Fórum postgree utilizando 100¬ da cpu #26760
02/10/2007
0
Sou muito novato no postgress, me considero ainda um simples usuário do banco, mesmo que já me aventure bastante no firebird.
A minha dúvida é a seguinte: Estou utilizando um sistema de terceiros, que roda em várias empresas e teóricamente funciona bem. Só que, de alguns dias para cá, o postgree no servidor tá utilizando quase que direto 100¬ da CPU. Isso é normal?!?!
situação:
Servidor P4 3.06 - 2048 ram hd sata
windows 2003
quantidade de estações: só 40
Se alguém tiver uma luz, fico grato,
Marcus Saibert
Msaibert
Curtir tópico
+ 0Posts
10/10/2007
Leonardoffsilva
Embora a versão 8.0 em diante rode em Windows nativamente, ela não é aconselhada para colocar em produção.
É excelente pra desenvolvimento.
Mas para produção, uma maquina Linux ou mesmo FreeBSD com PostgreSql fica pelo menos 30¬ mais rápida.
O PostgreSQL tem vários parâmetros de configuração e tunning. Mas quase sua totalidade só tem efeito em ambiente Linux.
Gostei + 0
10/10/2007
Comodelphi
Gostei + 0
10/01/2008
Robsonvnt
mesmo que seja um processador modesto
pois qualquer banco de dados nao utiliza muito o processador
utiliza mais a memoria e HD
o postgres nunca deveria usar tanto processamento
tem algo de errado
o ideal é fazer como nosso amigo leonardoffsilva falo
utilizar o linux
mas mesmo no windows nao é normal isso q esta acontecendo
vc pode ter uma tabela com mais de 1 milhao de registros
e fazer um select que mesmo assim nao vai utilizar 100¬ do processador
tente reparar o SO, reinstale o postgres
verifique se nao a problema com hardware
Gostei + 0
12/01/2008
Leonardoffsilva
A versão do Postgresql para windows funciona 100¬. Inclusive tenho instalado a 8.2.6 em minha maquina pessoal.
Mas para produção ela perde e em muito pro ambiente linux.
Só para dar um exemplo: existe um utilitario chamado pgbench que fica no diretorio contrib do linux. Ele serve para tunning do servidor. Faz medições de performance em leitura e escrita.
NO trabalho instalei um servidor XEON Quadcore 2.0 com 4gb de ram, rodando somente em modo texto em um ambiente slackware 12.0, consegui em default uma performace de 450 operações de INSERT/UPDATE por segundo. Realizando algumas configurações no kernel e no pgconf, consegui em 2 dias aumentar a performance para 1.400 operações de INSERT/UPDATE. Quase 4x mais.
Sabe qual era a mesma performance das mesma maquina em Windows Server 2003 : 280 operações por segundo.
Deu pra entender ?
Abraços !
Gostei + 0
28/01/2008
Comodelphi
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)