PHP e Firebird

06/08/2015

0

Estou tentando obter conexão com o firebird usando php mas ta dificil de obter resultado

uso windows server 2008 64 bits
Firebird 2.1 32 bits

e pacote wamp
com php 5.5.12
apache 2.4.9
MySql 5.6.17

sempre que inicio o wamp tenho os seguintes erros no log de erro do php

[06-Aug-2015 19:14:58 UTC] PHP Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'c:/wamp/bin/php/php5.5.12/ext/php_interbase.dll' - %1 não é um aplicativo Win32 válido.
in Unknown on line 0
[06-Aug-2015 19:14:59 UTC] PHP Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'c:/wamp/bin/php/php5.5.12/ext/php_pdo_firebird.dll' - %1 não é um aplicativo Win32 válido.
in Unknown on line 0

Mas o wamp "roda" mesmo assim

Ao que parece é uma simples dll, mas ja fiz o download dessa dll e colei na pasta referente no minimo umas tres vezes

Quando tento executar meu seguinte código


<?php 
	$servidor = "127.0.0.1:E:\\Usuarios\\Nicolas\\banco\\ATIVIDADE1.FDB";
	$usuario = "SYSDBA";
	$senha = "masterkey";
	
	if (!($conexao=ibase_connect($servidor,$usuario,$senha))) die('Erro ao conectar: '.ibase_errmsg());
	

	$sql = "select * from tbcategoria";
	$query = ibase_query($conexao,$sql); 
	
	while ($l = ibase_fetch_object($query))
	{ 
		echo $l['nomecat'].'<br/>';
	} 
		
	//Libera a memoria usada
	ibase_free_result($query); 
	
	//fecha conexão com o Firebird
	ibase_close($conexao);	
 ?>



Ocorre o seguinte erro:

Fatal error: Call to undefined function ibase_connect() in C:\\wamp\\www\\teste_Firebird.php on line 7

Já procurei bastante descomentei linhas do php.ini
colei dlls, fiz tudo que achei na internet, se alguém souber de uma possível solução ficaria muito grato
Nicolas

Nicolas

Responder

Posts

20/09/2016

Márcio Lima

Estou com o mesmo problema,


Socorro
Responder

20/09/2016

Estevão Dias

Olá Márcio,

Como ponto de partida você pode checar se o seu WAMP e PHP são 32bits ambos. Se houver alguma incompatibilidade com o seu SO reinstalar vai corrigir, mas tente fazer uma limpeza antes.

Se forem da versão apropriada, tente localizar a pasta de extensões do PHP, normalmente fica em C:\\Program files(x86)\\PHP\\ext\\, e verifique se a biblioteca da extensão está lá. Mover essa DLL para a raiz do PHP não é o mais correto nesse caso porque indica em problema nas variáveis de ambiente, mas pode corrigir.
Responder

20/09/2016

Luiz Santos

Boa noite Nicolas e Marcio.
Encontrei esses dois sites que dão uma solução, indo nessa linha que o Estevão mencionou.

https://bitmasters.wordpress.com/2011/08/05/wampserver-xampp-server-php-e-firebird-resolvido/
http://forum.imasters.com.br/topic/192876-conectar-php-no-interbasefirebird/

Eu infelizmente não tenho um ambiente para testar isso aqui, por isso, vejam se funciona, e respondam aqui no Forum se deu certo.

Grande abraço
Responder

21/09/2016

Nicolas

Acabei não postando aqui o resultado, é realmente um probleminha nas Dlls do pacote do Wamp, quem não tem preferencia pelo servidor apache, assim como eu, pode instalar o pacote Xamp, tem a mesma funcionalidade e praticidade do Wamp, é bem amigável
O link para download: https://www.apachefriends.org/pt_br/download.html
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar