Fórum Percorrer o dbgrig em busca de caracteres especiais? #301151
28/10/2005
0
Ola pessoal, gostaria de saber se tem jeito de ao dar um clique num botao percorrer todo o campo do dbgrid e substituir caracteres especiais e acentos por letras normais.
Tenho duas funçoes que uso para nao incluir caracteres especiais tipo !@#$ e outra que nao deixa incluir acentuaçao tipo áçÉ, mais uso somente nos edits, como ja peguei uma tabela preenchida tem muitos caracteres especiais e preciso altera-los, gostaria de fazer isso tudo de uma vez em vez de percorrer os milhares de dados a procura deles.
Sera que posso chamar minhas funcoes para percorer a coluna ou o campo do dbgrid?
Se tem como alguem sabe como posso chamar a funçao?
No edit chamo elas assim no events onexit
edit1.text := ract(edit1.text);
EDIT1.TEXT := SEMCHAR(EDIT1.TEXT);
Agradeço a quem puder me ajudar
Obrigado
Adriano
Tenho duas funçoes que uso para nao incluir caracteres especiais tipo !@#$ e outra que nao deixa incluir acentuaçao tipo áçÉ, mais uso somente nos edits, como ja peguei uma tabela preenchida tem muitos caracteres especiais e preciso altera-los, gostaria de fazer isso tudo de uma vez em vez de percorrer os milhares de dados a procura deles.
Sera que posso chamar minhas funcoes para percorer a coluna ou o campo do dbgrid?
Se tem como alguem sabe como posso chamar a funçao?
No edit chamo elas assim no events onexit
edit1.text := ract(edit1.text);
EDIT1.TEXT := SEMCHAR(EDIT1.TEXT);
Agradeço a quem puder me ajudar
Obrigado
Adriano
Adriano_servitec
Curtir tópico
+ 0
Responder
Firekiller
Use assim, no OnClick de um botão coloque assim:
with DBGrid1.Datasource.Dataset do begin
first;
While not eof do begin
Edit;
FieldByName(´NomeDoCampo´).AsString := SEMCHAR(ract(FieldByName(´NomeDoCampo´).AsString));
Post;
Next;
End;
End;
Ou use no OnClose do Form.
with DBGrid1.Datasource.Dataset do begin
first;
While not eof do begin
Edit;
FieldByName(´NomeDoCampo´).AsString := SEMCHAR(ract(FieldByName(´NomeDoCampo´).AsString));
Post;
Next;
End;
End;
Ou use no OnClose do Form.
Responder
Gostei + 0
31/10/2005
Adriano_servitec
Ola amigo, assim ele percorre a tabela toda em busca de erros e caracteres especiais, mais ta dando um problema esta substituindo todos os dados pelo primeiro nome que ta na tabela, sera que tem algum problema na minha funçao?
Obrigado pela ajuda amigo
Obrigado pela ajuda amigo
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)