Problemas com o Help no D2005

08/11/2005

0

Olá, instalei meu Delphi 2005, somente Win32, porém quando iniciei deu um erro no pacote html help, aí marquei pra nao exibir novamente, e agora não tenho o help mais... alguem ja passou por isso? Como arrumo?


Desde já agradeço


Titanius

Titanius

Responder

Posts

08/11/2005

Michael

Olá!

Eu já passei por isso, mas não por usar apenas Win32. No meu caso, eu instalei o Visual Studio 2005 Beta, com o Delphi 2005 já instalado, e ele, o VS 2k5, usa o MS Document Explorer 8, enquanto o D2005 usa o 7. Então a instalação do VS mudou no registro as chaves que referenciam o sistema de help HTML default do Windows para a versão 8, e fiquei sem help no Delphi.

Consegui contornar o problema alterando uma chave no registro manualmente. Pesquisei aqui mas não achei o site (acho que era o Quality Central da Borland). Dá uma olhada no Google postando a mensagem exata do erro. Foi assim que funcionou para mim. E poste-a aqui tbm, para ajudar os que passam/passarão pelo mesmo problema.

[]´s

[]´s


Responder

08/11/2005

Titanius

Valeu Michael...


Só tem um probleminha, eu apertei a droga do botão de Não Exiba mais este erro, ou seja, ele não está mais mostrando o erro :( Teria alguma forma de descobrir isso?

P.S.: Eu tenho o VisualStudio tbm, deve ser por causa disso... mais o meu VS foi instalado antes do D2k5


[]s


Responder

08/11/2005

Michael

No menu Components, clique em Installed packages (acho q é isso no Delphi 2005). Na lista que vai aparecer, estão todos os pacotes carregados junto como Delphi. Como vc disse ´não´ no erro do htmlide90.bpl, ele deve estar desmarcado nesta listagem (não está com esse nome, e sim algo como ´Borland Help System´, etc). Marque-o e o pacote será recarregado. Nesta hora deve aparecer a mensagem de erro novamente.

Não tenho o Delphi 2005 aqui na empresa, senão te dava instruções mais precisas.

[]´s


Responder

08/11/2005

Titanius

Michael,
Instalei todos o shtml.* que tinha, não deu nenhum erro, e quando eu vou no help fala:
No topic-based help system instaled


[]s


Responder

08/11/2005

Michael

É isso mesmo então: o Document Explorer está setado para outra versão, que não é a 7.

Vou ver se me lembro do site onde achei qual chave do registro se deve alterar.

[]´s


Responder

08/11/2005

Michael

Achei alguma coisa: http://support.borland.com/thread.jspa?threadID=95&tstart=60 .

Me esqueci que vc tbm pode tentar desinstalar e reinstalar o .NET 1.1. Mas tente primeiro a chave no registro.

Diga se conseguiu.

[]´s


Responder

08/11/2005

Titanius

Blz cara, vc vai salvar minha patria hehe..

Deixa só te perguntar uma coisa, vc que mexe bem nos delphi 7 e 2k5, Estou iniciando um projeto, projeto de conclusãode curso, que futuramente terá respaldo financeiro... para Win32.. você acha melhor iniciar no Delphi 2k5 ou no Delphi 7?
Já que parece que o D7 foi descontinuado...

[]s


Responder

08/11/2005

Titanius

Seguinte Michael,

Foi lá no local on Regedit, e não tinha nada de DExplorer.exe, pois bem.. foi e adicionei.. fui no delphi e nada... mesmo erro... reparei que depois que eu dei um install package lá nos html, ele dá erro de memoria no htmlide90

acho que vou começar do zero... remover todo meu d2k5, e .NET, instalar novamente... talvez de certo... hehe


[]s


Responder

08/11/2005

Michael

Bom, a maioria diria, ou melhor, gritaria, com certeza, ´Delphi 7´, mas eu nãoacho esta pergunta fácil de responder.

Ambas as versões têm seus pontos fracos e fortes. O Delphi 7 é muito rápido, tanto para carregar qto para se trabalhar no IDE. Já a versão 2005 demora mais um pouco, e alguns bugs no IDE testam sua paciência qdo se trabalha durante muito tempo com ele.

Por outro lado, o Delphi 2005 introduziu conceitos muito interessantes, tanto no IDE qto na Delphi Language, como classes abstratas, namespaces, comando for in, alguns recursos de um pseudo-refactoring etc. Esses novos features, se estivessem presentes no Delphi 7, fariam dele o melhor de todos.

Na última empresa que trabalhei, até dois meses atrás, eu usava a versão 2005 muito bem. Tirando alguns bugs no IDE, com já mencionei, tudo ia muito bem. No meu emprego atual, usamos a versão 7, e tbm não tenho o que reclamar. Uso o CnPack, como já citei em outro post (acho q vc comentou nele tbm não foi), e me ajuda bastante.

Se vc estiver na dúvida sobre comprar ou não o Delphi 2005, se já não o fez, eu recomendo que espere até o final deste ano (ou até semana q vem), para ver o DeXter, ou Borland Developer Studio 4.0, mais comumente chamado de Delphi 2006. Pelos comentários que lí do Guinther Pauli, que está na DevCon (a BorCon americana), os novos recursos e melhorias prometem. Confesso que estou ancioso para ver esta nova versão. O link destes comentários está na página do ClubeDelphi.

Bom, acho q não ajudei muito né? :oops:

[]´s


Responder

08/11/2005

Michael

Antes de desinstalar o Delphi todo, faça isso apenas com o .NET 1.1. Comigo foi a solução encontrada. O registo do Windows quem usou foi um colega de trabalho, mas com ele funcionou legal.

[]´s


Responder

08/11/2005

Titanius

Valeu michael... acho que vou esperar o Delphi 2006.... hehe.. já que nao tenho pretencoes de desenvolver pra .NET.. hehe

Obrigado,
Fellipe H.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar