Fórum Passar sistema Mono-Usuário para Multi-Usuário o q preciso ? #179657
04/09/2003
0
Olá pessoal...
Agradeço a todos q sempre me ajudaram...
Gostaria de saber o q preciso fazer para passar um sistema mono-usuário para multi-usuário e trabalhar com ele em rede???
Uso Delphi 5.0 e Paradox...
Se alguém puder me ajudar, peço q me os passos q tenho q seguir para q funcione corretamente...
Desde já agradeço a todos...
Jota
Jota
Curtir tópico
+ 0Posts
04/09/2003
Mmtoor
Primeiro deve verificar se suas TTables do projeto estão com o modo Exclusive em False (no object inspector), apesar de já ser o default no delphi.
[u:0cad2b63ee]A seguir veja a configuração da rede:[/u:0cad2b63ee]
Vamos exemplificar com 3 máquinas, 1 servidor chamado SERV e 2 máquinas clientes.Claro que isto pode ser incrementado de acordo com suas necessidades:
No servidor: diretório real D:\SISTEMA\DADOS compartilhe o subdiretório D:\SISTEMA\DADOS como um recurso chamado Servidor_Hno
Inclua no AUTOEXEC.BAT : Subst H: D:\SISTEMA\DADOS
Nas máquinas clientes: mapear drive de rede H: como \\SERV1\Servidor_HNo no fim deste processo voce terá o drive H: como sendo o seu Drive de rede para o Sistema, este drive estará presente em todas as máquinas e pode ser utilizado como seu NET DIR.
No BDE Configuration: NET DIR: H: (Para o driver Paradox)
Em seu Alias: Path: H:\DADOS\
Em System: Local Share: True
Depois disto você configura o BDE de forma igual em todas as máquinas da rede.
[u:0cad2b63ee]Agora a configuração do BDE[/u:0cad2b63ee]
Para o seu aplicativo feito em Delphi rodar em rede, você deve instalar o BDE em todas as estações. No BDE de cada estação, você deve colocar no parâmetro NET DIR do drive PARADOX o local onde estão as bases de dados e na PATH do Alias especificar o caminho das base de dados. Mas muita atenção, todas as estações devem estar com a mesma configuração do BDE. Veja o exemplo abaixo para configuração do parâmetro NET DIR do drive PARADOX e o PATH do Alias.
Estação n.1
NET DIR F:\
Path do Alias F:\DIRETORIO
Estação n.2
Estação n.3
Não é aconselhável que os aplicativos feitos em Delphi 1, sejam executados no servidor da base de dados, pois o PARADOX apresenta problemas de corrupção de arquivos e índices neste caso. É aconselhável que no servidor você coloque somente as bases de dados. Mas caso você tenha necessidade de utilizar o servidor você pode utilizar uma solução alternativa para o problema do PARADOX, esta solução esta sendo satisfatória na maioria dos casos. Digamos que a letra do drive de rede que você vai acessar o servidor, seja a letra ´F:´, então, faça o seguinte: Coloque a linha abaixo no arquivo AUTOEXEC.BAT, do servidor.
SUBST F: C:
Configure o BDE do servidor para que ele acesse o drive ´F:´
Esta linha deverá ser colocada apenas no servidor, com isso você passa a ter em seu servidor, um drive virtual para acessar o
drive C:, evitando o problema do PARADOX.
No Delphi 2 e Delphi 3, você deve utilizar um instalador de programas. No CD do Delphi 2 e Delphi 3 existe um instalador
chamado InstallShield para fazer a instalação e configuração do aplicativo e do BDE.
Veja abaixo os exemplos da configuração do BDE p/ Delphi 2 e 3:
Servidor Estação 1
NET DIR \\SERVIDOR\C NET DIR \\SERVIDOR\C
PATH DO ALIAS \\SERVIDOR\C\DIRETORIO PATH DO ALIAS \\SERVIDOR\C\DIRETORIO
LOCAL SHARE TRUE LOCAL SHARE FALSE
Estação 2 Estação 3
NET DIR \\SERVIDOR\C NET DIR \\SERVIDOR\C
PATH DO ALIAS \\SERVIDOR\C\DIRETORIO PATH DO ALIAS \\SERVIDOR\C\DIRETORIO
LOCAL SHARE FALSE LOCAL SHARE FALSE
DICA:
O executável pode ser colocado em cada estação da rede, diminuindo assim o tráfego de rede.
As matérias inseridas pertencem ao 750 dicas em delphi, verificadas e testadas.
Espero ter ajudado.
MMTOOR2003
Gostei + 0
04/09/2003
Jota
Vou tentar se consigo fazer a configuração...
Só mais uma dúvida...
Se dois usuários tentar eu estiver acessando uma mesma tabela dará algum problema de acesso ou atualização dos registros ???
Grato...
Jota
Gostei + 0
04/09/2003
Mmtoor
Em paradox vc precisa fazer um tratamento para edição simultânea.
Aconselharia mudar de BD.
MMTOOR2003
Gostei + 0
04/09/2003
Koplin
Gostei + 0
05/09/2003
Glauciazinha
Eu vejo todo mundo falando que o paradox não é bm pra usar em rede. Eu estou tentado fazer um programa pra trabalhar em rede, e só sei usar banco de dados pradox....que que eu faço??? alguem sabe de algum banco de dados que seja acil de usar, ou parecido com paradox, e seja facil de usar em rede?????? Se souberem, podem me ajudar???
Valeu pessoal.... :oops: :roll: :lol:
Gostei + 0
05/09/2003
Luizfernando777
Eu tenho um projeto rodando em um Servidor e mais 5 estação com a base de dados em paradox (um todal de 28mb de base de dados +/-), no começo foi um pé p conseguir rodar isso, mas depois foi normal, vc só não pode deixar de tratar qdo 2 usuários tentem trabalhar o mesmo registro, caso contrario pode corromper a tabela,
Agora se vc etiver a fim de mudar de Base, use o IB, eu configuro ele por IP, assim não preciso ficar mapeando a Unidade de Rede, esse projeto sim, não pode dar erro, tem +/- 300 mb a base,
se precisar de ajuda, estou aki, pois o IB tem muitos detalhes p/ trabalhar com ele
fernando
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)