Fórum privilégio para usuários #219728
10/03/2004
0
para isso eu criaria um Form, onde eu como operador do sistema poderia habilitar ou desabilitar funcoes e ferramentas do sistemas para o usuario desejado...
Obs. ja pesquisei no forum mas nao achei nada que satisfizesse minha duvida...
Valleu !!:wink:
Mahdak
Curtir tópico
+ 0Posts
10/03/2004
Lucas Silva
pesquisa ai...
Gostei + 0
10/03/2004
Pedro Bugim
Com isso, vc pode criar uma variável aonde armazenará os dados do usuário (nome e senha por exemplo).
Nas ferramentas em que quiser impor restrições, basta criar uma função que seja ativada antes da ferramenta em questão, a qual deverá retornar ´true´ caso o usuário tenha acesso ou ´false´, caso não tenha.
Entendeu?! Se não, diz que eu explico melhor.
Abraços,
Gostei + 0
10/03/2004
Bampavao
http://usercontrol.sourceforge.net/
Tem um componente super loko q faz isso q vc quer. Eu mesmo jah usei e recomendo. :wink:
Gostei + 0
11/03/2004
Pedro Bugim
Gostei + 0
27/03/2004
Otorquati
Incrivel!
Como as pessoas querem ajudar aos outros passando informações incompletas, tipo: tem um componente que faz isso, pesquisa aí!
Isso não é uma resposta descente! Não serve para nada!
Sobre o assunto dos privilégio, vc deve criar um form de login, óbvio!
Definir uma váriável no form principal onde vc ira armazenar o nivel de privilégio do usuário.
Quando o usuário se logar atraves do form de login, vc atribui seu nivel de privilégio a variável.
no menu do form principal para cada opção deste vc atribui um valor a propriedade TAG, definindo o nivel exigido para que o usuário tenha acesso a opção.
Ex.
Tag=2, somente usuários com nivel 2 ou mais podem acessar esta opção.
Feito isso vc habilita as opções conforme abaixo:
if frmLogin.ShowModal=mrOk then
Begin
// Define o acesso as opcoes do menu
for i:= 0 to mnuPrincipal.Items.Count-1 do
Begin
if iDireitos < mnuPrincipal.Items[i].Tag then
mnuPrincipal.Items[i].Visible:=False
Else
mnuPrincipal.Items[i].Visible:=True;
For j:=0 to mnuPrincipal.Items[i].Count-1 do
if iDireitos < mnuPrincipal.Items[i].Items[j].Tag then
mnuPrincipal.Items[i].Items[j].Enabled:=False
Else
mnuPrincipal.Items[i].Items[j].Enabled:=True;
End;
{ Ajusta os botões da barra de ferramentas}
for i:=0 to ComponentCount-1 do
if Components[i] is TToolButton then
Begin
if iDireitos < TToolButton(Components[i]).Tag then
TToolButton(Components[i]).Visible:=False
Else
TToolButton(Components[i]).Visible:=True;
End;
End
Else bFecha:=True;No meu caso a váriável em questão é iDireitos
Continuo na lutar por informações de real valor!
Espero ter ajudado, continuo a disposição...
Gostei + 0
27/03/2004
Vinicius2k
Quando dizemos para pesquisar é porque temos certeza que já vimos um ou vários tópicos sobre o mesmo assunto aqui no fórum e basta utilizar a ferramenta ´Pesquisar´ para encontrar as respostas de forma rápida e com ´n´ opções sem precisar ficar reescrevendo a bíblia...
T+
Gostei + 0
28/03/2004
Wagner
Vinicius, voce esta esquecendo de um detalhe, eu acredito que a maioria das pessoas que frequenta o forum são iniciantes (como eu), então uma respostas mais detalhada ajuda muito, e a integração e amizade aqui ajuda mais ainda, respostas como: ´ah! eu já vi isso em algum lugar´, ´Ah! eu já passei por isso´, ´Ah! porque você não tenta outra banco ou usa sql no lugar de table´. Isso são respostas vagas que não ajuda quem esta iniciando. Quem sabe mais e quer ajuda, entende que do outro lado esta uma pessoa que sabe menos e quer aprender com o maximo de detalhes possivel, esse não é um fato isolado isso aconteçe muito aqui. Desculpe-me, não quero ferir niguem, sei que todos aqui tem a maior boa vontade em ajudar, mais muitas vezes e melhor olhar um topico e se não tiver a resposta completa que possa realmente ajudar, espere e veja alguem postar uma resposta :( talvez a resposta do nosso amigo tenha sido mais um desabafo, como essa minha, mais acredito que muita gente aqui não fala o que pensa com receio de ser descriminado em algum topico futuro, ´Ah esse cara ai reclamou uma vez das nossas respostas deixa ele ai sem respostas´
Espero que não aconteça comigo sou iniciante e tenho muitas duvidas ainda para tirar :wink:
Um Abraço
Gostei + 0
28/03/2004
Aroldo Zanela
Acho que as duas soluções: Pesquisar no fórum e utilizar o UserControl são as mais indicadas. Por que? - No fórum existem muitas respostas detalhadas sobre o assunto como já foi observado; - O UserControl é um componente free de excelente qualidade e aplicabilidade, bem como, o Autor QmD sempre tem nos visitado e auxiliado nossa comunidade, desde a instalação a utilização.
As críticas construtivas (talvez um pouco ásperas) também são válidas, pois devemos buscar nosso crescimento profissional e melhorar nosso relacionamento interpessoal.
No entanto, vale ressaltar que o autor do tópico já havia finalizado o mesmo ao sinalizar que sua dúvida estava sanada (´Valeu´).
Portanto, solicito aos participantes que se mantenham calmos e dentro das normas de uso do fórum, ajudando sem transformar a thread em flames que não agregam valor algum a nossa comunidade.
[b:f29654872c][color=red:f29654872c]Bloqueado pelo Moderador (AZ).[/color:f29654872c][/b:f29654872c]
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)