Fórum Problemas com mensagens #389916
04/11/2010
0
Olá a todos.
Sou novo no fórum e ultimamente estou presenciando um problema chato que vem ficando cada vez mais frequente. Gostaria de dizer que já procurei pela solução mas não obtive sucesso, a única dica que encontrei não me ajudou muito. Portanto decidi criar esse tópico em busca de ajuda.
Enfim, sem mais delongas, o meu problema é o seguinte: Trabalho com Firebird 1.5 e 2.1. Geralmente, ele fica instalado numa máquina e diversas máquinas acessam o banco pela rede, ou seja, situação normal do dia a dia. Em algumas máquinas de alguns clientes nossos, porém, está acontecendo uim problema que atrapalha muito autilização de nosso sistema. O firebird não anda retornando mensagens de erro e exceptions, invés disso, ele retorna somente "@1 @1 @1", o que deixa o usuário e nós mesmos sem saber o que está acontecendo.
Até mesmo no ibexpert, quando selecionamos uma coluna inexsiteste num select por exemplo, ele diria qual o nome da coluna que não existe e em qual linha, mas ele retorna o nome como @1 e a linha @2.
O mais estranho que, numa mesma rede, isso só acontece com poucos computadores, na maioria das vezes, ocorre em apenas um. A única direção que conseguimos obter em nossas pesquisas foi que poderia estar relacionado com a versão da gds32.dll da máquina que acessa o servidor, podendo essa estar desatualizada. Porém, trocamos a dll das máquinas em questão e não nos ajudou muito.
Sobre sistema e versão do Firebird, de início pensamos que fosse problemas com sistemas mais novos, pensamos que fosse uma incompatiblidade com o Windows 7. Porém, nessa utlima semana, ocorreu um caso numa máquina com Windows XP. Não sei dizer é problema de versão do Firebird, mas creio que está ocorrendo mais no Firebird 2.x.
Enfim, se alguém poder nos ajudar, agradeceríamos muito. Qualquer direçionamento é muito bem vindo.
Obrigado a todos.
Proinfo Proinfo
Curtir tópico
+ 0
Responder
Emerson Nascimento
a biblioteca gds32.dll é do Interbase e geralmente é mantida com esse nome somente para compatibilidade. Procure por todos os arquivos fbclient.dll e gds32.dll e mantenha apenas um na máquina. Pode ter na pasta Windows, Windows\System[32], na Pasta do FB... dê preferência ao arquivo fbclient.dll e apague todos os arquivos gds32.dll.
Então:
- nas máquinas onde há o FB instalado, deve haver 2 fbclient.dll: um na pasta bin do FB e outro na pasta Windows\System[32].
- nas máquinas onde NÃO há o FB instalado, deve haver 1 fbclient.dll: na pasta Windows\System[32].
Então:
- nas máquinas onde há o FB instalado, deve haver 2 fbclient.dll: um na pasta bin do FB e outro na pasta Windows\System[32].
- nas máquinas onde NÃO há o FB instalado, deve haver 1 fbclient.dll: na pasta Windows\System[32].
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)