Problemas com Watch do Delphi 6

14/05/2008

0

E aí galera,

Estou com um problema que surgiu recentemente no meu Delphi 6, e não faço nem idéia do que possa ser.

Eu costumo usar o Watch List para obter valores de variáveis e de campos de tabelas. Utilizo a seguinte sintaxe no Watch quando quero saber o valor de um campo da tabela.

Qry_Pessoas.GetFieldValue(´Cidade´)

Até alguns dias isso funcionava perfeitamente, mas de uma hora para outra, simplesmente não funciona mais e quando eu adiciono essa sintaxe no Watch, me retorna a seguinte mensagem:

Qry_Pessoas.GetFieldValue(´Cidade´) = Undeclared Identifier: String

Caso eu faça um Inspect na expressão, ´parece´ que o Delphi 6 coloca a minha expressão entre aspas simples, fazendo com que seja uma String, sendo que não é.

Não sei se consegui ser claro, mas espero alguma ajuda!

Abraços!


Tvpacheco

Tvpacheco

Responder

Posts

16/05/2008

Lucas Silva

Tente assim:

Qry_Pessoas.FieldByName(´Cidade´).AsString



Responder

16/05/2008

Tvpacheco

E aí Lucas,

Cara, do jeito que você pediu para mim tentar, já não estava funcionando antes. Quando o FieldByName parou de funcionar, foi implementado nos componentes de acesso que a gente usa lá...o GetFieldValue, que também parou de funcionar. O que achei interessante nisso tudo, é que nem o DateToStr por exemplo funciona. Acontece a mesma coisa que o FieldByName. Conversando com um dos colegas mais experientes da empresa, ele me deu uma dica que pode vir a resolver, mas só vou poder testar isso segunda-feira, caso dê certo eu posto aqui!

Se alguém tem mais alguma idéia do que possa estar ocorrendo, fico muito agradecido, pois ficar debugando programa com showmessage ninguém merece!


Responder

21/05/2008

Tvpacheco

O Teste que eu fiz, acabou não resolvendo o problema. Tínhamos pensado que poderia ser algo relacionado a alterações que havíamos feito no QuickReport, sendo que este foi customizado aqui na Empresa. Como nosso Delphi aponta para a pasta C:\Arquivos de Programas\Borland\Delphi6\Projects\BPl e nessa pasta contém o .bpl e o .dcp do QuickReport, achamos que poderia ser isso. Mas infelizmente não resolveu o problema.

Alguém tem alguma idéia, ou já teve esse problema também?

Desde já agradeço.


Responder

02/06/2008

Tvpacheco

Alguém tem idéia do que possa estar ocorrendo com o Watch do Delphi ou já passou por este problema?

Desde já agradeço!


Responder

02/06/2008

Emerson Nascimento

você tem alguma unit própria na lista de uses do Delphi?
se tiver, coloque-as no início da declaração, deixando as do Delphi no final. Creio que alguma unit possa estar redeclarando algo do Delphi de forma inadequada.
Por exemplo: existe a função Date, que está na unit SysUtils. se você criar uma função Date dentro do seu programa, essa sua função será chamada ao invés da função do Delphi.

veja se não é algo desse tipo...


Responder

04/06/2008

Tvpacheco

Emerson, fiz o procedimento que você pediu, porém continua com o mesmo problema. Parece que as funções do Delphi não são localizadas pelo Watch. Funções como DatetoStr e FieldByName, não funcionam de jeito maneira. A função que tinha sido implementada por nós (GetFieldValue) também parou de funcionar. Já estamos pensando em reinstalar o Delphi, porém esse é um processo um tanto quanto demorado e custoso, em função de trabalharmos com ThinClient e termos diversos detalhes para serem cuidados na reinstalação do Delphi.
Já vi que algumas pessoas tiveram este problema e a solução que foi dada como sugestão nós não podemos utilizar pois trabalhamos com pacotes (.BPL) ou seja, as bpls do Delphi não são compiladas juntamente com nossos projetos.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar