Fórum Problema com mapeamentos + uns erros #10185

21/10/2009

0

Topicos para a resolução do meu problema. Requer profissional com entedimento em modelagem e programação java.   ->Primeiramente gostaria de saber se a relação do meu banco de dados está correta.Relação das tabelas Pessoas,Fisicas,Juridicas,clientes,ClientesAdversos,Advogados,AdvogadosAdversos.Aceito conselho para melhoria. ->Depois, gostaria de saber como implementar este em java.No video estou demonstrando usando herança, mas não sei se este seria o correto.Possivelmente gostaria de pedir as classes java mapeadas destas tabelas em arquivos a fim de facilitar o aprendizado e um cadastro das mesmas em jsp.Uma tela de cadastro e de consulta.(arquivos em anexo (duvida de mapeamento)) ->E alguns erros que acontece na execução do projeto,errinhos bem simples de login que me mata.   Segue um video no link do you tube explicando detalhadamento.(Não consegui colocar no devmedia.). OBS:No video tem maiores explicações do que eu preciso.Aqui coloquei topicos resumidos http://www.youtube.com/watch?v=_a33HtImUYk   Estou enviado as classes mapeadas,  
Andrei Hirata

Andrei Hirata

Responder

21/10/2009

Dyego Carmo

Boa tarde !

Bem vindo ao serviço de consultoria da DEVMEDIA.

É necessario que seja aberto um chamado para cada duvidas , assim vou pedir que você selecione qual duvida que deseja ser respondida neste chamado.

Para as outras eu vou pedir que voce abra outros chamados...

Obrigado !
Responder

Gostei + 0

21/10/2009

Andrei Hirata

Gostaria de saber como implementar em java estas classes com um exemplo em jsf.
Responder

Gostei + 0

21/10/2009

Andrei Hirata

Para ser mais exato e facilitar. Quero saber como  fazer este mapeamento de pessoas,pessoas_fisicas,juridicas,advogado,advogadocontraria em java com um exemplo em jsf. demostrando o cadastro e a recuperacao dos dados.
Responder

Gostei + 0

21/10/2009

Dyego Carmo

Eu posso sim colocar aqui varios exemplos...

Porem a DEVMEDIA tem duas SERIES de VIDEO aulas que descrevem EXATAMENTE o que voce esta precisando...

Uma delas se chama "Desvendando o JPA" que vai te ensinar como mapear suas classes , como utilizar HERENCA entre elas e como isso acontece com banco de dados , e a outra serie é a "Desenvolvendo uma Aplicacao Completa Utilizando JPA" que vai abordar justamente a parte de implementacao de classes , como fazer a separacao e como fazer alteracoes e insercoes , tudo isso utilizando JSF...

Sao series completissimas , com uma didatica DIRETA AO ASSUNTO sem enrrolacoes...

Interessa ?
Responder

Gostei + 0

21/10/2009

Andrei Hirata

Olá.Eu já tinha visto estas aulas e lhe digo que vc está de parabens.Até achei engraçado sobre os BIG ANIMAIS.Mas o meu problema mesmo não é aquilo. Vamos ver se consigo explicar por aqui e assim vc possa me dar um exemplo.Tenho uma cadastro que tá dando erro. Quando eu cadastro um cliente que é uma classe extendida de Pessoa dá um erro, quando for alterar o cliente funciona.Alguma coisa eu estou fazendo errado.Usando uma classe Static Main como o exemplo do video funciona bz.O problema é na hora de usar a parte visual.E oq eu preciso é uma solucao para fazer mapeamentos entre as classes Pessoas,pessoasFisicas,pessoasJuridicas,Clientes por exemplo -Quando gravar em Clientes, o toplink vai ter que gravar em Pessoas e DEPENDENDO gravar ou em pessoa fisica ou em pessoa juridica nas minhas tabelas.O problema se encontra por ae.Preciso de um exemplo ae q vc possa fazer para que possa seguir em diante. 
Responder

Gostei + 0

22/10/2009

Dyego Carmo

Estarei analisando e amanha posto o codigo !

OK ?

Responder

Gostei + 0

22/10/2009

Andrei Hirata

ok.fico no aguardo.qualquer duvida sobre o problema.Me pergunte.evitando assin desentendimentos
Responder

Gostei + 0

25/10/2009

Andrei Hirata

Ola Dyego.Estou com um pouco de urgencia..Poderia me informar como está o procedimento?
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Dyego Carmo

Dando uma olhada melhor na sua duvida eu acabei fazendo um exemplo de heranca , porem acredito que nao eh isso certo ? Qual é o erro que está apresentando ?

Voce poderia postar o STACKTRACE completo ?

Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Andrei Hirata

Ola Dygo.Em relação ao erro já foi resolvido.Mas  a principal duvida neste chamado é uma solução para oque foi descrito.Não sei se o uso de herança seria a melhor escolha no meu caso.Geralmente a composição costuma ser a melhor forma e tem benefícios excelente.
Mas indo direto no assunto. O que eu preciso é um exemplo com as seguintes classes. Mapeamento com estas classes(Pessoas,PessoasFisicas,PessoasJuridicas,Clientes.)
Fazer o mapeamento com Pessoas e Clientes é muito fácil e já funcionava tranquilo.O problema é quando for fazer o mapeamento com pessoa Fisica e Pessoa juridica.Não basta apenas fazer um mapeamento simples, pois eu preciso de alguma coisa que meu JPA entenda que ou grava em pessoa fisica ou grava em pessoa juridica.Eu tentei usar Discrminate Value,mas nao funciona legal, NO MEU CASO.
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Dyego Carmo

Se o discriminator VALUE não funciona no seu caso , podes tentar utilizar a ESTRATEGIA denonima JOINED , voce já tentou utiliza-la ?
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Andrei Hirata

Olá Dygo.Já tentei todas as classes estão utilizando joined.Mas como informado.O ruim do Joined e de extender para pessoa é que o JPA faz um insert neles e não é isto que eu quero.

Explicando....

QUando cadastro um cliente, o meu JPA deve fazer um insert  em Cliente, depois em Pessoas e depois OU em pessoas Fisicas ou em Pessoas Juridicas.

O ideal seria fazer um joined entre clientes e um discrimator value com pessoas juridicas e fisicas

Porem o jpa nao permite isto(Ou é joined ou é discrimantor..PELO MENOS NAO CONSEGUI ISTO>AH NA SER QUE EXISTA UM MODO DE FAZER E FIZ ERRADO).Porq se permitisse ja seria resolvido.Pois faria um insert em clientes, o jpa faria em pessoas e dependendo do check box se fosse fisica O DISCRIMATOR VALUE = FISICA faria insert em pessoa fisica e se o DISCRIMATOR VALUE = JURIDICA faria insert em pessoa Juridica.
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Dyego Carmo

O JPA suporta apenas UMA estrategia... ou vc trabalha com JOINED ou com SINGLETABLE...

Em todo a minha experiencia como desenvolvedor eu nunca precisei quebrar tanto assim as tabelas... tem certeza que eh a melhor abordagem ? Crie uma tabela PESSOA e herde para PESSOA FISICA ou JURIDICA...

E crie um campo para indicar se é um cliente ou não... resolveria o seu caso ?:

ps: muita heranca em ORM só dá zica... evite ao maximo.

Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Andrei Hirata

O JPA suporta apenas UMA estrategia... ou vc trabalha com JOINED ou com SINGLETABLE...

Em todo a minha experiencia como desenvolvedor eu nunca precisei quebrar tanto assim as tabelas... tem certeza que eh a melhor abordagem ? Crie uma tabela PESSOA e herde para PESSOA FISICA ou JURIDICA...

E crie um campo para indicar se é um cliente ou não... resolveria o seu caso ?:

ps: muita heranca em ORM só dá zica... evite ao maximo.

-------------------------------------------------------------

Então.Se fosse fazer desta forma já estaria feito.Porem nao funcionaria(Digo que funcionaria sim,mas seria como se fosse um tabelão).Pensa comigo...Dados dos funcionarios são diferentes dos clientes, dados dos advogados diferencias com estes também

A relação usada é

Clientes extends Pessoas
clientesContrarios extends Clientes
Funcionarios extends pessoas
Advogados extends pessoas
AdvogadosAdversos extends advogados
Usuarios extends Pessoas

Bom..Se não tiver nenhum sugestão para este caso, eu posso mudar de assunto neste CHAMADO.Fico no aguardo
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Dyego Carmo

Deixa eu ver se entendi...

Todos os outros mapeamentos funcionam , porem o :

clientesContrarios extends Clientes

Que está dando problema certo ?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar