Performance - ClientDataSet Query UpdateSQL

22/01/2006

0

Estou precisando de um esclarecimento...

Gostaria de obter informações sobre performance de uma query ligada um clietdataset.

Estou usando uma query conectada a um datasetprovider que por sua vez está conectada a um clientdataset, a propriedade RequestLive da query está definida como true, diz-se que com esta propriedade setada dessa forma perde-se em performance.

Baseado nisso gostaria de saber se usando um updatesql ligado a essa query (permitindo que coloque o RequestLive como false) ligado ao provider e por ultimo ligado ao clietdaset, eu ganharia mais em performance? ou a performance permaneceria a mesma visto que estou usando clientdataset que por sí só já possui uma performance melhor?

Agradeço a cooperação


Gardel

Gardel

Responder

Posts

22/01/2006

Vinicius2k

Colega,

Na verdade, não creio que você necessite de setar RequestLive para True. Você já tentou sem? O set feito por você é exclusivamente para que a Query seja atualizável?

Se sim, até aonde eu sei, isto não é necessário quando se utiliza Midas (TDataSetProvider + TClientDataSet). Digo ´até aonde eu sei´ porque nunca trabalhei com BDE + Midas. Como você não mencionou a camada de acesso, apenas o RequestLive, suponho que seja BDE.

Se não, seria bom você dar mais detalhes sobre como está trabalhando os dados, o porque do RequestLive := True, para que tentemos lhe ajudar a melhorar a performance.


Responder

23/01/2006

Gardel

Para a conexão estou usando zeos...

Ligo a zconnection com uma zquery o provider na zquery e o clientdataset no provider... até ai tudo certo...

Mas se deixo requestlive como false a seguinte mensagem de erro é apresentada:

ZQuery1: Cannot modify a read-only dataset.

Se seto RequestLive para true ele faz tudo certinho...

Mas até onde sei, quem trata diretamente de atualizações, inserções e exclusões é provider, ele trata direto com o bd, nesse caso a query só funciona como um provedor para que o clientdataset saiba que campos usar, isso é estranho parece que a query é quem ta tratando com o bd, pq para necessitar de requestlive ela precisa atualizar dados no bd...

Me corrijam se eu estiver errado...
Preciso de ajuda.

Agradeço desde já


Responder

23/01/2006

Vinicius2k

Colega

Até a última versão estável da Zeos (6.1.5-stable) ela não dava suporte à Midas. Inclusive isto é mencionado pelos autores no ´KnowBugs´.

Não sei qual versão você está utilizando, se for até a 6.1.5-stable a razão do erro é essa. Se for mais nova (6.5.1-alpha), e ela já oferecer suporte, *deve* ser um bug.

Suas considerações sobre a Midas estão corretas. A Query é um mero ´coadjuvante´.

T+


Responder

24/01/2006

Gardel

Realmente observei o q vc disse...

Estou usando a 6.5.1-stable, dei uma olhada nos bugs conhecidos e realmente está lá, fui dar uma olhada no site do zeos, achei que ta muito bugado mesmo essa versão alpha, até pq é ainda é alpha né :D...

Nesse caso tenho que ver uma outra alternativa de conexão, o que vc recomenda, preciso de algo free e que me de garantias futuras que eu vo ter conexão, por exemplo não gostaria de investir em ibx pq não tenho garantia que essa biblioteca vai ser compativel com o firebird 2.0 por exemplo, exatamente por isso optei por zeos...

Se vc tiver alguma sugestão, por favor me informe...

Agradeço muito a sua ajuda...


Responder

24/01/2006

Vinicius2k

Garantia de compatibilidade é bem complicado...

O método de conexão mais seguro quanto a isto é ADO+ODBC.
Isto porque os times de desenvolvimento de todos os SGBDs sempre desenvolvem um driver ODBC,com certeza, compatível com a versão atual do SGBD.

T+


Responder

25/01/2006

Gardel

Ok, entendi

Mas qdo se usa odbc num se perde em performance?
Essa perda é muito grande?

Porque caso a performance seja muito prejudica, estou cogitando a possibilidade de usar ibx mesmo.

Agradeço,

Até mais


Responder

25/01/2006

Thomaz_prg

Olá...
Realmente, utilizando-se ODBC perde-se em performance para os componentes nativos. Porém essa perda não é muito grande não.
Se seu sistema for bem elaborado, você praticamente não notará a diferença.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar