[PHP] Como receber um e-mail ocultando um texto e campo de um form caso ele não seja preenchido

13/02/2020

0

Boa tarde amigos. Sou iniciante em php e já procurei em diversos lugares mas não encontrei a informação.



Criei um formulário de contato em PHP, porém, minha necessidade é: Caso o cliente não preencha um campo que contém uma pergunta, essa pergunta não pode ser enviada para o e-mail.



Exemplo do meu arquivo envia-e-mail.php: 



$mensagem.='<b>Preencha seu número do Whatsapp para receber promoções ou caso queira um retorno da nossa equipe (não é obrigatório)</b><br><br> '.$telefone.'<br><br><br>';




Do jeito que está, mesmo que a pessoa não preencha nada, essa pergunta está chegando no e-mail, e o que eu quero é que ela não chegue no e-mail se não for preenchida.



Espero que eu tenha conseguido explicar a minha necessidade. Muito obrigado desde já à todos.
Fabio

Fabio

Responder

Post mais votado

14/02/2020

Olá amigo, tudo bem?

Basta você utilizar um IF para testar se a variavel tem valor:
<?php
    if($telefone != ""){
        $mensagem.="<b>Preencha seu número do Whatsapp para receber promoções ou caso queira um retorno da nossa equipe (não é obrigatório)</b><br><br> ".$telefone."<br><br><br>";
    }
?>


Espero ter ajudado. :D


Meu amigo, deu certo. O código que você me passou estava perfeito. Eu só não estava colocando o fechamento da chave, que é esse: }

Te agradeço demais pela ajuda, pretendo poder colaborar no futuro com outras pessoas também. Muito obrigado mais uma vez. :)

Fabio

Fabio
Responder

Mais Posts

13/02/2020

Alex William

Olá amigo, tudo bem?

Basta você utilizar um IF para testar se a variavel tem valor:
<?php
    if($telefone != ""){
        $mensagem.="<b>Preencha seu número do Whatsapp para receber promoções ou caso queira um retorno da nossa equipe (não é obrigatório)</b><br><br> ".$telefone."<br><br><br>";
    }
?>


Espero ter ajudado. :D
Responder

13/02/2020

Fabio

Olá amigo, tudo bem?

Basta você utilizar um IF para testar se a variavel tem valor:
<?php
    if($telefone != ""){
        $mensagem.="<b>Preencha seu número do Whatsapp para receber promoções ou caso queira um retorno da nossa equipe (não é obrigatório)</b><br><br> ".$telefone."<br><br><br>";
    }
?>


Espero ter ajudado. :D


Amigo, agradeço muito a sua ajuda. Tentei de várias formas mas não consegui fazer funcionar. Vou mandar um exemplo do código, e você pode me dizer onde devo colocar exatamente? Desculpe minha ignorancia.

Segue o código:
<?php
    $nome=$_POST['nome'];
    $telefone=$_POST['telefone'];
    $email=$_POST['email'];
    $radio=$_POST['novidades'];
    $date=date("d/m/Y");
    $msg=$_POST['mensagem'];
    $mensagem= 'Esta mensagem foi enviada através do formulário<br><br>';
    $mensagem.='<b>Nome: </b>'.$nome.'<br>';
    $mensagem.='<b>Telefone:</b> '.$telefone.'<br>';
	
    $mensagem.='<b>Preencha seu número do Whatsapp para receber promoções ou caso queira um retorno da nossa equipe (não é obrigatório)</b> '.$email.'<br>';
    
	$mensagem.='<b>Deseja receber novidades:</b> '.$radio.'<br>';
    $mensagem.='<b>Data de envio:</b> '.$date.'<br>';
    $mensagem.='<b>Mensagem:</b><br> '.$msg;
    require("phpmailer/src/PHPMailer.php");
    require("phpmailer/src/SMTP.php");
    require ("phpmailer/src/Exception.php");
 
$mail = new PHPMailer\\PHPMailer\\PHPMailer();
    $mail->isSMTP(); // Não modifique
    $mail->Host       = 'servidor.com.br';  // SEU HOST (HOSPEDAGEM) na hostgator, confira no link: https://suporte.hostgator.com.br/hc/pt-br/articles/115000388034-Configurações-POP3-ou-IMAP-com-SSL
    $mail->SMTPAuth   = true;                        // Manter em true
    $mail->Username   = 'contato@seudominio.com.br';   //SEU USUÁRIO DE EMAIL
    $mail->Password   = 'teste';                   //SUA SENHA DO EMAIL SMTP password
    $mail->SMTPSecure = 'ssl';    //TLS OU SSL-VERIFICAR COM A HOSPEDAGEM
    $mail->Port       = 465;     //TCP PORT, VERIFICAR COM A HOSPEDAGEM
    $mail->CharSet = 'UTF-8';    //DEFINE O CHARSET UTILIZADO
    
    //Recipients
    $mail->setFrom('contato@seuemail.com.br', 'site.com.br');  //DEVE SER O MESMO EMAIL DO USERNAME
    $mail->addAddress('seuemail@gmail.com');     // QUAL EMAIL RECEBERÁ A MENSAGEM!
    $mail->addReplyTo($email, $nome);  //AQUI SERA O EMAIL PARA O QUAL SERA RESPONDIDO                  
    // $mail->addCC('cc@example.com'); //ADICIONANDO CC
    // $mail->addBCC('bcc@example.com'); //ADICIONANDO BCC
 
    // Attachments
    // $mail->addAttachment('/var/tmp/file.tar.gz');         // Add attachments
    // $mail->addAttachment('/tmp/image.jpg', 'new.jpg');    // Optional name
 
    // Content
    $mail->isHTML(true);                                  // Set email format to HTML
    $mail->Subject = ' - Teste'; //ASSUNTO
    $mail->Body    = $mensagem;  //CORPO DA MENSAGEM
    $mail->AltBody = $mensagem;  //CORPO DA MENSAGEM EM FORMA ALT
 
    // $mail->send();
    if(!$mail->Send()) {
        echo "<script>alert('Erro ao enviar o E-Mail');window.location.assign('index.php');</script>";
     }else{
        echo "<script>alert('E-Mail enviado com sucesso!');window.location.assign('index.php');</script>";
     }
     die
?>



Muito obrigado mais um vez.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar