Fórum PROBLEMA COM TAB ORDER NO DELPHI 2010 #389788
02/11/2010
Migrei do Delphi 7 para o delphi 2010 recentemente. No delphi 7 não tinha problema em configurar o Tab Order de meus formulários. Sei fazer corretamente. Mas, no delphi 2010 o mesmo não acontece. Altero os valores dos tab order dos componentes que desejo, salvo o formulário e quando volto os tab order
não estão na ordem que havia programado. Estão na ordem que os
componentes foram inseridos no formulário. Só consegui acertar o
taborder no arquivo DFM, alterando a ordem dos componentes conforme a
ordem desejada dos tab order.
Mas, além de ser muito trabalhoso, deve ser um pequeno detalhe que eu
não estou sabendo qual é, porque já procurei em diversos fóruns e nunca
achei ninguém se queixando deste meu problema. Alguém saberia me
ajudar? Qual a diferença do delphi 2010 para o delphi 7 neste caso
específico?
tente para facilitar ao inves de usar o Dfm onde vc mesmo cita que resolve porém é trabalhoso
dar um click com o botão esquerdo em cima do formulario ou do container , ai tem a opção TabOrder
selecione com a seta ( para cima ou para baixo ) a ordem dos componentes
05/11/2011
Marcello Assumpção
Descobri que o problema só acontece quando os edits ou dbedits ficam dentro do componente TcategoryPanelGroup
E como resolver este problema estou passando pelo mesmo caso, só que meus dbedits ficam dentro de um panel, delphi xe8
Seguinte, se vocês estão usando alguma versão do Delphi XE com FIREDAC, sugiro atualizar pra última versão (XE10), versões anteriores o FireDac estava com problemas no TabOrder.
É o seguinte, já foi resolvido e pra encerrar este tópico, como muitas coisas sobre delphi que as vezes nos colocamos em um abismo sem saber por onde começar ou até mesmo o que fazer, qual linha editar ou até mesmo que código desenvolver para resolver os problemas, quando nos deparamos com algo que estava diante de nossos olhos e que era tão simples que só uma falta de familiaridade com o compilador faz com que a gente algo que nos coloca muitas vezes em uma estrada sem saída.
Mas bom galera interessada nesse tópico, basta vc clicar no (Edit,DBEdit), seja lá o que for que vc quer ordenar, e ir nas propriedades e buscar pelo Tab Order e colocar
1,2,3,4,5 de acordo com a sequencia e o pulo que vc quer que o tab faça para vc, bom por hoje é só, e só pra ressaltar o que o colega Rafael Dal Bosco eu não percebi nenhum erro na versão anterior do Delphi, e muito menos este problema se encontra semelhante ou envolvido com Firedac. Obrigado, Qualquer dúvida Chamem!
Perdão Cristiano, eu escrevi errado, não é o FireDAC, e sim o FIREMONKEY, o Delphi XE5, estava com problemas no TabOrder em aplicações feitas em FireMonkey, já em VCL tudo normal
Certo, apesar de não ter enfrentando este problema até pq nem usei o xe5, fui direto do D7 para o Xe7 e depois Xe8, mas é isso ai galera, acho que aqui fecha o tópico :D