Fórum Problema com relacionamento entre tabelas #60412
16/01/2009
0
Bom dia pessoal, preciso mto de uma ajuda!
Eu possuo 2 tabelas no Firebird e elas com se relacionam 1-N
são elas: MES e PAGAMENTO
eu preciso listar todos os mêses e seus respectivos pagamentos, mesmo que não tenha pagamento o mês tem que ser mostrado.
Até aí blz, mas o problema é quando eu adiciono uma terceira tabela, a tabela CLIENTE que se relaciona com a tabela PAGAMENTO
se eu filtro por determinado cliente e ele só pagou um mês, meu select só resulta um único registro, mas eu preciso que sejam mostrados os outros mêses indicando que não foi pago.
Alguem sabe me dizer como faço para solucionar este problema??
Agradeço mto!!!
Eu possuo 2 tabelas no Firebird e elas com se relacionam 1-N
são elas: MES e PAGAMENTO
eu preciso listar todos os mêses e seus respectivos pagamentos, mesmo que não tenha pagamento o mês tem que ser mostrado.
Até aí blz, mas o problema é quando eu adiciono uma terceira tabela, a tabela CLIENTE que se relaciona com a tabela PAGAMENTO
se eu filtro por determinado cliente e ele só pagou um mês, meu select só resulta um único registro, mas eu preciso que sejam mostrados os outros mêses indicando que não foi pago.
Alguem sabe me dizer como faço para solucionar este problema??
Agradeço mto!!!
Vfmartins
Curtir tópico
+ 0
Responder
Rodolpho123
VfMartins,
Só vai funcionar isso apenas no Fb 2.0+
Só vai funcionar isso apenas no Fb 2.0+
select m.mes, pgto.pagamento, cl.cliente from mes m left outer join pagamento pgto on (pgto.idmes = m.idmes), left outer join (select c.cliente, m.idmes from cliente c inner join pagamento pg on (pg.idcliente = c.idcliente) inner join mes m2 on (m2.idmes = pg.idmes) ) cl on (cl.idmes = m.idmes)
Responder
Gostei + 0
19/01/2009
Vfmartins
Cara, muito obrigado! Sua dica funcionou perfeitamente e resolveu meu problema. Agradeço pela sua diponibilidade em ajudar!
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)