Fórum Problemas com uso de campo agregado com relacionamento mestre-detalhe #418393

13/06/2012

0

Como eu resolveria meu problema, com conjunto de dados fazendo mestre-detalhe, onde no meu cenário preciso somar o total de parcelas de uma determina conta, onde a multiplicidade é de n parcelas para 1 conta.

O que pude perceber é o seguinte: sem utilizar filtros no conjunto mestre, ao trocar a posição do curso para o outro registro a soma que é feita no campo agregado é em cima de todo o conjunto de dado existente no banco de dados, e não obedecendo a regra de mestre-detalhe pelo masterfield que é associado com a pk do conjunto mestre e uma fk no detalhe.

Somente consigo resolver este problema com refresh no conjunto detalhe após a trocar do cursor para outro registro.

Como poderei resolver isto sem ter que toda vez que trocar o registro refrescar o conjunto detalhe.

Detalhe: Estou usando a engine dbexpress (SQL) com componentes do data access (ClientDataSet, Provider e DataSource) e componentes data aware da paleta data controls.
Filipe Sousa

Filipe Sousa

Responder

13/06/2012

Marco Salles

Num entendi

Vc esta dizendo que o Agreggate esta somando todos os registros e não somente o registro do detalhe ??

seria isto ??

Mas de qualquer modo pesquise por Agrupmamento de aggregates
Responder

Gostei + 0

18/06/2012

Filipe Sousa

Isso, o campo agregado faz a soma de todos valores de todos registros da tabela, não os registros que fazem mestre-detalhe.

Tentei implementar o agrupamento de campo agregado, criei um índice no clientdataset detalhe, apontei o campo agregado para o índice mas estou fazendo algo de errado e não sei corrigir.

Quando aponto o campo agregado para o índice, o expressão do campo agregado não mais é aplicada, é como se setasse ele como inativo.

Alguma sugestão ai ?
Responder

Gostei + 0

18/06/2012

Marco Salles

So uma dúvida , vc esta utilizando NestedDataSet para fazer o Mestre / Detalhe ???
Responder

Gostei + 0

19/06/2012

Filipe Sousa

nossa brother, que dificuldade para entender meu problema, sim estou fazendo NestedDataSet.
Responder

Gostei + 0

19/06/2012

Filipe Sousa

caramba cara...ninguém será capaz de resolver este probleminha meu ???

Não é possível isso.
Responder

Gostei + 0

21/06/2012

Eduardo Silva.

nossa brother, que dificuldade para entender meu problema, sim estou fazendo NestedDataSet.

A educação é o que resta depois de se ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola.
(ALBERT EINSTEIN)

Responder

Gostei + 0

25/06/2012

Filipe Sousa

Obrigado pela ajuda e força de vocês do blog, vejo que se um dia precisar de uma ajuda técnica de vocês será difícil conseguir por parte de vocês, falo isto pois tinha urgência com este problema e vocês claro muito solícitos atenderam ao meu chamado.

Agradeço de qualquer forma.
Responder

Gostei + 0

25/06/2012

Carlos Júnior

Não vejo porque você esta tendo dificuldade de fazer o campo agregado respeitar o mestre-detalhe para fazer o calculo. Uso campos DataSetFields e consigo fazer isso sem nenhum problema.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar