GARANTIR DESCONTO

Fórum Porque manter o access? #466493

09/01/2014

0

SQL

todos nós sabemos que existem milhares de SGBD´s e de diversos segmentos, alguem sabe explicar o por que de manter o access, quero deixar claro que não nada contra. mas, devemos observar isso.
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

10/01/2014

Leandro Chiodini

Bom dia.
Bom vou dar a minha opinião referente a sua pergunta, mais lembrando sempre que são opiniões e jamais devem ser tratadas como querer expressar uma verdade,
Mais eu acredito que a o access terá vida longa, pelo mesmo motivo que o IE ainda terá vida longa, hoje se formos comparar com outros navegadores, com certeza vamos ver inúmeras pessoas falando que o chrome, o ferefox, e podemos porque não falar do Opera, a frente do IE, porem o IE continua la firme e forte.

A mais são duas coisas totalmente diferente, também acho, só usei o exemplo para expressar um pouco do que acho, a respeito do Access.

Fazendo uma rápida busca, podemos ver algumas empresas que trabalham com pequenos aplicativos, e que desenvolvem o mesmo em ACCESS, existem comunidades de desenvolvedores, que realmente gostam da aplicação, por não ser algo que demandem muito tempo para administrar, sendo que existem muitos softwares que não tem necessidade de uma carga tão grande assim de segurança.

Bom dai pode se falar em, a mais existe outros Bancos de dados, que não são tao complexos, e que poderiam ser usados no lugar do Access. Realmente existem, porem acredito que o pensamento da Microsoft seja.

Para quem desenvolve aplicações na plataforma Office por exemplo, é muito bom, mini sistemas feitos em Excel, utilizando a linguagem, VB, somente precisando armazenar alguns dados em tabelas.. o access é muito utilizado.

Ou seja, já que temos que fazer um novo SO (win7, win8) porque não melhorar uma ferramenta já existente, e que sim é utilizada.

Nesta linha, o pensamento que deve passar é, vamos continuar com a ferramenta, ou vamos engessar as pessoas que utilizam a ficar usando nosso sistema operacional mais antigo, Leia-se nosso OFFICE mais antigo?

Pensando nisso, eles devem linkar com o que disse assim, já que vamos fazer, pois existe uma comunidade grande que ainda utiliza o access, então porque não melhora-lo?

Bom essa é minha visão..

Chiodini
Responder

Gostei + 0

10/01/2014

Alex Lekao

Ola Roniere, bom dia!!

Como sempre com perguntas interessantes e em alguns casos polemicas. rsrsr

Concordo com o Leandro, e achei o ponto de vista dele muito bom, e expressa tambem o que penso, so que explicado de forma muito melhor e mais clara que eu explicaria. rsrsr

So para citar um Case, eu trabalhei em uma empresa Multinacional, a muuuito tempo atraz, e eles tinham um Software de Gestao, dos normais, como sempre vemos e tal.

E o departamento de TI deles, em conjunto com algumas outras pessoas, tinham micro softwares que ajudam na gestao do departamento isoladamente em cada campo de trabalho, e tinha uma parte de exportacao e importacao que eles usavam, e com isso os micro depatamentos(celulas bem pequenas de departamentos maiores) acabavam tendo sua rotina automatizada e informatizada e os macros departamentos, tinham informacoes sem necessidade de um retrabalho com digitacoes etc, com isso havia um ganho no tempo e produtividade.

Esses micro softwares eram todos feitos utilizando a estrutura do access, e isso ja fazem uns 10 anos, nesse tempo todo ele evoluiu e com isso possivelmente o seu uso tbm evoluiu.

Acredito que como esse caso que citei, isso pode acontecer em outras empresas menores que podem conseguir atender uma demanda ou necessidade sem ter que investir muito onde o retorno no momento justifique tal investimento.

Espero ter contribuido com o assunto.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

Gostei + 0

10/01/2014

Leandro Chiodini

Show de Bola.
Realmente esse caso que o Alex citou é muito comum, em grandes empresas.
Acho muito bom esse tempo de pergunta, e de abordagem, pra abrir a mente sobre conceitos que as vezes a gente acaba nem pensando por outro lado, a não ser aquele que sabemos, que tivemos mais acesso.
Muito bom amigos.
Att
Chiodini
Responder

Gostei + 0

17/01/2014

Roniere Almeida

eu que agradeço as opiniões e me fizeram realmente pensar mais sobre a tecnologia citada, sobre ser uma pergunta polemica, hehe, eu pelo "tinha" preconceito com relação ao access, mas depois das respostas, hehehe
Responder

Gostei + 0

22/01/2014

Alex Lekao

Desculpe a demora...

Mas depois das respostas... continua ne? rsrsr
Responder

Gostei + 0

07/02/2014

Roniere Almeida

Desculpe a demora...

Mas depois das respostas... continua ne? rsrsr

o que continua?
Responder

Gostei + 0

08/02/2014

Alex Lekao

nao lembro mais... kkkk

mas ach oque eh o "preconceito" em relacao ao access e a pelemica em torno dele... rsrsr
Responder

Gostei + 0

08/02/2014

Roniere Almeida

eu me enganei no inicio, mas ja que mantem...deve ser bom ou pelo menos melhoraram ele.
Responder

Gostei + 0

08/02/2014

Alex Lekao

sim...

certamente... rsrsrsrsr
Responder

Gostei + 0

08/02/2014

Roniere Almeida

ainda usam na empresa que trabalha Alex?
Responder

Gostei + 0

08/02/2014

Alex Lekao

naaao... aqui nao... rssr

aqui usamos SQL Server... e aquilo que nao da para trabalhar com banco eh feito no excel, bem simplao mesmo.

Mas ja trabalhamos bom bancos de dados faz um tempinho ja... rsrsr
Responder

Gostei + 0

08/02/2014

Roniere Almeida

ah ta certo, pensei que ainda tivesse algo com o access.
Responder

Gostei + 0

09/02/2014

Mariana Carvalho

naaao... aqui nao... rssr

aqui usamos SQL Server... e aquilo que nao da para trabalhar com banco eh feito no excel, bem simplao mesmo.

Mas ja trabalhamos bom bancos de dados faz um tempinho ja... rsrsr

evoluiram??? rsrsrs
Responder

Gostei + 0

10/02/2014

Alex Lekao

Oi Mariana, bom dia!!

Sim, aqui ja trabalhamos com Sistema ERP a mais de 10 anos.

E usamos o Excel para controlar aquilo que nao faz parte de controle de ERP, como algumas analises baseadas em dados coletados do ERP para fazer simulacoes e projecoes por exemplo.

Ou alguns outros controles pessoais dos socios, coisas do tipo.
Responder

Gostei + 0

10/02/2014

Mariana Carvalho

Excel, não tenho experiencia, mas ja me disseram que é uma ferramenta poderosa.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar