Fórum POO -gt; Cria BD via modelagem CASE ou persistência? #329761
20/09/2006
0
No momento da modelagem das classes chega o momento que vc tem que salvar suas informações, ou seja, a persistência dos objetos, qual a DIFERENÇA em: modelar as tabelas manualmente ou ferramenta CASE (Ex: Erwin, CaseStudio) e modelar usando um Framework de Persistência de Objetos (OPF) criando a estrutura das tabelas se baseando nas classes.(Ex: InstantObjects, DePO e outros).
Nas edições da revista ActiveDelphi tratam esclusivamente sobre o assunto de Persistência. O que achei extremamente interessante (inclusive baixei o InstantObjects e seu vídeo que a meu ver é muito bom), Mas por outro lado a modelagem de dados tb tem suas vantagens acredito.
Bom, ficarei aguardando pelas opiniões dos nobres colegas!
[]´s
Edibertoalves
Curtir tópico
+ 0Posts
20/09/2006
Edibertoalves
Gostei + 0
22/09/2006
Edibertoalves
Gostei + 0
23/09/2006
Cesar Romero
A mudança de Relacional para OOP, deixa de lado a modelagem dos dados, Eu desenvolvo todas as minhas classes, gero o ´Database Schema´ puro sem nenhuma otimização, depois vou ao banco e otimizo de acordo com a utilização, crio indices somente onde é necessário, mapeio objetos geralmente compostos que são utilizados para consultas e relatórios para Views.
Quanto a que OPF utilizar, atualmente parei de dar manutenção no DePO, para criar um novo framework chamado Jazz, baseado em interfaces.
www.liws.com.br/wiki.
Mesmo que não venha a trabalhar com ele, é uma boa fonte de estudos.
[]s
Gostei + 0
27/09/2006
Edibertoalves
Então no que eu estou compreendendo vc deixa de lado completamente a modelagem de dados, ou seja, dispensa qualquer ferramenta CASE. Então como é essa geração de ´DataBase Schema´? É utilizando um OPF(ex: Instant Objects, Jazz),a partir desse esquema???
Vc utiliza uma ferramenta de acesso ao BD (ex: IBOConsole, EMS), e cria suas views, stored procedures e triggers????
Agradeço pela atenção
[]´s
Gostei + 0
27/09/2006
Cesar Romero
Para Firebird eu utilizo o IBExpert.
[]s
Gostei + 0
27/09/2006
Fabiano Góes
ai cesarliws, como funciona isso ?
você cria toda a regra de negócio OO, e depois o DePO e o Jazz, geram a estrutura do banco de dados ?
desculpe a minha Ignorância, mais o que é [b:cd6082e9d3]´(database schema)´[/b:cd6082e9d3] ?
Gostei + 0
28/09/2006
Cesar Romero
No caso do Jazz
TDatabaseMechanism.
procedure GenerateSchema(const Schema: TStrings; const OnlyDiff: boolean = False); virtual;
Onde o Jazz ira gerar toda a estrutura do banco de dados em Schema, se OnlyDiff = True, ele pegara a estrutura do banco de dados atual (conectado) se o mechanism tiver implementado isto, e ira gerar o sql somente da diferença, por exemplo, adicionar uma coluna, adicionar uma nova tabela, modificar o tipo de uma coluna.
A implementação da ´diferença´ no Jazz ainda não está completa, em alguns dias estará.
Database Schema, é a estrutura do banco de dados, que nesta momento como ser entendido como SQL de criação do Banco de dados.
[]s
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)