Fórum Procedimento Aniversariantes do mes #177791
27/08/2003
0
Como faço um procedimento para me retornar os aniversariantes do mes?
Eu tenho minha tabela em paradox com o campo data_nasc, queria retornar os aniversariantes do mes corrente.
se tiver retorno por favor nao mande comndo em SQL que eu nao sei
Muito grato desde já
Eu tenho minha tabela em paradox com o campo data_nasc, queria retornar os aniversariantes do mes corrente.
se tiver retorno por favor nao mande comndo em SQL que eu nao sei
Muito grato desde já
Marcelototini
Curtir tópico
+ 0
Responder
Bacalhau
O estimado marcelo não quer SQL, portanto não vai ter SQL!!! Agora nem pedindo!!! :lol:
Partindo do princípio que o campo data_nasc é do tipo TDateTime, crias uma variável do tipo string e escreves os seguinte código:
var mes_table : string;
mes_actual : string;
// vou capturar o mês lido da tabela Paradox
mes_table := copy(datetostr(table1.fieldbyname(´data_nasc´).asstring,4,2);
// vou capturar o mes do meu sistema
mes_actual := copy(datetostr(now,4,2));
if strtoint(mes_table) = strtoint(mes_actual)
then showmessage(´Uau! O chuchuzinho faz anos este mês!!!´);
Brincadeira à parte, este código funciona para formatos onde o mês comece na quarta posicao: por exemplo, em 25-12-2003 (Natal) o mês começa na quarta posição mas a mesma data representada por 2003/25/12, começa na posição 9. Tudo depende do formato do teu sistema. Se houver diferença, altera a posição na função ´Copy´ (é o valor 4 que tens de verificar)
Abraço do bacalhau
Partindo do princípio que o campo data_nasc é do tipo TDateTime, crias uma variável do tipo string e escreves os seguinte código:
var mes_table : string;
mes_actual : string;
// vou capturar o mês lido da tabela Paradox
mes_table := copy(datetostr(table1.fieldbyname(´data_nasc´).asstring,4,2);
// vou capturar o mes do meu sistema
mes_actual := copy(datetostr(now,4,2));
if strtoint(mes_table) = strtoint(mes_actual)
then showmessage(´Uau! O chuchuzinho faz anos este mês!!!´);
Brincadeira à parte, este código funciona para formatos onde o mês comece na quarta posicao: por exemplo, em 25-12-2003 (Natal) o mês começa na quarta posição mas a mesma data representada por 2003/25/12, começa na posição 9. Tudo depende do formato do teu sistema. Se houver diferença, altera a posição na função ´Copy´ (é o valor 4 que tens de verificar)
Abraço do bacalhau
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)