GARANTIR DESCONTO

Fórum PROBLEMA COM TAB ORDER NO DELPHI 2010 #389788

02/11/2010

0

Migrei do Delphi 7 para o delphi 2010 recentemente. No delphi 7 não tinha problema em configurar o Tab Order de meus formulários. Sei fazer corretamente. Mas, no delphi 2010 o mesmo não acontece. Altero os valores dos tab order dos componentes que desejo, salvo o formulário e quando volto os tab order não estão na ordem que havia programado. Estão na ordem que os componentes foram inseridos no formulário. Só consegui acertar o taborder no arquivo DFM, alterando a ordem dos componentes conforme a ordem desejada dos tab order. Mas, além de ser muito trabalhoso, deve ser um pequeno detalhe que eu não estou sabendo qual é, porque já procurei em diversos fóruns e nunca achei ninguém se queixando deste meu problema. Alguém saberia me ajudar? Qual a diferença do delphi 2010 para o delphi 7 neste caso específico?
Marcello Assumpção

Marcello Assumpção

Responder

03/11/2010

Marco Salles

Estranho....   tente para facilitar ao inves de usar o Dfm onde vc mesmo cita que resolve porém é trabalhoso   dar um click com o botão esquerdo em cima do formulario ou do container , ai tem a opção TabOrder   selecione com a seta  ( para cima ou para baixo ) a ordem dos componentes    
Responder

Gostei + 0

05/11/2011

Marcello Assumpção

Descobri que o problema só acontece quando os edits ou dbedits ficam dentro do componente TcategoryPanelGroup
Responder

Gostei + 0

14/06/2016

Cristiano

E como resolver este problema estou passando pelo mesmo caso, só que meus dbedits ficam dentro de um panel, delphi xe8
Responder

Gostei + 0

15/06/2016

Rafael Bosco

Seguinte, se vocês estão usando alguma versão do Delphi XE com FIREDAC, sugiro atualizar pra última versão (XE10), versões anteriores o FireDac estava com problemas no TabOrder.
Responder

Gostei + 0

15/06/2016

Cristiano

É o seguinte, já foi resolvido e pra encerrar este tópico, como muitas coisas sobre delphi que as vezes nos colocamos em um abismo sem saber por onde começar ou até mesmo o que fazer, qual linha editar ou até mesmo que código desenvolver para resolver os problemas, quando nos deparamos com algo que estava diante de nossos olhos e que era tão simples que só uma falta de familiaridade com o compilador faz com que a gente algo que nos coloca muitas vezes em uma estrada sem saída.
Mas bom galera interessada nesse tópico, basta vc clicar no (Edit,DBEdit), seja lá o que for que vc quer ordenar, e ir nas propriedades e buscar pelo Tab Order e colocar
1,2,3,4,5 de acordo com a sequencia e o pulo que vc quer que o tab faça para vc, bom por hoje é só, e só pra ressaltar o que o colega Rafael Dal Bosco eu não percebi nenhum erro na versão anterior do Delphi, e muito menos este problema se encontra semelhante ou envolvido com Firedac. Obrigado, Qualquer dúvida Chamem!
Responder

Gostei + 0

16/06/2016

Rafael Bosco

Perdão Cristiano, eu escrevi errado, não é o FireDAC, e sim o FIREMONKEY, o Delphi XE5, estava com problemas no TabOrder em aplicações feitas em FireMonkey, já em VCL tudo normal
Responder

Gostei + 0

16/06/2016

Cristiano

Certo, apesar de não ter enfrentando este problema até pq nem usei o xe5, fui direto do D7 para o Xe7 e depois Xe8, mas é isso ai galera, acho que aqui fecha o tópico :D
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar