Fórum Passar privilégios de um usuário para outro #42663
01/03/2004
0
Ou se tem como fazer isso?
Dallagnelo
Curtir tópico
+ 0Posts
01/03/2004
Gandalf.nho
Gostei + 0
01/03/2004
Dallagnelo
O banco já está criado com SYSDBA. Quero os privilégios do SYSDBA para criar outro usuário. Não sei se fui claro, mais qualquer coisa me pergunte.
Gostei + 0
01/03/2004
Afarias
Agora, com um pequeno ´truque´ vc pode fazer com q outros usuários possam ter os mesmos privilégios do SYSDBA na manipulação dos usuários... mas note q isso não é ´oficialmente suportado´ ok?!
Bom, o q vc tem q fazer é conectar-se no arquivo de controle de usuários do ib ISC4.GDB com o isql (ou qualuer outra ferramenta)::
isql c:\arquiv~1\borland\interbase\isc4.gdb -user sysdba -pass senha
então crie uma role, ex: ADM
create role adm;
e dê privilégios a esta role para trabalhar com a tabela de usuários
grant all on users to adm;
então, vc pode dar um grant de adm para os usuários q deseja, ex:
grant adm to operador;
pronto, assim o usuário operador pode manipular os usuários do servidor... mas, lembre-se q vc tem q passar a ROLE na conexão para isso funcionar, com o IBConsole por exemplo, acho q não é possível.
Mas, com o GSEC e o IBSecurityService funciona perfeitamente... assim como deve funcionar legal com outras ferramentas.
Mas, se vc não desejar ter de usar a role, então, basta conceder os direitos direto para o usuário:
grant all on users to operador;
(assim, funciona até com o IBConsole)
mas fique atento!!! isso pode causar problemas de segurança!! -- note q vc pode tb restringir os direitos para apenas poder CRIAR novos usuários e etc, ex::
grant insert on users to operador;
T+
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)