Fórum Problema serio (pelo menos pra mim) #189501

18/10/2003

0

Olá colegas, Alguem pode me ajudar

Estou desenvolvendo (tentando) um sistema para locação de fitas de vídeos e estou enfrentado alguns problemas na hora de selecionar os filmes que o cliente vai alugar levando em conta que ele possa levar mais de um filme o valor de cada filme e o total. O negocio e mais ou menos assim no form trabalho em cima de três banco de dados(paradox) o primeiro com o cadastro de fitas contendo titulo e valor da fita o segundo com cadastro de cliente e o terceiro onde vai conter dados do aluguel, nome do cliente, nome dos filmes com o valor e o valor total. Como funciona

Primeiro localiza o cliente através de um edit aonde o nome do cliente vai me aparecer em um dbedit (1º tabela)

procedure TF_pesquisa.Edit1KeyUp(Sender: TObject; var Key: Word;
Shift: TShiftState);
begin
socios.table1.FindNearest([edit1.text]);
end;

Segundo localizo o nome do filme com o valor do aluguel (2º tabela)

procedure TF_pesquisa.Edit2KeyUp(Sender: TObject; var Key: Word;
Shift: TShiftState);
begin
F_cadfitas.bd_filmes.FindNearest([edit2.text]);
end;

Terceiro, Localizado o filme com seu respectivo valor de aluguel. Como mostra abaixo faço isso com um filme de cada vez com um botão de grava para cada filme.(esse e o problema deve haver uma maneira mais fácil de se fazer isso usando apenas um edit para localiza o filme com o valor, gravar limpa e gravar outros eu tenho a lógica mais não como fazer. Bom mais seguir adiante)

procedure TF_pesquisa.BitBtn9Click(Sender: TObject);
begin
table1.FieldByName(´nome filme´).value:=dbedit4.text;
end;

procedure TF_pesquisa.BitBtn10Click(Sender: TObject);
begin
table1.FieldByName(´nome filme1´).value:=dbedit9.text;
end;

procedure TF_pesquisa.BitBtn11Click(Sender: TObject);
begin
table1.FieldByName(´nome filme2´).value:=dbedit11.text;
end;

procedure TF_pesquisa.BitBtn12Click(Sender: TObject);
begin
table1.FieldByName(´nome filme3´).value:=dbedit13.text;
end;

procedure TF_pesquisa.BitBtn13Click(Sender: TObject);
begin
table1.FieldByName(´nome filme4´).value:=dbedit15.text;
end;

Finalidade: gravar tudo isso na terceira tabela {aluga.db} incluindo o nome do cliente para confirmação na hora da devolução da fita
Ah! Ia esquecendo isso tudo também me da um valor total das fitas alugadas em um outro campo. Onde eu imprimo um comprovante para retirada da fita com os respectivos filmes alugados e o valor a pagar

Duvida: O problema e o seguinte como vocês podem ver consigo fazer tudo isso (com alguns probleminha) mais tenho certeza que existe uma maneira mais fácil e pratica de se fazer tudo isso como sou iniciante acho que estou indo pela maneira mais simples e ao mesmo tempo complicada ainda tenho muitos comandos do Delphi que ainda não estou familiarizado por isso não sei usar alguém pode me ajudar a simplificar isso, por favor, agradeço desde já qualquer de detalhes meu e-mail e

wagnernormando@ig.com.br ou wagnernormando@ibest.com.br ICQ 97405126

Wagner

Wagner

Responder

18/10/2003

Georgesilva

Caro Wagner
Há poucos meses desenvolvi um sistema para videolocadoras, por sinal esse sistema já foi vendido, mas pela experiência que tive posso te dar uma ajuda...
No meu sistema utilizei duas tabelas Paradox, nomeadas Tbcliente e Tbfilmes. Tbclientes continha informações do cliente como nome, telefone,endereço, cpf e Situação(Débito ou Ok) e Tbfilmes continha Título, Produtora, Formato e Ano.
O preço padrão era R$3,50 (estipulado por meus clientes), mas era alterável no formulário de locação.
Para cada finalização de locação, eu adicionava numa listbox uma linha que continha a data da locação, o nome do cliente, os títulos locados e o valor à pagar.

Um sistemas para vídeolocadoras não é difícil de ser elaborado e se quiser posso te ajudar paralelamente com esse projeto via e-mail.

Contate-me no e-mail: georgehaas@ibest.com.br

abraços.

Responder

Gostei + 0

18/10/2003

Henry

Brother pra fazer buscas, use o Tquery. Muito melhor.

Responder

Gostei + 0

25/10/2003

Wagner

caro colega

Se olhar melhor, vai que o problema não eh na busca

Responder

Gostei + 0

25/10/2003

Marcelo.c

Wagner, há vários aplicativos para locadora com código fonte disponíveis na Web.

Para você que está iniciando seria interessante dar uma olhada nos aplicativos prontos, personalizar e aperfeiçoar ao seu gosto.

É uma sugestão.

Estamos aí...

Responder

Gostei + 0

25/10/2003

Wagner

Pode me informar onde encontrar? tem um crazyII mais esse nao é completo, eu agradeço

Responder

Gostei + 0

26/10/2003

Lcquinhone

Evite pegar pronto, isso só vai confundir vc, pare um pouco e pense, analise do lado cliente a necessidade. Pense como se vc fosse o dono da locadora e mante primeiro no papel (lógica) depois passe pro Delphi.
Em um programa bem feito de locadora vc precisa ter:

-CadCliente
-CadFitas
-CadReserva
-EstoquedeLocação -> digamos que vc tenha 3 DVDs quando os três tiver locado, o usuário precisa saber, isso evita fica olhando na Prateleira igual bobo (já vi isso).
-Colocar infomação de Débito, se o cliente ficar devendo mais de X dias, coloca mensagem na tela.
etc etc etc

Responder

Gostei + 0

26/10/2003

Wagner

Caro Colegas, primeiro muito obrigado pelas dicas, mais tudo isso eu já tenho a minha duvida (por favor se puder ler novamente) e sobre como selecionar mais de uma fita para alugar sem ter usar varios dbedit´s e depois gravar em uma outra tabela alugar.db obrigado

Responder

Gostei + 0

27/10/2003

Tecrogerio

Caro Colegas, primeiro muito obrigado pelas dicas, mais tudo isso eu já tenho a minha duvida (por favor se puder ler novamente) e sobre como selecionar mais de uma fita para alugar sem ter usar varios dbedit´s e depois gravar em uma outra tabela alugar.db obrigado

Caro Wagner a melhor opção é usar um dbgrig para indicar os filmes.

mais esclarecimentos me passa um e-mail

Responder

Gostei + 0

02/11/2003

Wagner

Tudo bem,

Tenho o codigo da fita e nome da fita,
tem como atraves de um edit ou dbedit digitar o codigo da fita e aparecer no dbloockupcombobox que onde eu estou selecionando a fita e enviando para o dbgrid

Wagner

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar