Preciso de Orientação ..

17/12/2003

0

Boa noite pessoal, bem como vocês verão eu sou novato so preciso de orientações certas e neste forum com certeza não faltara pois so tem pessoa bacana e inteligente aqui bem vamos lá ...

Possuo uma tabela com os campos:

Local
Numero1
Numero1
Numero1
Numero1
Ramal1
Ramal2
Ramal3
Ramal4
Observacao1
Observacao2

Fiz um campo com [b:e7955d11dc]dbedits[/b:e7955d11dc] para cada um é claro coloquei um [b:e7955d11dc]Ttable[/b:e7955d11dc] e uma [b:e7955d11dc]Datasource[/b:e7955d11dc] e Uma [b:e7955d11dc]Query[/b:e7955d11dc] para consultas a essa agenda.

Duvida: Consigo listar, inserir, excluir e tudo mais minha duvida é como fazer uma consulta simples sem estragar o resto por que por exemplo:

Quando eu vou fazer uma consulta tenho que setar na prorpiedade Dataset do Datasource nao table e sim query para ela pesquisar e quando faço isso e acho o registro que eu quero e volto a setar o dataset do datasource para table e clico em editar por exemplo ele some do registro selecionado dando tipo de um refresh na tabela e voltando ao primeiro registro ....


Resumindo nao estou conseguindo fazer essa tipo ´agenda´ tão simples pode me ajudar dizendo quais componentes preciso e como devo proceder.

Agradeço ajuda e compreensão de todos mesmo ...



abraços
jr


Koringa

Koringa

Responder

Posts

18/12/2003

Caninha51

Rapaz, eh o seguinte...
Vc pode fazer algo do tipo...

Cria um form
Adiciona uma query, datasource, edit, dbgrid...
liga o datasource a query, dbgrid ao datasource...
no evento KeyPress do edit vc coloca...

If (Key = #13) and (Edit1.Text <> ´´)  then
  begin
     query.close;
     query.Sql.Clear;
     query.SQL.add(´Select * from tabela where nome like ´+QuotedStr(´¬´+Edit1.text+´¬´));
     query.Open;
  end;


No DblClick do DBGrid coloca....

If query.RecordCount > 0 then
  begin
    FormAnterior.Table.Locate(´ID´,queryID.Value,[])
    Close;
  end;



Pronto, a lógica eh mais ou menos essa daí...Naum testei o código, mas acho q funciona(Falta só mudar o nome das tabelas e campos, claro!! :))!!


Falow

Caninha51


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar