Selecao DevMedia QUERO SER PRIME

Fórum Passar um DataSource como parametro #334154

04/12/2006

0

Boa noite.

Como faço pra passar um DataSource como parametro? Tentei dessa forma

procedure FechaForm (aDs: TDataSource);

mas dá o seguinte erro
Unsatisfied Forward or External Declaration : FechaForm

O que eu estou querendo fazer é o seguinte: Quero criar uma UNIT com funções, e uma dessas funções é a verificação se o registro está em Edit/Insert. Se eu colocar dessa forma
if DataSource.State in [dsEdit, dsInsert] then
  Mensagem Avisando
else
  close;

em todos os forms, no botão fechar, funciona, mas gostaria de centralizar a maioria dessas funções na unit.

Uso D7, ClientDataSet, Firebird. Ah outra coisa... nos meus forms existem apenas o DataSource, ligado no ClientDataSet no DataModule.

Facc

Facc

Responder

04/12/2006

Glecio

Vc já publicou a funcao na seção interface da Unit...?????

Responder

Gostei + 0

04/12/2006

Facc

Vc já publicou a funcao na seção interface da Unit...?????

Sim

Responder

Gostei + 0

04/12/2006

Glecio

Cara, naum tem como dar erro naum... Eu fiz um teste agora...

Coloca aí o código da unit no forum pra gente ver.... naum precisa mandar com todas as funções, se naum quiser...

Ex:

Unit uFuncoes;

Interface

Uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs, ComCtrls, Db;

Procedure FechaForm(Dts: TDataSource);

Implementation

Procedure FechaForm(Dts: TDataSource);
Begin
// ... //
End;

End;

Responder

Gostei + 0

04/12/2006

Facc

Cara, naum tem como dar erro naum... Eu fiz um teste agora... Coloca aí o código da unit no forum pra gente ver.... naum precisa mandar com todas as funções, se naum quiser... Ex: Unit uFuncoes; Interface Uses Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs, ComCtrls, Db; Procedure FechaForm(Dts: TDataSource); Implementation Procedure FechaForm(Dts: TDataSource); Begin // ... // End; End;

Meu Delphi está louco... deu o erro, mas se eu criar a procedure na mão (sem o CTRL+AL+C) o erro some...

Valeu pela ajuda

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar