GARANTIR DESCONTO

Fórum Problema de conexão #45978

11/08/2004

0

Estou com um problema sério em relação a este banco, detectei o que é, mas não sei onde mexer para resolver. O problema é o seguinte:

Meu servidor do firebird está em um micro com conectiva linux e as estações são Windows. Uso os componentes dbexpress para acessá-lo, e o protocolo é o tcp/ip. Acontece que em micros com Windows 95 e 98 o programa demora cerca de 3 minutos para se conectar ao banco, mesmo com máquinas modernas. Procurando ajuda pela Internet, uma pessoa me disse para retirar o DNS das configurações de rede. Feito isso, o tempo caiu de 3 minutos para 3 segundos. Ótimo resolveu !!! Só que o problema é: fica inviável eu ter que remover o dns toda vez que for utilizar programas que utilizam o firebird, e eu preciso do DNS para o Outlook puxar meus e-mails. Todas as máquinas de minha rede usam o dns da Telefônica(não sei se ajuda). Então pergunto a vocês que já são experientes com esse banco, o que fazer para resolver isso?
Minha estrutura é a seguinte:
02 servidores linux: 01 possui o samba e o firebird instalados, e o outro serve para compartilhar o speedy para os micros da rede.

Esse problema só acontece com win95 e 98. No xp não acontece.

Roberto Rossi

Roberto Rossi

Responder

11/08/2004

Vinicius2k

Roberto,

Estou apenas supondo, que vc esteja usando o nome do servidor na linha de conexão e creio que a demora seja resultado da busca pela resolução deste nome fora da sua rede...
Por esta razão eu, e a maioria dos desenvolvedores, optamos por usar o IP do servidor ao invés do nome... seu servidor tem IP fixo? se tiver então vc pode solucionar o problema substituindo o nome pelo IP...

Uma outra possível solucão seria a edição manual do arquivo HOSTS de todas as estações indicando : <IP> [espaço] <NOME>, isto inibe a busca no DNS Server...

Caso vc já esteja usando o IP ou seu servidor não tenha IP fixo, peço que me descupe e desconsidere as colocações acima...

T+

Responder

Gostei + 0

11/08/2004

Roberto Rossi

Vinicius.
Eu já conecto com o ip, pois meu ip é fixo. Meu servidor de internet é usado como gatway para o speedy, e para receber e-mails nas estações eu tenho que configurar o dns das estações (o dns é o da telefonica - 200.204.0.10 e 200.204.0.138). O que pode estar acontecendo é que quando a estação vai conectar ao banco, o firebird vai procurar o nome do outro servidor através desse dns. É um rolo, mas aceito sugestões...

Responder

Gostei + 0

11/08/2004

Vinicius2k

Editar o HOSTS das estações pode solucionar então... sugiro que faça o teste...

T+

Responder

Gostei + 0

12/08/2004

Roberto Rossi

Nada feito. Editei o hosts e o lmhosts:
192.168.0.1 servidor1

e não adiantou nada... só funciona rápido quando se tira o dns.

Responder

Gostei + 0

12/08/2004

Afarias

Fora usando o IP para conectar (o q não acho ruim) a solução q utilizo nesse caso é configurar um servidor de DNS interno (e informá-lo às estações no lugar dos servidores do ISP) e configurar esse servidor para transferir as chamadas q não conseguir resolver para o servidor de DNS do ISP.

Assim tenho um ótimo recurso de DNS pra minha rede local sem perder o DNS ´remoto´ (quando do acessos a páginas na internet por exemplo)

Mas só faço isso pq não gosto de configurar arquivos HOTS, mas até onde sei isso tb resolve pq o TCP sempre busca as entradas primeiro no hosts e só então vai para o DNS... (bom, esse é o procedimento normal né... mas nunca se sabe como as coisas estão implementadas por ai!! ;-) ) sendo assim é estranho q não tenha funcionado para vc.

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar