Fórum Problema em definir acesso de usuario. #344267
08/08/2007
0
preciso fazer uma tela de login que verifique se um determinado usuário tem acesso específico para cada tela do sistema, ou seja, cada usuário vai ter um acesso diferente.
bom como pensei em resolver:
eu criei na tabela usuario um campo para cada tela do sistema, pretendo quando for cadastrar verificar se o campo está com o valor positivo ou negativo.
como no sistema por padrão deixo todos os botões e atalhos desativados, eu coloco uma verificação para ver qual tela e quais botões a pessoa pode acessar.
aí gerou um problema:
na hora de criar o cadastro de usuário
eu percebi que vai ficar muito extensso para a pessoa que vai cadastrar, pois tinha pensado em colocar um checkbox para cada tela,
com isso tornaria de dificil manipulação o sistema.
gostaria que alguem pudesse me dar uma idéia pois nao sei como fazer de outra forma diferente.
desde já agradeço.
Felipe
Felipe-gsa
Curtir tópico
+ 0Posts
09/08/2007
Jubrovolski
Dê uma olhada no componente usercontrol. Ele tem controle de usuários e é um projeto open-source. www.usercontrol.net
abraços
Reuber
Gostei + 0
09/08/2007
Felipe-gsa
mas, dei uma olhada no site e s próprios criadores do componente não aconselham usar comercialmente.
bom o sistema que estou fazendo vai ser comercializado e não posso sofrer riscos de bug´s, que eu nao saia controlar.
mais agradeço a dica.
estou fazendo como pensei da primeira vez mesmo.
é mais garantido
estou a disposição por conselhos
t+
Felipe
Gostei + 0
09/08/2007
Fabiano Góes
meu método é o seguinte:
crio a tabela de usuarios com os campos normal, com um campo: Perfil que se relaciona com uma tabela de perfis de usuarios:
ex:
CREATE TABLE TABUSER ( ID_USER INTEGER NOT NULL, LOGIN_USER VARCHAR(12) NOT NULL, PASSWORD_USER CHAR(6) NOT NULL, PROFILE_USER INTEGER NOT NULL ); CREATE TABLE PROFILE ( PROFILE INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, TYPE_PROFILE VARCHAR(30), USER_SEL CHAR(1) DEFAULT ´F´, USER_INS CHAR(1) DEFAULT ´F´, USER_UPD CHAR(1) DEFAULT ´F´, USER_DEL CHAR(1) DEFAULT ´F´, CUSTOMER_SEL CHAR(1) DEFAULT ´F´, CUSTOMER_INS CHAR(1) DEFAULT ´F´, CUSTOMER_UPD CHAR(1) DEFAULT ´F´, CUSTOMER_DEL CHAR(1) DEFAULT ´F´ ); ALTER TABLE TABUSER ADD CONSTRAINT FK_TABUSER_PROFILE FOREIGN KEY (PROFILE_USER) REFERENCES PROFILE (PROFILE);
obs: pra cada tela eu crio os campos na tabela PROFILE:
tela_select, tela_insert, tela_update, tela_delete
assim crio os tipos de perfil e pra cada tarefa de cada tela eu dou o devido direito.
quando for criar o usuario apenas digo qual o tipo.
usando um ActionList fica facil controlar isso.
bom, essa éa minha idéia, espero ter ajudado.
abraço !!!
Gostei + 0
09/08/2007
Felipe-gsa
sua idéia é muito legal e implementavel em qualquer sistema.
mas aqui na empresa o dono nescessita que cada usuario tenha um aceesso diferente, nao é por niveis, infelismente.
mais muito obrigado.
o que eu gostaria de saber mesmo era se eu conseguia cadastrar de uma forma mais fácil esses usuários. por enquanto eu tenho 90 acessos vai saber daqui pra frente como vai ser e como vai subir!?
colocar um checkbox pra cada vai começar a ficar massante.
por enquanto eu coloquei, e coloquei umas opções para ele clicar e marcar todos os ´check´
t+
abraços Felipe
Gostei + 0
09/08/2007
Fknyght
A versão 2.30 esta em face de termino para lancamento da versao 3.0
Se quizer usar a versão 2.30 comercialmente, da para usar, mas te aconselho a usar a 2.20 final ok
[quote:40ddd99c9a=´felipe-gsa´]obrigado reuber pela dica.
mas, dei uma olhada no site e s próprios criadores do componente não aconselham usar comercialmente.
bom o sistema que estou fazendo vai ser comercializado e não posso sofrer riscos de bug´s, que eu nao saia controlar.
mais agradeço a dica.
estou fazendo como pensei da primeira vez mesmo.
é mais garantido
estou a disposição por conselhos
t+
Felipe[/quote:40ddd99c9a]
Gostei + 0
09/08/2007
Fknyght
ok. Qualquer duvida e so postar no forum do usercontrol ( www.usercontrol.net ) ou enviar para fknyght@usercontrol.net
estamos aqui para ajudar :)
[quote:becd6ec5d0=´felipe-gsa´]bom amigo,
sua idéia é muito legal e implementavel em qualquer sistema.
mas aqui na empresa o dono nescessita que cada usuario tenha um aceesso diferente, nao é por niveis, infelismente.
mais muito obrigado.
o que eu gostaria de saber mesmo era se eu conseguia cadastrar de uma forma mais fácil esses usuários. por enquanto eu tenho 90 acessos vai saber daqui pra frente como vai ser e como vai subir!?
colocar um checkbox pra cada vai começar a ficar massante.
por enquanto eu coloquei, e coloquei umas opções para ele clicar e marcar todos os ´check´
t+
abraços Felipe[/quote:becd6ec5d0]
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)