PHP e Word

22/02/2016

0

Bom dia Pessoal,

Tenho uma dúvida e nem sei se isto é possível. Antes de fazer esta pergunta, pesquisei a respeito do tema que não encontrei muita informação.
O senário é o seguinte: Minha necessidade é gerar relatório utilizando a linguagem PHP. Tenho um relatório em word, e pretendo recriá-lo utilizando a biblioteca MPDF.

Mas pensei comigo mesmo, não tem como eu pegar as informações do banco MySQL e apenas colocá-las em locais determinados no relatório em Word. Como faço essa comunicação entre o PHP e o Word?

Caso isso não seja possível poderiam me passar umas dicas sobre qual biblioteca é melhor e mais fácil para elaboração e geração de relatórios em PHP e alguns link interessantes sobre o tema para eu aprender mais.

Caso necessitem de mas informações fico no aguardo das perguntas.

Desde já agradeço.
Djalma Manfrin

Djalma Manfrin

Responder

Post mais votado

22/02/2016

Sem quere ser chato, mas já sendo chato, no Google tem dezenas de exemplos, fiz uma consulta basia php gerar excel a partir de banco de dados e retornou vário artigos.

Tem várias forma de fazer esta parada, você pode até gerar um html e salvar como palnilhar.

http://blog.vilourenco.com.br/php-como-exportar-dados-do-mysql-para-o-excel-xls/

http://blog.thiagobelem.net/criando-e-exportando-planilhas-do-excel-com-php

http://www.voltsdigital.com.br/labs/gerando-planilhas-excel-com-php/

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

22/02/2016

Marcio Araujo

Bom dia Djalma, pesquisei tambem e só para Excel e PDF.
Responder

22/02/2016

Djalma Manfrin

E sobre qual biblioteca usar para geração de relatório em PHP me recomendam?
Responder

22/02/2016

Jothaz

Você chegou a pesquisar no Google achou material e não consegui enteder como deveria ser feito? Se sim post a referencia.

Você nãop pesquisou no Google?

Ou pesquisou e não achou referência?

Eu nunca tive de criar nada parecido mas um consulta de 1 minuto no me retornou varios com exemplos de como proceder de links php gerando word.

Veja algum dos links ajuda e post as duvidas.
Responder

22/02/2016

Djalma Manfrin

Agradeço ao tempo e esforço de vocês por me ajudarem

Irei analisar as informações que me passaram. Precisarei de tempo pois o momento agora é ler bastante. Mas vão postando mais informações.
Caso apareça mais dúvidas irei comentando.
Responder

22/02/2016

Karine Sobral

Se achar mais conteudo que pode te ajudar vou postar sim, boa tarde e bons estudos.
Responder

22/02/2016

Djalma Manfrin

Pessoal acredito que gerar os documentos de Word no formato .RTF com php atende melhor o meu caso.

Encontrei esse link: http://www.criarweb.com/artigos/gerar-documentos-word-rtf-com-php.html

Acredito ser este o caminho. Vou pesquisar mais sobre o assunto.

Acredito também, que terei que trabalhar Excel com PHP. Minha duvida sobre isso é o seguinte. Tem como colocar informações do banco em células específicas? Por exemplo colocar uma informação na coluna J linha 7.

Encontrei muita informação sobre importação e exportação de dados tabulados, não sendo o meu caso.
Responder

22/02/2016

Karine Sobral

O link ajudou Djalma.
Responder

23/02/2016

Djalma Manfrin

Karine Sobral ainda estou lendo o link que me passou. Não é exatamente o que preciso, mas em grande parte vai ajudar bastante. No link encontrei a base sobre o tema que me auxilia-rá em pesquisas mais técnicas sobre o assunto futuramente.

Jothaz agradeço seu apoio. Por eu não ter um conhecimento técnico sobre este assunto, minhas perguntas acabam sendo meio vagas e simples. Estou pesquisando bastante também. Os links que me passou sobre o Excel já havia encontrado e lidos. Alguns deles me forneceram a base para que minhas perguntas se tornem mais técnicas e específica. O intuito que tenho ao perguntar é que me coloquem na direção certa. Como o fato de haver uma bibliotecas para esta finalidade. Muito interessante.

Outra coisa que estou pesquisando também, se ao gerar o excel consigo exportá-lo para PDF através de comandos PHP.
Obs.: Esta última pergunta não chega nem a ser uma perguntar exatamente. Foi só uma curiosidade que despertou que irei aprofundar melhor os conhecimentos sobre o tema e elaborar uma pergunta mais técnica. Mas se puderem me colocar na direção certa, agradeço.
Responder

23/02/2016

Jothaz

Então vamos tentar nos organizar.

A ideia é gerar um documento Word ou pode poderia ser Excel ou PDF?

Na minha visão o mais indicado seria PDF, pois é um formato mais amigável.

Vamos definir qual o objetivo (.doc, .xls ou .pdf) e vamos tentar lhe fornecer subsídios para alcançá-lo.

Do contrário será um emaranhado de sugestões o que mais atrapalha que ajuda.

Outra sugestão, ou melhor um pedido, que lhe faço é que coloque links de referência que você já consultou, pois facilita a ajuda e evita que lhe passamos sugestões que você já pesquisou. O que não ajuda em nada e ainda polui o post.
Responder

23/02/2016

Djalma Manfrin

Jothaz obrigado pela resposta. Concordo com você. Estou fazendo este tópico virar uma salada. A parte do work tenho muita coisa pra ler e gostaria de aprofundar mais meus conhecimento antes de desenvolver. Podemos finalizar este tópico com o Link da Karina Sobral, pois em boa parte do tutorial sana minhas dúvidas e precisarei apenas adaptar para minha realidade. Ou seja, já resolveu meu problema que era conhecer mais sobre a comunicação entre o PHP e Word.

Para fazer direito. Estou pensando em criar outro tópico com o tema, manipulação de dados entre PHP e Excel e expôr melhor minhas dúvidas sobre o tema, o que acha?
Responder

23/02/2016

Jothaz

Separar os posts por assunto é mais produtivo, pois do contrário vira um lambança e muita gente nem entra no post, pois as vezes não sabem como converter para Word.

Sempre que criar um post seja o mais claro possível, descreva o cenário detalhadamente e coloque link de referência e o que você já implementou
Responder

23/02/2016

Karine Sobral

Fico feliz Djalma, sucesso.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar