Fórum preciso de ajuda como edicao arquivo dbf #419122
29/06/2012
0
Oi Pessoal, eu preciso da ajuda de vcs, eu aprendi a programar com o Clipper Summer 87, mas nao sou tao velha assim RSRS.
Meus programinhas funcionam direitinho, e por isso mesmo nunca precisei migrar pra uma interface tipo windows.
Mas agora eu preciso de um programa que rode no windows e nao sei como fazer, eu queria que fosse feito com o Delphi, pq sei das suas qualidades.
Vou tentar resumir a minha ideia abaixo, eu até fiz um modelinho de tela pra postar aqui, mas nao consegui :(
Pra quem conhece o clipper, deve lembrar do DBU, que é um browser para acessar os arquivos dbfs e editar, excluir, gravar.
Eu queria parecido, mas que fosse mais simples, com uma caixa para digitar a pesquisa, um botao de PROCURA, onde vai filtrar todos os registros que iniciarem com a cadeia de caracteres digitados, e outro botao TODOS pra cancelar o filtro e mostrar todos os registros.
Em baixo disso, mostrar uma janela com todos os campos e os registros em modo colunar, e se no se selecionar um registro ele entrar em edição. Sei que pra vcs que trabalham com o delphi dá pra fazer isso com uma mão nas costas, mas pra mim, sem compilador e sem conhecimento, sempre é mais dificil.
Alguem pode me ajudar ? mando a telinha que montei por email e mais detalhes.
Espero pela colaboração de vcs,
Desde já obrigada,
Mariana Silva
marianasilva_sc@hotmail.com
Mariana Silva
Curtir tópico
+ 0
Responder
Alvaro Vieira
Boa tarde Mariana.
Eu também comecei a programar com o Clipper Summer 87, mas não sou tão jovem quanto você, 43 years old, rs...
Hoje, só trabalho com Delph, mas como sou analista TOTVS também, o Clipper ainda está muito na minha memória.
Vamos ao que nos interessa: eu até posso criar uma rotina pra você e envia-la por email se não der para inclui-la aqui, mas para isso me responda algumas perguntas:
1a - você ainda deseja utilizar o DBF ? eu o conheço muito bem, mas já está ultrapassado por vários motivos além da perda de índice, tamanho de dados, etc.
2a - você conhece o Firebird ? é um banco gratuito e PODEROSO (http://www.firebirdsql.org/en/downloads/)
3a - qual a versão do seu Delphi ? Eu uso o XE, se eu montar um programa, o farei em 3 camadas e você precisará dessa versão para editá-lo.
4a. Para que a aplicação seja familiar a você, descreva alguns campos de uma ou duas tabelas.
Abraço.
Eu também comecei a programar com o Clipper Summer 87, mas não sou tão jovem quanto você, 43 years old, rs...
Hoje, só trabalho com Delph, mas como sou analista TOTVS também, o Clipper ainda está muito na minha memória.
Vamos ao que nos interessa: eu até posso criar uma rotina pra você e envia-la por email se não der para inclui-la aqui, mas para isso me responda algumas perguntas:
1a - você ainda deseja utilizar o DBF ? eu o conheço muito bem, mas já está ultrapassado por vários motivos além da perda de índice, tamanho de dados, etc.
2a - você conhece o Firebird ? é um banco gratuito e PODEROSO (http://www.firebirdsql.org/en/downloads/)
3a - qual a versão do seu Delphi ? Eu uso o XE, se eu montar um programa, o farei em 3 camadas e você precisará dessa versão para editá-lo.
4a. Para que a aplicação seja familiar a você, descreva alguns campos de uma ou duas tabelas.
Abraço.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)