Fórum Pintar imagem com o mouse #561741
30/08/2016
0
Olá pessoal, estou em um projeto e é algo que nunca trabalhei com o delphi. Seria pintar uma imagem com o mouse. Vou explicar melhor a situação. É um sistema para uma clinica de fisioterapia, e no prontuário onde se encontra o meu drama. Tenho um Timage com a imagem de anatomia frente e verso do boneco isso na mesma imagem. Então eles querem fazer pontos nessas imagens e claro preciso salvar isso no banco conforme o paciente. Então ficaria da seguinte forma, tem a imagem, você marca com bolinhas os lugares onde o paciente tem a dor e caso marque errado preciso retirar esse determinado ponto e também preciso que isso fique salvo para cada paciente. Eu imagino que tenha que guardar no banco a posição do mouse, mas não tenho ideia de como pegar essas posições. Enfim esse é meu drama, se alguém ja fez algo parecido e puder dar uma ajuda agradeço muito. Eu já tenho um código que faz a bolinha, mas não consigo apagar ela. Vou deixar o código postado aqui, peguei aqui no forum mesmo.
procedure Tprontuario.Image3MouseDown(Sender: TObject; Button: TMouseButton;
Shift: TShiftState; X, Y: Integer);
begin
if Button = mbLeft then
begin
Image3.Picture.Bitmap.Canvas.Brush.Color := clred;
Image3.Picture.Bitmap.Canvas.Brush.Style := bsSolid;
Image3.Picture.Bitmap.Canvas.Ellipse(x,y,x+20,y+20);
end;
procedure Tprontuario.Image3MouseDown(Sender: TObject; Button: TMouseButton;
Shift: TShiftState; X, Y: Integer);
begin
if Button = mbLeft then
begin
Image3.Picture.Bitmap.Canvas.Brush.Color := clred;
Image3.Picture.Bitmap.Canvas.Brush.Style := bsSolid;
Image3.Picture.Bitmap.Canvas.Ellipse(x,y,x+20,y+20);
end;
Jeferson Machia
Curtir tópico
+ 0
Responder
Jeferson Machia
Bom pelo que vi, ninguém tem muita ideia sobre isso. Vou deixar algo que fiz e acabou funcionando. É o seguinte, andei olhando outro sistemas nessa área de fisio e reparei que nenhum desses sistema funcionam assim, ele s simplesmente deixam uma imagem e colocam uma penca de edite nessa imagem e a pessoa marca no edit ou no checkbox. Pois bem, como meu boneco é todo separado e tem o numero em cada parte do corpo então eu coletei todos os pontos x e y de cada número do corpo do boneco e montei um banco com 45 posições diferentes. Então a pessoa não clica no boneco e som coloca em um edit o número que ela quer que apareça a bola e da um enter. Ai pelo número que ele digitou faz uma busca no banco das posições e quando encontra eu gravo o código do paciente e da posição, depois quando carrego o paciente ele já faz a busca pelas posições de x e y e desenha na tela a bolinha para mim, coso eu queira retirar é somente eu marcar um radiobutton como retirar pontos e digitar o número, que ele faz o processo todo inverso. Ficou bem interessante e funcional. Eu deixei essa receitinha aqui, caso alguém tenha alguma sugestão melhor ou alguma outra ideia, podemos colocar em pauta para encontrarmos a melhor solução. Eu resolvi colocar a minha aqui, pois quem sabe pode ajudar alguma outra pessoa. Abraços a todos.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)