Fórum Pelo Delphi, Consultar Firebird na Web #406661
16/08/2011
Olá pessoal, tudo bom? Espero que sim.
Nunca usei nenhum acesso do Delphi na web, é a primeira tentativa. O que eu quero fazer é relativamente simples. Uma checagem de versão. Coloco no meu site a versão do programa e pelo delphi consulto se é a atual ou se tem update. Eu achei na net como fazer essa checagem usando um arquivo ini no site, mas teria como por exemplo eu criar um campo no bd (firebird) do site com a versão e pelo delphi fazer uma consulta nesse bd pra chegar a versão?
Allan Elias Ramos
Geversom Sousa
Sim é possivel criar um banco de dados na web e realizar o que vc deseja.
Recomendo que vc não utileze o Firebird para essa finalidade, e sim o MYSQL, que já é fornecido gratuitamente pela grande maioria dos serviços de hospedagem.
A Conexão é simples de configurar.
Se tiver mais dúvidas, poste novamente.
Geversom, boa noite.
Realmente, acabei criando o banco de dados em MySql, que eu já conhecia e ficou mais fácil pra eu trabalhar com ele na web, pois já tinha alguns scripts prontos pra ele. Mas como eu poderia começar esse acesso ao banco de dados MySql pelo Delphi? Que componente usar?
Valeu.
Allan Elias Ramos
Opa, só pra concluir o post. Consegui fazer. Na verdade o que dava erro era na LibMySql.dll.
Fiz a conexao usando o SQLConnection mesmo e setei o host como o endereço da hospedagem. Mas como meu windows é o 7 64bits, tive de botar a dll na pasta SysWOW64. Aí funcionou. Ficou parecendo que a base de dados estava no meu pc, consegui comparar dados e tudo.
Valeu pela ajuda, abraços.