Fórum Pequeno Sistema em VBA para VB.NET #2210
26/01/2009
Olá,
Entrei em contato com o atendimento Online antes de assinar a consultoria, e o mesmo me informou que a consultoria poderia me auxiliar.
Reumindo, eh tipo assim, fiz um pequeno sistema no excel com formulários e VBA que faz uma conta simples em relação a X e Y. Entao o usuario digita o X, e Y, e o porgrama calcula quem esta maos proximo e exibe o resultado ao usuário.
O problema eh que se eu disponibilizar isso para meus membros, cadam um terá a sua base dados, já que o excel eh um arquivo e fica na máquina local de cada um.
O ideal seria faze-lo em .NET para que fique num banco de dados, assim a base seria única.
Gostaria de saber tambem como posso fazer esses sistema para que eles instalem na sua maquina, e sempre que haja uma atualização o porgrama ja baixar automaticamente. E gostaria de colocar uma senha no programa tamb´me.
Isso eh simples nao eh ?? Conseguiu entender ?
Posts
Olá Felipe, os usuários ficam na mesma rede?
Se for Web, os usuários podem acessar de qualquer lugar, e quanto ao banco ser centralizado tanto Web quanto Windows não tem problema nenhum, a única restrição é o aprendizado que você terá para construir o sistema, mas se você está disposto está no lugar certo, na DevMedia existem vários cursos que podem orientar o seu caminho.
Espero ter ajudado.
Fabio Galante Mans
========================================================================
Olá, Entrei em contato com o atendimento Online antes de assinar a consultoria, e o mesmo me informou que a consultoria poderia me auxiliar. Reumindo, eh tipo assim, fiz um pequeno sistema no excel com formulários e VBA que faz uma conta simples em relação a X e Y. Entao o usuario digita o X, e Y, e o porgrama calcula quem esta maos proximo e exibe o resultado ao usuário. O problema eh que se eu disponibilizar isso para meus membros, cadam um terá a sua base dados, já que o excel eh um arquivo e fica na máquina local de cada um. O ideal seria faze-lo em .NET para que fique num banco de dados, assim a base seria única. Gostaria de saber tambem como posso fazer esses sistema para que eles instalem na sua maquina, e sempre que haja uma atualização o porgrama ja baixar automaticamente. E gostaria de colocar uma senha no programa tamb´me. Isso eh simples nao eh ?? Conseguiu entender ?
Então será via WEB. Vou postar o vídeo do programinha no excel pra vc ter uma idéia. Tem como eu mandar o xls pra vc abrir aí na sua maquina ?
Você pode mandar via Disco Virtual.
Entao .. coloquei no meu Disco virtual. Tem como vc abrir ele aí so pra vc entender.
caso queria ver o VBA, a senha eh: vallias
caso queira desbloquer as planilhas a senha eh: WarMachine666
Felipe,
vc pode postar videos através do botão "responder chamado com vídeo". Sugiro que vc só utilize o seu disco virtual para postar arquivos como, por exemplo, o código-fonte da sua aplicação.
Caso não saiba utilizar, temos videos explicativos sobre essas ferramentas:
Postar um chamado com video:
https://www.devmedia.com.br/marcadores/abrir_chamado_video/video%20como%20abrir%20chamado%20com%20video.htmComo usar o disco virtual:
https://www.devmedia.com.br/imagens/videos/4/Video%20disco%20virtual.htmLembrando que o consultor do seu chamado não tem acesso ao seu disco virtual, por isso, vc deve copiar o link do arquivo dentro do disco virtual e postar para o consultor, para que o mesmo possa fazer o download.
Nao sei se funcionou ?? Funcinou ???
[#VIDEO-70#]
Não você tem que colocar o arquivo no Disco Virtual
Só um detalhe, não vai adiantar eu ver sua planilha, o sistema terá que ser desenvolvido do mesmo jeito.
Minha dica é você baixar o Visual Basic Express
http://www.microsoft.com/eXPress/download/
E fazer os cursos abaixo.
Introdução ao ASP.NET
https://www.devmedia.com.br/cursos/listcurso.asp?curso=66
Curso de VB.NET
https://www.devmedia.com.br/cursos/listcurso.asp?curso=80
Introdução ao .NET Framework
https://www.devmedia.com.br/cursos/listcurso.asp?curso=82
Claro que eu posso orientar no que você precisar.
Fabio
Ja tenho instaldo o Vb 2008 Express. Tenho também o Sql Server 2005 Express + Stduio Mangment
Bom ... Então ... vou fazer os formulários .. e vamos caminhando aos poucos correto ?
Eu vi sua planilha, o melhor é você fazer Web para disponibilizar para todos os jogadores.
Será ... pq tenho uma experienia muito grande com ASP, mas nunca fiz nada em .NET
eu consigo fazer esses sitema em ASP, em minutos.
Pq nao fazê-lo em formato de programa mesmo ??? .EXE ?
Pq minha ideia era fazer um EXE, que os usuariso instalaram em suas maqunas. Funcinando da mesma forma que um site em .NET
ow nao ?
Existem dois tipos de aplicações .NET
Windows e Web
Você pode fazer Windows mas todos os usuários devem instalar o Framework na máquina,
Web é mais fácil para distribuir, você abre no Browser e pronto.
Como você já tem experiência em ASP seu aprendizado não será longo.
Fabio
======================================
Será ... pq tenho uma experienia muito grande com ASP, mas nunca fiz nada em .NET
eu consigo fazer esses sitema em ASP, em minutos.
Pq nao fazê-lo em formato de programa mesmo ??? .EXE ?
Pq minha ideia era fazer um EXE, que os usuariso instalaram em suas maqunas. Funcinando da mesma forma que um site em .NET
ow nao ?
Entendi,
Entao acho que vou fazre das duas formas assim aprendo as 2.
Mas prefiro no primeiro instante fazer em Windows mesmo. Pois trabalho com desenvolvimento, e fazendo esse sistema que parece ser simples, ele abrirá um leke de novas opções para mim.
Começarei o projeto no VB. Tem alguma opção que deveria marcar antes de começar ??? Ow nao ??/ essas opções só sao setadas no momento da publicação ?
So mais umpergunta. Ao instalar na maquina de alguem, e se alguem nao tiver o FrameWork, ele será instalado automaticamente pela propria apalicação ?:
Felipe veja os artigos abaixo.
Eles falam sobre ClickOnce, uma forma de você fazer sua aplicação Windows e distribuir via Web.
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=2895&hl=*clickonce*
http://www.macoratti.net/net2_cko.htm
O importante neste momento é você começar a entender os principios do desenvolvimento .NET.
================================================
Entendi,
Entao acho que vou fazre das duas formas assim aprendo as 2.
Mas prefiro no primeiro instante fazer em Windows mesmo. Pois trabalho com desenvolvimento, e fazendo esse sistema que parece ser simples, ele abrirá um leke de novas opções para mim.
Começarei o projeto no VB. Tem alguma opção que deveria marcar antes de começar ??? Ow nao ??/ essas opções só sao setadas no momento da publicação ?
So mais umpergunta. Ao instalar na maquina de alguem, e se alguem nao tiver o FrameWork, ele será instalado automaticamente pela propria apalicação ?: