Problema de Logica ao Salvar e Exibir imagem no Form

06/04/2013

0

Boa Noite,

Estou precisando de um auxilio para resolver um problema de logica.

A questão é a seguinte:
Tenho um form onde será inserido uma imagem. O cliente clica no botão para inserir abre a janela de busca, seleciona a imagem, grava o caminho da imagem no banco, e exibe a imagem no cadastro. Todos esse faço esta ok, sendo realizado com sucesso.
Os componentes que usei foi TImage, TOpenPictureDialog.
A questão que surgiu e não consegui resolver foi a seguinte:
Quando vc salva no banco, o caminho que ele registra é o da origem da foto. porem, aqui surgiu o problema. Por curiosidade, resolvi remover a foto onde a mesma estava salva, para ver no que dava. Como suspeitei, apresentou um erro por causa da ausencia da foto.

Diante do Ocorrido, percebi, que a logica para resolver o problema seria, ao selecionar a foto na pasta de origem e clica no botao de selecionar da janela de busca a mesma fosse salva primeiro dentro da pasta do sistema, para só assim ser salva no banco e ser exibido no formulario de cadastro, pois é mais dificil do cliente excluir a pasta do sistema.

Tentei, usar TSavePictureDialog, mas não consegui montar esta logica.

Se alguem puder me ajudar, agradeço.
Flavio Silva

Flavio Silva

Responder

Posts

07/04/2013

Joel Rodrigues

Nesse caso você nem precisa do savedialog. Você pode copiar o arquivo direto, sem abrir uma caixa de dialogo com o usuário.
Ai você poderia copiar essa imagem para uma pasta do sistema, por exemplo, no OnBeforePost do dataset. Ou seja, antes de fazer o post, copiar a imagem, pegar o novo endereço e preencher o campo.
Se você mantiver uma pasta fixa, fica ainda mais fácil, pois você já saberia antecipadamente o endereço da pasta, completando-o apenas com o nome da imagem.
Sugiro, ainda, usar um tipo de código para identificar a imagem, como um número sequencial, para evitar sobreposição de imagens com mesmo nome.
abraço.
Responder

07/04/2013

Flavio Silva

Obrigado Joel.

Já tenho uma ideia de como fazer
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar