Perda de banco - até que pto Interbase é seguro??????

18/02/2003

0

Nos ultimos 4 meses perdemos vários bancos, simplesmente dá mensagem internal error gds e mais alguma coisa e dai ele nao valida e quando valida nao tem dado algum nas tabelas, porem o tamanho do banco está intacto (ex. 20MB), nao sou o programador, sou o prop da empresa, mas acho que ou o IB não está confiavel ou não estamos sabendo lidar com ele, pq do jeito que estou vendo os velhos DBF eram mais seguros (em 12 anos perdemos 4 vezes os dados), por favor me ajudem !!!!


Anonymous

Anonymous

Responder

Posts

19/02/2003

Anonymous

Tenho Bancos com ate 50 megas e NUNCA tive problemas com elas...
Tente fazer backup e restaurar em seguida pra ver se o erro nao volta a acontecer...

Lhe digo uma coisa o IB é bem seguro... Mas ele nao faz milagres... Sua Rede tem q estar funcionando perfeitamente (ja vi casos onde se mandava gravar um registro em uma estacao e o registro nao era localizado no servidor.... O problema era a distancia entre os micros que usavam um cabo de mais de 50 metros para a rede- par trancado- Coloquei um Hub no meio e funcionou perfeitamente....)
O Nobreak ta funcionando ?? O q ??? Não tem Nobreak ??? Seus dados entao nao lhe são tão caros assim... Tem gente q acha q 300 reais em um nobreak é jogar dinheiro fora.... Tao ficando malucos ou NUNCA digitaram anos de movimentos por conta de um pique de energia...

E o melhor e mais importante de tudo : BACKUP... Um usuario q nao faz backup é um usuario q vai digitar novamente TUDO q fez..... A lei de Murphy ta ai pra provar q isto é verdade..... Backup sempre e incondicionalmente.... E se possivel em midias diferentes e guardadas LONGE da empresa ( na casa de um diretor por exemplo... Mas cuidado com quem vai levar suas informacoes pra brincar a noite toda... )...

Sou meio paranoico nisso... Em empresas q trabalhei fazia backup 2 vezes por dia e guardava em maquinas diferentes e ainda copiava para jogos de CDs diferentes e levava uma copia comigo quando ia embora...
Se pegasse fogo ou caisse um raio na empresa durante a noite, era somente instalar o Servidor em outra maquina e tudo funcionava beleza.... Os usuarios so iam notar o problema pelo tempo parados sem conectar no Servidor.....

Um Abraço
Werlon Goulart


Responder

20/02/2003

Vinibarr

Algumas coisas eu aprendi convivendo com o interbas e agora com o Firebird:

1) mantenha transações abertas o mínimo possível; transações gigantes consomem muita memória e se houver um ´crash´ do hardware pode corromper o banco. Não edite os dados diretamente em DBGRID; não é o procedimento mais adequado para bancos de dados ´client-server´.
2) quanto menor a transação, menos risco para o banco em caso de crash; já fiz o seguinte teste: fechei todas as aplicações ( e transações por consequencia) e tirei o servidor da tomada, e nenhum problema aconteceu.
3) tenho bancos de dados com 250mb, 36 micros bem ruins como estação de trabalho, mas uso servidor de rede Linux, dedicado, com no-break.
4) tenho um cliente com banco de dados de 70mb que usa um celeron 300 com 32mb de ram com conectiva 8.0 e o bicho não cai (mas tem no-break).
5) passe logo para Firebird.
6) conforme nosso colega mencionou, seja paranoico com becape; o interbase / firebird permite fazer becape via gbak, que pode ser agendado no agendador de tarefas do windows ou cron no caso do Linux; mesmo que seja no próprio HD em primeira instância, já é uma salvaguarda.

Qual é o sistema operacional do seu servidor ? será uma rede ponto a ponto com windows 98 ??? verifique o arquivo interbase.log e veja se existem referencias à inicialização do interbase, o que pode indicar que o servidor foi desligado ou resetado.

[]´s


Responder

25/02/2003

Anonymous

:)

Olá pessoal, sou novato em IB, mas possuo uma cópia do firebird 1.02... em minha mqn, rodando uma pqn aplicação apenas para testes, pois logo logo, vou começar a desenvolver com o FB. A questão é a seguinte, como pude ver, vcs já usam o IB/Fb a um bom tempo. E minha dúvida é a seguinte:
Se eu tiver um servidor linux, rodando o samba, eu posso instalar neste servidor o FB for windows ou ainda, poderia apenas guardar neste servidor o arq .gdb e instalar o FB em uma outra mqn que seja windows?

Obrigado pela atenção

Alessandro


Responder

25/02/2003

Vinibarr

Não é preciso SAMBA para rodar o Firebird; este fantástico banco de dados trabalha com TCP/IP puro. O que vc precisa é:

1) se estiver usando RedHat ou Conectiva, baixe o Firebird*.rpm; este RPM é que vc instala no Linux

2) Nas estações windows, eu recomendo que vc instale o firebird ´for windows´ apenas para que a DLL de acesso ´client´ seja instalada adequadamente.

Para conectar à um banco no linux, vc informa o IP do servidor Linux, diretório e nome do banco de dados.

exemplo: 192.168.1.1:/home/aplic/dados/base.gdb

O SAMBA serve para compartilhar disco do Linux com windows, como se fosse um ´novelzão´ da vida, mas não tem relação com o Firebird não.

[]´s


Responder

25/02/2003

Anonymous

:D

Então quer dizer, q posso desenvolver uma aplicação em delphi, rodando em estações windows e acessando o FB, q está instalado em um servidor linux, sem o samba. Apenas instalando no linux o fb p/ linux e nas estações windows o fb/ windows, dar o endereço do arq.gdb que está no servidor linux e tudo ok?

Se for mesmo assim, não vale apena, gastar dinheiro com um servidor nt ou novell, se o linux é mais em conta e o fb é de gratis. Não é mesmo?

Existe alguma ferramenta como o ibconsole ou ibexpert para o fb for linux?

Obrigado


Responder

25/02/2003

Vinibarr

Vc acertou em todas as afirmações, vc está pegando o espírito da coisa; cada vez que vc se aprofundar mais, vc vai descobrir coisas muito interessantes a respeito do firebird.

No site http://www.comunidade-firebird.org/ procure nos links de downloads sobre o IBExpert Personal, que é grátis e permite que, a partir de estações windows, vc gerencie completamente seus bancos de dados no Linux.

Um único aspecto em que o samba poderia ser util é o seguinte:
1) vc programa no CRON do Linux para que ele faça becapes do seu arquivo GDB, gerando o arquivo de becape com extensão GBK, copiando este arquivo para uma pasta compartilhada pelo Samba.
2) alguma estação Windows poderia ter permissão para esta pasta, e assim copiar o GBK para seu HD Windows local, para que vc tenha becape em 2 HD´s diferentes, em duas máquinas diferentes na rede.


A boa notícia vc já antecipou: nossos clientes podem economizar na licença do NOVELL ou do NT, e com a economia, pagar a gente um pouquinho melhor ! E o Firebird no Linux é um foquete mesmo !

[]´s


Responder

25/02/2003

Anonymous

Value Vinicius, estas dicas forma muito proveitosas...


Alessandro

:D :D


Responder

25/02/2003

Anonymous

Olá,

Já tive alguns problemas com o Interbase e a melhor maneira é o Backup, mesmo assim sou apaixonado com o banco pois tenho um banco com 800MB e 300 usuários simultaneos por dia. Por isso que o seu problema deve ser outra coisa sem ser o banco, a dica dos colegas são importantíssimas.

Um Abraço
King,


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar