Fórum PHP e html, como não misturar? #544439
01/02/2016
0
Eu vejo bastante código html e php misturado, principalmente em formularios, nesse caso especifico, tem como separar, como?
Karine Sobral
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
02/02/2016
[url:descricao=PHP é um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page]https://pt.wikipedia.org/wiki/PHP[/url] então de certa forma é usual misturar do PHP com HTML. Acho que esta prática foi dissiminada, por exemplo, nos arquivos de template do Wordpress, que misturam HTML e PHP.
Sempre que possível gosto de adotar um princípio no design de software chamado "separation of concerns" (Separação de conceitos), que determina que cada parte do sistema se preocupe com uma coisa apenas.
Este princípio determina a separação em partes do seu código, assim uma parte cuida da apresentação, outra da estrutura do que está sendo apresentado, outra e cuida do conteúdo apresentado, e você pode ter ainda partes distintas para cuidar da lógica de apresentação e da lógica de negócio.
O maior problema com a mistura é dificultar manutenções futuras, o ideal seria usar arquitetura MVC, separando seu model, controller e view.
Agora é mais fácil falar que fazer. Aconselho usar o bom senso e tentar na medida do possível seraprar. Quando não for possível separar, principalemente na apresentação, tente ser o mais clean que der para ser.
Ou partir para framework´s como foi dito, já ouvi muitos elogios ao twig citado pelo William. E também já vi referências a uma biblioteca chamada Smarty.
Acho notável sua preocupação, pois a grande maioria dos iniciantes fazer um verdadeira lambança nos códigos.
Jothaz
Gostei + 1
Mais Posts
02/02/2016
Claudio Lopes
Atualmente eu uso o Codeiginter, e ele tem como usar o template parser (https://ellislab.com/codeigniter/user-guide/libraries/parser.html) o qual você teria algo como isso
<html>
<head>
<title></title>
</head>
<body>
<h3></h3>
<h5></h5>
<p></p>
{/blog_entries}
</body>
</html>Gostei + 0
02/02/2016
William
Gostei + 0
02/02/2016
Karine Sobral
Gostei + 0
02/02/2016
Karine Sobral
Gostei + 0
04/02/2016
Jothaz
Lhe dou o parabéns por querer aprender e principalmente aprender da melhor forma possível.
Você terá êxito na sua vida profissional se continuar com esta postura.
Gostei + 1
04/02/2016
Karine Sobral
Gostei + 0
04/02/2016
Marcio Araujo
Pois é, ensina-se de um jeito mas o correto é de outra forma.
Gostei + 1
05/02/2016
Claudio Lopes
Pois é, ensina-se de um jeito mas o correto é de outra forma.
Tive o mesmo problema...... vários canais para ensinar de formas diferentes....
Gostei + 1
06/02/2016
Marciano Santana
Gostei + 0
06/02/2016
Marcio Araujo
Gostei + 0
06/02/2016
Jothaz
Vejo muitos posts aqui com curso, dicas e receitas que na maioria das vezes e a repetição de um mesmo tema e não agrega nada no aprendizado, mas ainda acho que é melhor termos muita informação e selecionarmos do que não ter informação nenhuma. A dica é sejam críticos, tenham bom sendo e não acreditem em nada principalmente se esta na internet.
Como toda linguagem é de certa forma laica, você tem várias forma de fazer a mesma coisa.
Isto é comum a quase a todas a linguagens, se você não conhecer acaba fazendo um de barbaridade e lambança. E o pior que funciona, então é difícil argumentar de que não é a melhor forma, pois vai sempre escutar "mas esta funcionando e é simples".
O caminho é tentar buscar aprender e discutir e principalmente não se conformar se entender o porque.
Gostei + 1
08/02/2016
Karine Sobral
Gostei + 0
09/02/2016
Marcio Araujo
O que mata é isso tambem, se ta funcionando, deixe como está, sempre se vê assim.
Gostei + 0
10/02/2016
Karine Sobral
Gostei + 1
10/02/2016
Marcio Araujo
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)