Fórum Problemas com FB-2.1 X FB-1.5.3 #60721

28/06/2009

0

Ola bom dia a todos.

Caros amigos, tenho o seguinte problema:

1-Estou usano o FB-1.5.3 e estou migrano para o 2.1, na minha maq. fiz a conversao e funcionou tuo bem, ´na minha maquina´.
Na maq. o cliente, desinstalei o FB-1.5.3 e instalei o FB-2.1, mas quano abro o programa, eh exibio a msg: ´0x0005 - Operation not supported.
Se tento abrir um relatorio outra msg eh exibida ´DBEXPRESS ERROR UNKNOWN ERROR CODE 65535´.
O problema eh q nao consigo DEBUGAR, pois na minha maq. este erro nao acontece.

2-Em uma maq. formatada, com Win-XP, instalei o FB-2.1 e quano fui rodar o programa, foi apresentado a seguinte msg: ´Erro BGENG.LL / RWTSN32.exe´, nao encontrao.
Solucao, instalei o FB-1.5.3 e resolvi o problema, temporariamente.
Obs: este erro nao aparece em todas maq., isto q eh estranho.

Agradeco desde jah, a quem puder ajudar.

ANT.CARLOS/SP

Ant.carlos/sp

Ant.carlos/sp

Responder

28/06/2009

Ant.carlos/sp

Ola, ainda continuo com esta icognita.
Formatei um maq. e fiz o procedimento padrao, funcionou.
Formatei a maq. do cliente e não funcionou.
:oops: , se ja nao basta varios problemas, agora + esta.

Pesquisei na net e segui um prodecimento para ver se meu banco tem algum erro de conversao, mas nada. Veja o procedimento abaixo.
Acho q tenha feito certo, pois nenhum erro foi retornado.
Mas o ISQL eh meio estranho, as vezes vc nao sabe se esta certo ou errado, as vezes nenhuma msg eh gerada, mm q esteja errado, ...

De qualquer forma se alguem puder fazer fazer um passo a passo, sobre o procedimento abaixo ou tiver uma sql pronta para rodar no IBEXPERT, agradeco.

100+

ANT.CARLOS :(

=====================================

MÉTODO ´A´

Para os passos a seguir, o banco de dados já deve estar na ODS 11.1 (significando que, caso seu banco tenha sido criado em uma versão anterior do FB, você deve fazer um backup e restaura-lo no FB 2.1).

Antes de começar, faça uma cópia do seu banco de dados.

Para cada um dos passos descritos a seguir, é aconselhável que você reconecte no banco de dados.

Passo 1. Criando as procedures no banco de dados

1.isql database.fdb
2.SQL> input ´misc/upgrade/metadata/metadata_charset_create.sql´;
Passo 2. Verificando o banco de dados

1.isql database.fdb
2.SQL> select * from rdb$check_metadata;
A procedure rdb$check_metadata vai retornar todos os objetos que foram afetados por ela.

Caso não retorne um erro/exceção, significa que sua metadata está OK e você pode ir direto para o passo 4 (abaixo). Caso contrário, o primeiro objeto com problemas é o último listado antes de ocorrer a exceção.

Para corrigir a metadata, é necessário saber com qual charset o objeto foi criado. O script de upgrade funcionará corretamente apenas se toda a metadata foi criada com o mesmo charset.

Passo 3. Corrigindo a metadata

1.isql database.fdb
2.SQL> input ´misc/upgrade/metadata/metadata_charset_create.sql´;
3.SQL> select * from rdb$fix_metadata(´WIN1252´); -- troque WIN1252 pelo charset apropriado
4.SQL> commit;
A procedure rdb$fix_metadata retornará os mesmos dados que a procedure rdb$check_metadata, mas irá alterar o texto da metadata.

A procedure deve ser executada apenas uma vez! Depois disso, poderá ser apagada.

Passo 4. Removendo as procedures de atualização

1.isql database.fdb
2.SQL> input ´misc/upgrade/metadata/metadata_charset_drop.sql´;

=============================================

Responder

Gostei + 0

29/06/2009

Webjoel

Olá!

Olha amigo, na verdade o processo de migração muito simples, você só precisa fazer um gbak na versão antiga e retaurar na nova versão.

Partindo de que você fez isso no cliente deveria estar funcionando, lembrando que é importante trocar a fbclient.dll para a nova versão também caso exista alguma antiga na máquina.

Os procedimentos camabam aqui para migração.

Dúvidas:

1 - O sistema funciona em algumas partes e outras não?

2 - Quais os componentes de acesso a dados você está utilizando?

Responder

Gostei + 0

29/06/2009

Ant.carlos/sp

Olá WegJoel, blz.

Então, depois de tanto verificar, descobri q na importacao tem uma tabela que não abre ´CADASTRO PRODUTO´.
Usando o IbExpert, consigo abrir todas tabelas, menos esta.
Mas o interessante é na minha maq. de desenvolvimento o programa a abre sem problema, fia teste em outra maq. na minha Rede, tbém funciona, mas na maq. do cliente não.

Fiz o teste p/ verificar erro na importação, mas nada é retornado, vou procesegui com os teste até descobri o q esta de errado.
Momentaneamente, tive voltar a inst. o FireBird 1.5.3.

Curioso, numa outra maq. de um cliente formatada, com XP, o programa acusou a falata de uma dll, tbem tive q inst. o fb-1.5.3.

Bom sem,
desde já meus agradecimentos

ANT.CARLOS/SP

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar