Previlégios para usuários

03/12/2004

0

Pessoal!

Alguém poderia me esclarecer qual a real vantagem ou se há desvantagem em utilizar previlégios de usuários em IB/FB, tipo criar mais de um usuário q possa acessar o banco de dados alem do SYSDBA, no caso oper1, oper2, e dar a eles apenas permissão para consulta no BD, não podem excluir, incluir nem alterar nada no BD, qual a verdadeira vantagem? E o tratamento das mensagens de permissão negada, teria q ser feita na ferramenta no caso Delphi, C++?

Alguém poderia me mostrar um exemplo ou onde consigo material sobre isso, pois gostaria de implementar, faço minhas rotinas de permissão de usuários no delphi e no C++, onde dou permissões para incluir ou não, alterar, essas coisas.


Martins

Martins

Responder

Posts

03/12/2004

Vinicius2k

Martins,

Administrar cada usuário separadamente é uma opção bem trabalhossa, já a utilização de roles é mais prática do ponto de vista do desenvolvedor e mais eficiente também...

Mesmo o uso de roles é um pouco complexo se analisarmos que, normalmente, os clientes não tem DBAs, então neste caso tenha apenas um usuário para toda a aplicação e controle as permissões dentro dela (da aplicação).

A única coisa que vc nunca deve fazer é utilizar o SYSDBA pela aplicação... vc deve ter, no mínimo, um usuário para a aplicação toda, e isso é o mais comum...

Caso vc opte por utilizar as roles, o modelo que eu utilizo é ter apenas um usuário para a aplicação, porém várias roles...

Tenho uma tabela de usuários da própria aplicação e nela existe a informação de qual a role atribuída àquele usuário.

No momento da autenticação do usuário faço a conexão com o banco sem usar nenhuma role, valido o usuário e trago para a aplicação a role atribuída à ele. Desconecto do banco e conecto novamente com meu usuário padrão, porém usando a role associada ao usuário da aplicação...

Este modelo não é muito bom, pois exige duas conexões ao banco e não é fiel ao modelo das roles pois eu associo uma única role para cada usuário sendo que, no modelo correto, um usuário pode ter mais de uma e utilizar a que for mais conveniente para ele no momento... mas julgo ser melhor que o controle a nível da aplicação...
Devo alterar este modelo na versão 2.0 do FB, que, segundo informações, terá o mesmo recurso criação e manutenção de usuários independentes para cada banco de dados (assim como o IB 7.5)... então minha tabela de usuários da aplicação deve desaparecer.

Infelizmente, não posso lhe indicar nenhum material específico sobre o assunto, pois desconheço, mas é um assunto que já foi discutido aqui algumas vezes, então a própria pesquisa do fórum deve lhe ajudar de alguma forma...

T+


Responder

03/12/2004

Martins

Muito obrigado mesmo tá Vinicius, vc foi bem esclarecedor, vou estudar mais o assunto e implementá-lo em futuras aplicações.

Mais uma vez obirgado


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar