Fórum problemas com backup e ibexpert #427932

02/11/2012

0

pessoal , o problema e serio

tenho um programinha que peguei na net que faz o backup utilizando o componente IB.... nao sei o restante do nome, ele faz o backup normal, mas quando restauro o banco de dados corrompe o arquivo para acesso comn ibexpert.

vou explicar melhor fiz o backup, para testar restaurei o backup feito, para verificar se o arquivo voltava completo e sem problemas. mas qual a minha surpresa não consigo mais abrir o banco de dados com o ibexpert, o gosado e que o sistema que fiz continua acessando o banco de dados normalmente , pegando os registros normal, mas se tento acessar polo ibexpert da a seguinte mensagem

Unsupported on-disk structure for file C:\FHENIX\CARTAO\DADOS\CARAJAS.FDB; found 32779, support 10

e nao me deixa abrir , sera que alguem tem uma solucao, ou algo a me aconcelhar

ate breve
Edson Melo

Edson Melo

Responder

02/11/2012

Claudia Nogueira

Será que você não está fazendo o backup vem uma versão do firebird e restaurando em outra?
Por exemplo, muitos programadores colocam as dlls do firebird/interbase na pasta do programa e todo o programa usa essa dll em vez das dlls da versão instalada no sistema operacional. Como o ibexpert usa a dll do firebird instalado no sistema operacional, tecnicamente o backup estaria sendo feito em uma e sendo restaurado em outra.
Verifica isso e volte a postar caso não seja isso.
Responder

Gostei + 0

02/11/2012

Gilvanio Gonçalves

Edson veja se este tutorial resolve o seu problema?.

Estrutura em disco não suportado para arquivo xxx.fdb; encontrados 32779 suporte, 10

link:[url]http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.firebirdfaq.org/faq80/&prev=/search%3Fq%3DUnsupported%2Bon-disk%2Bstructure%2Bfor%2Bfile%2Bc:%255C%2B%2B%2B%2Bfound%2B32779,%2Bsupport%2B10%26hl%3Dpt-PT%26biw%3D1024%26bih%3D571%26prmd%3Dimvnsfd&sa=X&ei=E3aUUPDqFoa69QS0z4HYBw&ved=0CCQQ7gEwAA[/url]

ou este passo:

unsupported on-disk structure for file C:\Teste.fdb; found 32779, support
> 10.

Parece que você tem o Firebird 1.5 ou 2.0 instalado, que suporta ODS
10 (On-disk Structure) e está tentando abrir um banco que foi criado
com FB 2.1, ODS 11 (Dica 32779 em hexa = 800B, deve ser erro de
conversão do IBExpert, mas importante é o B que indica ODS 11).

Faça o backup do banco com o FB mais novo e restaure no mais antigo

Abs.
Responder

Gostei + 0

03/11/2012

Edson Melo

ola claudia, pode ate ser o componente ib.. usa o interbase e e ven no delphi como padrao. pode ser que na hora de fazer o backup ele usa o drive interbase, e quando restauro da o conflito por eu estar usando o firbird, mas o mais gosado e que o sistema abre o arquivo normalmnnte não dando problema, mas vou verificar sua opiniao.
Responder

Gostei + 0

03/11/2012

Edson Melo

gilvvano, tambem desconfio do seguinte

uso o delphi 2010 o componente ib.. acho que da paleta ibx para fazer o backup, mas o meu ibexpert e uma versao antiga, pode ser imcompatibilidade, mas pensando bem antes de criar o backup o ibexpert abre o banco de dados normalmente. o problema so acontece depois que restauro

tenho que resolvar , pois meus sistema não contam com uma opcao de backup, para salvar o bd, fiz um outtro programinha para backup mas este não confio muito , pois ele compacta o banco de dados inteiro atravez de um componente que tenho, não confio muito neste processo, mas e o que esta me ajudando, por isso quero ver se resolvo este conflito para poder comecar a usar este ultimo

fico no aguardo, para ver se conseguimos resolver

os arquivos corrompidos, corrompidos e um modoo de dizer , pois o sistema acessa normalmente , so não consigo acessar com o ibexpert, ppor isso digo que esta corrompido. mas continuandoo com o raciocinio eu poderia continuar a usar mesmo com este problema, mas se eu precisar acessar as tabelas nao teria como, fica dificil mesmo
Responder

Gostei + 0

03/11/2012

Claudia Nogueira

Por que você tem o interbase e firebird instalados? Deixa só um.
Responder

Gostei + 0

03/11/2012

Gilvanio Gonçalves

Edson, para solucionar, ou seja localizar o porque do erro, tente como a Claudia sugere, deixe Temporariamente só um dos dois instalados,o interbase ou o firebird, por questão até de versão sugiro deixar o interbase.
testa tendo um só instalado, e nos fale se o erro persiste.

eu disse Temporariamente, se caso não der erro usando somente o interbase, depois vc poderá fazer o teste somente
com o firebird, ai vc sabéra se o erro consiste dele, assim poderemos analizar questão de versão e outros fatores que provocam o erro que vc postou,sendo enviado pelo firebird.
Responder

Gostei + 0

05/11/2012

Valnei Reis

Boa tarde amigo

Eu particularmente trabalho somente com Firebird. Arrumei na net um pequeno aplicativo que fica na bandeja do sistema e em determinados horários ele faz backup automático, mesmo com a base aberta, mas aquela informação que estava sendo processada no instante do start do backup, ela não é copiada, mas isto não é problema, visto que no próximo horário ele vai estar lá. Já tive que restaurar o backup do cliente tempos atrás e tudo deu muito certo.
Se vc quizer posso lhe enviar por e-mail e a todos que necessitarem também, é só pedir, ele é pequeno e muito funcional.
Para mim resolveu o problema de backup, pq faz backup no pen-drive que fica constantemente na máquina e obtive um indice satisfatório em seu uso.

Segue meu e-mail para pedidos:
objetivacreator@hotmail.com

Um forte abraço
Valnei
Responder

Gostei + 0

05/11/2012

Vtrx

não é boa idéia usar exe de terceiros a menos que o código esteja disponível,pois todos que tem auma aplicação com banco de dados é capaz de programar uma rotina de backup desde que seja orientado corretamente.
Responder

Gostei + 0

07/11/2012

Edson Melo

claudia e o seguinte tenho os dois tanto o firebird como o interbase, vou tentar tirar o interbase, pois acho que se eu deixar o interbase e tirar o firebird tudo deve funcionar. pois o componente que e usado e da palheta interbase acho que e o IBBackup (achei ele nesta palheta do delphi). ja que ele esta la tudo odeve funcionar com o interbase. e como eu uso o firebird deve dar este erro ai, pois o componente usa o formato do interbase para fazerr o backup e eu quando restauro acesso com firebird, por isso da a mensagem que da dizendo que a extrutura e incompativel.

mas penssei em uma outra opcao se alguem puder me ajudar mando o fonte deste sistema de backup para que testem e analizem. quem quiser me mande o endereço de email para poder mandar o fonte. se fizerem agradeço muito a ajuda.

ola Valnei Henrique dos Reis, claro que quero pois esta opçaõ de backup ta me deixando de cabeça quente. pois tenho um sistema muito bom e que o pessoal elogia , mas não tenho um backup que me atenda. apesar que acredito e confio no firebird, tenho clientes com mais de 1 ano que nunca me ligaram , por causa de arquivo corrompidos ou coisa assim , apesar que nesta cidade a energia eletrica e uma merda, falta toda hora, e mesmo assim o banco de dados esta aguentando bem. mas tenho que prevenir uma hora desta poderei ter uma surpresa, e não terei backup.

meu email e fhenixsistemas@hotmail.com se puder me enviar agradeço. tenho uns programinhas de backup do tempo do firebird 1.5 que tambem da a opção de escolher dias da semana e horas de backup, me parece bom mas não consegui colocar para rodar. pode ser que seja o mesmo seu , mas se não for agradeço.

ola vtrx, como disse a uns post atraz, tenho um programa de backup baseado em um componete que tenho para compactaçaõ de arquivos. usei este componete para fazer o backup, meu programinha simplesmente compacta o banco de dados inteiro e guarda em uma pasta. mas não acredito muito neste tipo de soluçaõ. sempre funcionou e bem e ja precisei muitas vezes , pois naquele tempo eu usava o paradox, e este gerenciados e muito medroso , qualquer oscilação da maquina ele trava o banco de dados, e meu sisteminha de backup feito com este componente funciuonou e resolveu meu problema.

mas agora queria uma forma mais funcional e segura.

a todos eu agradeço, e reintero que se quiserem mando o programa de backup que esta me dando problemas para voces analizarem e me ajudarem a solucionar esta dor de cabeça que tenho.

ate breve

conto com a colaboração de todos para o sucesso deste post

atenciosamente

edson garcia de melo
Responder

Gostei + 0

07/11/2012

Edson Melo

so para completar vtrx, tenho o codigo fonte de tudo que falei, mesmo dos programas que pego na net. não gosto de usar programas fechados, por motivo ode não poder melhorar o que ja achoi que ta bom
Responder

Gostei + 0

07/11/2012

Claudia Nogueira

Você não precisa ter o interbase instalado só porque usa os componentes da paleta interbase. Se você não tem nenhum software que usa interbase, não precisa instalar, os componentes irão funcionar com o firebird.
Responder

Gostei + 0

07/11/2012

Edson Melo

claudia mas sera que o componete internamente utiliza o arquivo no formato do interbase, mesmo so tendo o firebird instalado.

mas mesmo assim vou tentar sua sugestão, depois te post a resposta tomara que tenha razão. mas não oacredito que seja isso o causo.

funcionaria normalmente se eu tivesse o firebird 1.5 que a estrutura era igual ao interbase. ai acho que funcionaria com um ou com outro, mas uso o Firebird 2.5 e o interbase que vem com o delphi 2010, a muito tempo a estrutura entre os dois tipos de arquivos e diferente mas vou tentar sua sugestão, depois te informo
Responder

Gostei + 0

07/11/2012

Claudia Nogueira

Sim, funciona normalmente somente com o firebird instalado de qualquer versão.
Eu uso dessa forma há mais de 5 anos.

claudia mas sera que o componete internamente utiliza o arquivo no formato do interbase, mesmo so tendo o firebird instalado.

mas mesmo assim vou tentar sua sugestão, depois te post a resposta tomara que tenha razão. mas não oacredito que seja isso o causo.

funcionaria normalmente se eu tivesse o firebird 1.5 que a estrutura era igual ao interbase. ai acho que funcionaria com um ou com outro, mas uso o Firebird 2.5 e o interbase que vem com o delphi 2010, a muito tempo a estrutura entre os dois tipos de arquivos e diferente mas vou tentar sua sugestão, depois te informo
Responder

Gostei + 0

07/11/2012

Edson Melo

claudia me esqueci de dizer o seguinte , o meu programa acessa a base de dados normalmente quando restauro, por isso o problema não e meu sistema e sim o IBexpert ele e que não deixa eu abrir mais o banco de dados.

meu programa abre normalmente, a case de dados.
Responder

Gostei + 0

07/11/2012

Claudia Nogueira

Isso ocorre justamente por que o IbExpert pode estar utilizando dlls do interbase e seu sistema usando o firebird.

claudia me esqueci de dizer o seguinte , o meu programa acessa a base de dados normalmente quando restauro, por isso o problema não e meu sistema e sim o IBexpert ele e que não deixa eu abrir mais o banco de dados.

meu programa abre normalmente, a case de dados.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar