GARANTIR DESCONTO

Fórum pedido de venda (Produtos) #289441

25/07/2005

0

Bom Dia, alguém que já fez um pedido de venda, eu estou fazendo um grid no form do Pedido, e um botao Adicionar item , (Que abre outro Form) com um grid para selecionar o produto.

Quando o usuario clica 2 vezes, a janela fecha e aparece o produto no grid principal do cadastro do pedido.

Fica muito bonito o visual.

Mas a pergunta é a seguinte.
Vocês acham essa maneira legal (Correta) ?
Como vocês fazem ?

Obrigado.

Lynx

Lynx

Responder

26/07/2005

Objetivacreator

Caro amigo.

Acho que cada programador tem sua opnião, se vc achou que usando várias telas ficou bonito tudo bem, mas eu me preocupo em meus projetos, deixar o máximo de itens na tela, assim evitando que o usuário tenha que ficar clicando em várias telas.
È mais fácil e produtivo colocar todos os itens necessários em uma tela só. Se caso necedsiste de beleza, existem alguns componentes interessantes, como o JVCL 3000, gratuito e funciona muito bem no D7 e D2005.
Tenho alguns projetos que exigem vendas, então fiz um padrão e a utilizo em todos os projetos que desenvolvo, assim ganhando bastante tempo de criação.
Se quises discutir mais estou no objetivacreator@yahoo.com.br

Abraços.

Valnei

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Lynx

acho que entendi seu modo, você deixa o grid com todos os produtos e o usuário segura o control + o click do mouse no grid selecionando os produtos...

Certo ?

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Michelli88

[b:9adc357f89]Eu faço essa parte com o lookupcombobox e acho q fica legal!
:) [/b:9adc357f89]

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Lynx

Mas precisa da quantidade...
Estou pensando seriamente em colocar um edit em cima do grid, o usuario digita o codigo a quantidade bate um enter, e o item vai para o stringgrid...

Depois quando salva, eu faço um loop, e vou inserindo os itens na tabela de itens do pedido...

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Lynx

Vocês acham, que da maneira que citei, acima fica legal ? Ou é melhor deixar o usuário editar no grid.

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Lynx

Fiz dessa maneira.

Coloquei um edit com o código, a pessoa digita o código e quantidade, quando bate um enter o pedido vai para um StringGrid.

O Problema se digitar outro código igual precisa verificar se já tem, e somar na quantidade.

Creio eu que essa não é a maneira correta de se fazer.
Acho que da para fazer no grid direto.

Tem como adicionar somente os produtos que o usuario precisar no grid ?
Em um certo edit do grid ele clicar,e abrir um popup com a tabela de produtos, quando ele selecionar aparecer no grid, o nome do produto codigo, e valor na mesma linha.

E o usuário poder editar no grid somente a quantidade.

Obrigado.

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Michelli88

[color=green:e1e5885f77][b:e1e5885f77]Pelo que entendi voce ta fazendo a interface para o usuario digitar os itens do pedido... é isso?[/b:e1e5885f77]
[/color:e1e5885f77]
Coloquei um edit com o código, a pessoa digita o código e quantidade, quando bate um enter o pedido vai para um StringGrid.

[b:e1e5885f77]Voce pode colocar um campo lookup para a pessoa escolher o produto pelo nome.. daí ele preenche o campo código sozinho, o codigo entao, pode ficar ReadOnly.[/b:e1e5885f77]

O Problema se digitar outro código igual precisa verificar se já tem
[b:e1e5885f77]
Para verificar se ja existe esse produto no pedido.. é isso? No evento Before post voce compara..[/b:e1e5885f77]

somar na quantidade.

[b:e1e5885f77]Tambem dá pra fazer via SQL![/b:e1e5885f77]
SELECT SUM(ITENS_QUANTIDADE) FROM ITENS WHERE ITENS_CODIGO=:PARAMETRO

[b:e1e5885f77]Daí vc passa o codigo do item que esta trabalhando no momento.[/b:e1e5885f77]

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Michelli88

[color=green:ead62ea1e7][b:ead62ea1e7]Pelo que entendi voce ta fazendo a interface para o usuario digitar os itens do pedido... é isso?[/b:ead62ea1e7] [/color:ead62ea1e7][quote:ead62ea1e7] Coloquei um edit com o código, a pessoa digita o código e quantidade, quando bate um enter o pedido vai para um StringGrid.

[b:ead62ea1e7]Voce pode colocar um campo lookup para a pessoa escolher o produto pelo nome.. daí ele preenche o campo código sozinho, o codigo entao, pode ficar ReadOnly.[/b:ead62ea1e7]
[/quote:ead62ea1e7]

[b:ead62ea1e7]Isso, no dbGrid...[/b:ead62ea1e7]

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Lynx

isso tudo no grid ?
Tem como o usuario n precisar fazer nada, no proprio grid ele colocar o código e achar...

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Lynx

o problema que no grid, pode acontecer muitos erros...
E vai precisar aparecer todos os produtos no grid...

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Lynx

Outro problema é que o dbexpress é meio chatinho para mexer com o grid.

O Ideal era fazer abrir um popup no grid, com o nome dos produtos... Mas sem mostrar tudo no grid.

Só aparecer uma linha no grid clica no campo, aparece um popup no grid, seleciona o produto.

Quando selecionar o produto o grid acrescenta outra linha para escolher outro produto.

Mas eu não sei fazer isso com o dbexpress.

Mesmo assim Obrigado

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Michelli88

Entao, é exatamente isso q o campo lookup faz!
Voce vai criar esse campo na query que vc ta puxando os dados para o grid, entao...
Duplo clique na query, dai Clica com botao direito e New field...

Lá vc vai setar a query q ta o nome dos produtos, e ligar o cod_item_produto com cod_produto.. e por ultimo, vc escolhe o nome_produto.. que eh para vc mostrar...

Entendeu? Eh facil fazer, dai, criado esse campo, vc soh vai ligar com o campo da grid...

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Lynx

sim, eu utilizo isso para trabalhar com ID...
Sempre crio um campo lookup para pegar o nome...

O Problema é que vai mostrar todos os produtos no GRID.
eu gostaria de fazer para o cliente clicar em um campo do grid e escolher o produto que ele quer, no proprio grid.

Voce tem algum exemplo disso ?
obrigado

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Lynx

eu nunca trabalhei editando direto do grid, onde eu trabalhava faziam um form separado mostrando todos os produtos, quando clicava no form, ele fechava e o item passava para um stringgrid na tela do Pedido.

Outra forma que faziam era com um campo em cima do grid, que digitava o código e a quantidade, e o item era inserido no stringgrid.

Se você tiver algum exemplo de como trabalhar com grid dessa forma eu ficaria muito agradecido.

Porque no meu ponto de vista só consigo fazer assim, quando entrar na tela do pedido, aparecer todos os produtos e selecionar com control + o click do mouse o produto.

Mas sei que assim não é o certo.
O Certo seria, o grid ficar vaziu, e o usuário clicar nele escolher o primeiro produto.

Como não sei trabalhar dessa maneira,por falta de conhecimento mesmo, mas tenho vontade de aprender , (Acho que é até mais prático e fácil), estou procurando algum exemplo na internet.

Mesmo assim muito Obrigado.

Responder

Gostei + 0

27/07/2005

Michelli88

eu nunca trabalhei editando direto do grid, onde eu trabalhava faziam um form separado mostrando todos os produtos, quando clicava no form, ele fechava e o item passava para um stringgrid na tela do Pedido. Outra forma que faziam era com um campo em cima do grid, que digitava o código e a quantidade, e o item era inserido no stringgrid. Se você tiver algum exemplo de como trabalhar com grid dessa forma eu ficaria muito agradecido. Porque no meu ponto de vista só consigo fazer assim, quando entrar na tela do pedido, aparecer todos os produtos e selecionar com control + o click do mouse o produto. Mas sei que assim não é o certo. O Certo seria, o grid ficar vaziu, e o usuário clicar nele escolher o primeiro produto. Como não sei trabalhar dessa maneira,por falta de conhecimento mesmo, mas tenho vontade de aprender , (Acho que é até mais prático e fácil), estou procurando algum exemplo na internet. Mesmo assim muito Obrigado.

O Problema é que vai mostrar todos os produtos no GRID.

O problema de mostrar todos no grid, é pq ta faltando alguma coisa no SQL.

Se na Query do grid voce colocar assim:
SELECT * FROM TABELA_ITENS
WHERE 
  ITENS_CODIGO_VENDA=:CODIGO_VENDA

Ele soh vai mostrar os produtos, ou melhor, os itens daquele pedido e nada mais.

Outra forma que faziam era com um campo em cima do grid, que digitava o código e a quantidade, e o item era inserido no stringgrid.

Olha, eu ja fiz assim. Mas, coloquei um lookupComboBox, que aí o usuario escolhe pelo nome.
:?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar