problema com consulta financeira

13/01/2008

0

Fala pessoa.

Estou com um problema que é o seguinte.

Eu tenho uma tabela vendedores e nessa tabela eu tenho um campo que guarda o valor da comissão desse vendedor, então para saber quanto esse vendedor tem para receber de comissão eu dou um select na tabela de venda/pedido somo todas a vendas referentes aquele vendedor, multiplico esse valor pelo valor da comissão e divido por cem e o resultado é o que ele tem para receber de comissão.É uma consulta meio chata mais já está feita e funcionando perfeitamente, sendo que, se o valor da comissão for modificado e eu fizer essa consula trazendo dados de antes da alteração da comissão eu vou trazer com os valores errados, pois o valor da nova comissão so deve valer para vendas feitas apos a mudança.A minha solução seria levar o valor da comissão do vendedor para dentro da tabela de venda, mas não sei se seria o certo.
Acho que esse deve ser um problema comum, por isso gostaria de saber qual é a melhor solução.


Ruyoutor

Ruyoutor

Responder

Posts

23/01/2008

Aragao

Penso que há várias formas para você resolver. Entre elas:
1 - criar um campo na tabela ´venda/pedido´ com o percentual de comissão. No momento da venda vc carrega o percentual ´atual´ para o vendedor X
2 - criar uma tbl de ´comissão´ com validade (data de inicio e fim) e percentual de comissao. E outra tbl de ligacao com vendedor (tipocomissao > comisaovendedor < vendedor). No momento de calcular vc pega o tipo de comissão vigente na data da venda.

Certamente há ainda outras formas de resolver. Analise qual leh atenderá melhor.
Abraço.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar