Peço ajuda aos analistas (off topic)

25/02/2003

0

Bom dia a todos!!

Desculpem pela pergunta não ter nada a ver com o Delphi mas já procurei por tudo e não encontrei

Tenho que fazer um fluxograma de um sitema pára um cliente mas não achei em lugar nenhum isso

Como eu faço para declarar uma variavel em um fluxograma?

Desde já agradeço!


Kandrus

Kandrus

Responder

Posts

25/02/2003

Ildefonso

Olá, Kandrus.

Antes de mais nada: em um fluxograma não entramos em detalhes de declarações de variáveis!!!

Em casos extremos, podemos - usando a iconografia clássica - usar o ´retângulo´ para dizer que uma variável tem um valor determinado, um outro ´retângulo´ para explicitar uma outra operação e um ´losângulo´ para testar seu valor.

Mas, na verdade, um fluxograma está em um nível da abstração superior ao que poderíamos considerar atribuições e técnicas de operações. Normalmente, isto é tratado em um [u:38e1b1c28d]algorítimo[/u:38e1b1c28d], em ´portugol´.

Ainda não entendi por que você quer mostrar um fluxograma de tão baixo nível a um cliente. Isto pode não ser uma boa política, visto que você estará misturando com ele o campo das idéias e o campo das implementações.

Bom trabalho. 8)


Responder

25/02/2003

Kandrus

Concordo plenamente com vc mas faze o q o cara quer ver alguma coisa e disse q queria um fluxograma simples muito simples


Responder

25/02/2003

Laureano Pereira

Amigo,

eu acho que o teu cliente está te testando...

ele deve ter uma noção, muito pequena, de programação e quer saber se tu tens condições...

estou apenas imaginando...

monta um fluxograma bem caprichado, enche de detalhes...

creio que é isso.

Laureano


Responder

25/02/2003

Anonymous

Cara vc já ouviu falar em Diagrama de fluxo de dados(DFD), então, este diagrama é utilizado por nós analistas abstrairmos as informações levantadas na entrevesta com o cliente e mostrar pra ele se realmente é isso que ele quer, pois ele vai ter a chance de ver o escopo do sistema através do Diagrama de contexto que é o 1º diagrama que fazemos...

Espero ter ajudado!!!


Responder

25/02/2003

Aroldo Zanela

Olá, Kandrus. Antes de mais nada: em um fluxograma não entramos em detalhes de declarações de variáveis!!! Em casos extremos, podemos - usando a iconografia clássica - usar o ´retângulo´ para dizer que uma variável tem um valor determinado, um outro ´retângulo´ para explicitar uma outra operação e um ´losângulo´ para testar seu valor. Mas, na verdade, um fluxograma está em um nível da abstração superior ao que poderíamos considerar atribuições e técnicas de operações. Normalmente, isto é tratado em um [u:b2a16db9a1]algorítimo[/u:b2a16db9a1], em ´portugol´. Ainda não entendi por que você quer mostrar um fluxograma de tão baixo nível a um cliente. Isto pode não ser uma boa política, visto que você estará misturando com ele o campo das idéias e o campo das implementações. Bom trabalho. 8)


Só para firmar os conceitos:

Fluxograma - representação gráfica de algoritmos, ou seja, das instruções e/ou módulos do processamento, conhecido também como diagrama de blocos;

Descrição narrativa - expressa o algoritmo em linguagem natural, como por exemplo, as instruções de operação de um determinado eletrodoméstico, constantes do manual do operador;

Portugol (linguagem estruturada) - forma de escrever algoritmos que muito se assemelha a forma na qual os programas são escritos nas linguagens de programação (Pascal, Cobol, Basic, dBASE, etc...).

Respondendo:

Use o retângulo para representar atribuição de valores num fluxograma (variável, constante, etc).

Como não ficou claro que tipo de cliente/contratante e presumindo que não seja um terceirizador de mão de obra de TI, acho que você deve utilizar recursos mais modernos de engenharia de software.

Para não ficar esticando o OFF-TOPIC dentro do forum, sinta-se a vontade para me contatar em meu e-mail, se desejar ampliar a discussão.


Responder

26/02/2003

Kandrus

[quote:3f558c5d3d=´Laureano Pereira´]Amigo,

eu acho que o teu cliente está te testando...

ele deve ter uma noção, muito pequena, de programação e quer saber se tu tens condições...

estou apenas imaginando...

monta um fluxograma bem caprichado, enche de detalhes...

creio que é isso.

Laureano[/quote:3f558c5d3d]

Concordo plenamente ele ta querendo me testar pq ele já teve problemas com outros programadores antes tipo ele pagar o programa o cara prometer para um mes e ele recebeu o software quase um ano depois e ainda tava incompleto


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar