Fórum Problema no DBX com QREPORT. #43142
17/03/2004
0
Eu estou usando DELPHI7 / IB6 / DBX e QREPORT. Acontece que quando eu uso no QREPORT o componente QRGROUP e coloco na propriedade EXPRESSION o campo que eu quero para a quebra, ele dá erro no PREVIEW do relatório com uma mensagem dizendo que não é possível fazer isso num dataset unidirecional.
Eu tenho outros sistemas com PARADOX acessando como Table e funciona perfeitamente. Eu acho, não sei bem, que o QREPORT + QRGROUP não aceita trabalhar com DBX porque ele é unidirecional para SQLDATASET e SQLQUERY.
Só que eu não posso, agora, mudar de método de acesso porque já fiz muita coisa.
Alguem já passou por isso ??
Obrigado,
Airton :?
Airton Santos
Curtir tópico
+ 0Posts
18/03/2004
Afarias
(quando abrir o ClientDataSet, o sqlDataSet é automáticamente executado e os dados são transportados para a memória do ClientDataSet que é um DataSet bi-direcional)
T+
Gostei + 0
22/03/2004
Airton Santos
Deu certo !!. Valeu.
Porem eu tenho enfrentado um probleminha, que é contornável, porém perturba. Nos Relatórios QReport que eu tenho quebra (QRGROUP) e uma banda associada ao QRGROUP para dar os Totais (função SUM), só funciona se o campo no DataSet for float ou outro tipo diferente de NUMERIC(xx,xx). No DBCHART acontece a mesma coisa. A solução foi a seguinte: mudar todos os campos que eu manipulo em SUM no QReport ou DBChart para float, só que com isso eu terei problemas nos arredondamentos.
Mas, estou continuando e é o que importa !!
Mais uma vez,
Obrigado
Airton :D
Gostei + 0
22/03/2004
Afarias
O campo no IB não é o importante, verifique qual o tipo do TField. Só trabalho com campos NUMERIC (no IB) e não tenho problemas.
Por exemplo:: se os campos numeric representarem Inteiros de 64Bits (TLargeIntField) eles não poderão ser utilizados pelo TeeChart que não possui suporte a inteiros de 64 bits (no Delphi 5 pelo menos)
T+
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)