Fórum Perfil do novo programador #409201

09/11/2011

0

Ja que é para bater papo .....

Estava em uma roda de amigos discutindo o perfil do programador de ontem e o programador de hoje.

Quando comecei a programar,
um bom programador tinha que saber:Logica, uma Linguagem de Programacao.
um programador que colocava o programa em memoria residente, então era o CARA.

Hoje
um bom programador tem que saber : Logica, Orientacao Objeto, HTML, JavaScript, CSS, uma Linguagem de Programacao.
um programdor um pouco melhor, acrescenta tudo o que o bom programador sabe, mais configuracao de servidor web (Apache,ISS) (linux, windows).

Alguem acrescenta mais competencias para o programador atual ?
Tone Costa.

Tone Costa.

Responder

30/01/2012

Joni Nunes

Nesse caso, não diria bem um programador, mas sim uma pessoa da área de TI, ai sim, precisa no mínimo conhecer conceitualmente, banco de dados, linguagens de desenvolvimento de software, redes de computadores, gerenciamento de projetos e equipes.

Perfil para programador do mundo moderno, eu considero um bom programador, inclusive se tiver algum ai, estou contratando, aquele que:

1 - É responsável;

2 - Intusiasta da área, ou seja tem que gostar;

3 - Se passar uma dada regra de negócio para transpor em uma tela da aplicação, ele irá desenvolver, testar, retestar, acrescentar melhorias (validações, possíveis situações que não foram pensadas, na primeira análise), documentar, e somente depois enviar para inspeção de código, e caso seja reprovada na inspeção de código, venha bater boca sobre os motivos, para somente depois enviar as alterações para o departamento de testes de software;

4 - Conhecer banco de dados relacionais, ou melhor o banco não, e sim relações matemáticas, com isso ele saberá propor inclusive melhor modelagem, bem como executa-la;

5 - Ser a pessoa, que diz o que e como fazer, e não fique esperando alguém dar a direção;

Eu acho que esses são os pontos principais para um bom profissional em nossa área, a linguagem, ferramentas, o sistema gerenciador de banco de dados e os padrões de desenvolvimento adotados pela empresa, estes são facilmente ensinados, e principalmente assimilados para profissionais desse QUILATE.

Abraço
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar