuários... mas note q isso não é ´oficialmente suportado´ ok?!

Bom, o q vc tem q fazer é conectar-se no arquivo de controle de usuários do ib ISC4.GDB com o isql (ou qualuer outra ferramenta)::

isql c:\arquiv~1\borland\interbase\isc4.gdb -user sysdba -pass senha

então crie uma role, ex: ADM

create role adm;

e dê privilégios a esta role para trabalhar com a tabela de usuários

grant all on users to adm;

então, vc pode dar um grant de adm para os usuários q deseja, ex:

grant adm to operador;

pronto, assim o usuário operador pode manipular os usuários do servidor... mas, lembre-se q vc tem q passar a ROLE na conexão para isso funcionar, com o IBConsole por exemplo, acho q não é possível.

Mas, com o GSEC e o IBSecurityService funciona perfeitamente... assim como deve funcionar legal com outras ferramentas.

Mas, se vc não desejar ter de usar a role, então, basta conceder os direitos direto para o usuário:

grant all on users to operador;


(assim, funciona até com o IBConsole)

mas fique atento!!! isso pode causar problemas de segurança!! -- note q vc pode tb restringir os direitos para apenas poder CRIAR novos usuários e etc, ex::

grant insert on users to operador;



T+


Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar