Prestação de Serviço. Como cobrar.

01/06/2012

0

Olá pessoal,

Estou num dilema: Surgiu uma oportunidade de prestar suporte a um Hospital da região. Fui requisitado pra fazer um papel de DBA, no modelo Home Officer, dando uma assistência remota quando necessário na base de dados. A empresa tem uma base de 29 gigas e está SGBD MS SQL Server 2000.

Em primeiro momento vir a necessidade da migração pra versão MS SQL Server 2008 Enterpriser, de criar um plano de manutenção e de um acompanhamento da base para avaliar a performace em decorrência ao seu uso.

Minha dúvida é: qual o valor cobrar, quanto tempo seria necessário por mês, como cobrar, etcs.

Agradeço desde já. Abraços!
Jerfeson

Jerfeson

Responder

Posts

01/06/2012

Joel Rodrigues

Você pode pesquisar qual o salário de um DBA na sua área e, a partir dessa informação, propor um valor considerando alguns fatores como:
1) Seus gastos (equipamento, software, energia, etc)
2) Quantas horas trabalhará por dia
3) Quanto deseja ganhar (sim, isso é importante)

Aí vai de você chegar a um valor justo para os dois lados, considere que não pode cobrar muito barato e nem caro demais, pois outros podem vir e pegar teu serviço.
Responder

01/06/2012

Jerfeson

Justamente esse detalhe que vejo como grande problema. Pensei em considerar um tempo de R$ 50,00/20hs mês. No primeiro momento terei avaliar a base e arrumar a mesma. Definir os planos de manutenção e ao decorrer monitoração pra identificar qualquer mudança negativa de performace. O salário de um DBA aqui na região varia em torno de R$ 3.000,00 à R$ 4.000,00.

Ainda não ficou muito claro pra mim.
Responder

01/06/2012

Bruno Leandro

tem um item importante que voce precisa considerar em um hospital tambem, que é horario, pois hospital funciona 24hrs, e pode não ser raro as necessidades em horarios diversos.

voce precisa saber o que o hospital espera de voce, ex: backup, recuperação, analise de desempenho, criação de scripts, acompanhar os responsaveis pelo sistema quando tiverem realizando alguma operação
Responder

01/06/2012

Jerfeson

Na conversa que tive com o responsável observei que o Hospital tem muitos problemas de infraestrutura e que já deram o primeiro passo contratando uma empresa pra desenvolver um projeto de melhoria na rede geral. Questionei sobre se já tinha acontecido problemas que tivesse envolvido o banco e informaram que não.

Acessei o banco no instante pra ver como estava a situação e vir que não tem processos de rotinas de backup, de análise de desempenho, nem de recuperação e não tem um profissional para cuidar do banco. Por conta disso, querem a prestação de meu serviço.

Alguém tem um modelo de orçamento e contrato???
Responder

04/06/2012

Jerfeson

Olá parceiros, alguém tem o modelo de orçamento e contrato??? Pensei em cobrar R$ 1.000,00 por 20 horas mês (50/20hrs).

Acredito suprir a necessidade do suporte ao servidor de banco da empresa. Só queria saber sobre as cláusulas...

Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar