Procurando dica para desenvolvimento

15/06/2015

0

Olá caros colegas! :D
essa é minha primeira postagem no forum pois o site sempre foi muito claro. Bem... sem mais delongas eu gostaria de deixar algumas coisas claras sobre minha, se é que pode ser classificada como dúvida...

1º Possuo um contrato de confidencialidade muito rígido, portanto farei referencias as funções que o sistema atual está rodando (VBA), bem provavel que algumas referencias saiam muito confusas e será quase certeza que algumas coisas que vu dizer possa confundir o leitor.
2º Não trabalho exatamente na área de desenvolvimento, mas sou o mais próximo disso na empresa, conheço o básico de programação, tais como: Java, SQL, VB.Net, Assembly, PHP e WEB(creio eu que seja essa a referencia para HTML e CSS).
3º Posso utilizar o servidor de arquivos destinado unicamente ao setor que trabalho, onde é armazenado documentos que são acessados por todos os usuário desse setor, porem com algumas restrições, o software a ser instalado de ser totalmente FREE, não posso comprar o software e doar a empresa, mesmo que eu fizesse isso não poderia deixalo rodando no server e essa aplicação só sera acessada pelos usuários desse mesmo setor, talvez futuramente pode ser expandido a nível nacional, mas por enquanto pensamos em um setor com acesso de 50 pessoas a esse servidor (Linux, cujo qual não sei a distribuição exata).
Acho que é isso, qualquer coisa estarei aqui para esclarecer alguma possível dúvida sobre o que eu tenho "em mãos".

Aplicação atual:

O usuário preenche alguns campos referente ao documento final, em formato de fomulário no Access, e é armazenado temporário nesse banco, e cada um se tornando um registro de forma separada que será transportado em mala direta para um documento Word pré montado, que define o documento final para ser impresso.
De cada "sistema" é enviado para uma especie de contador que aponta quem, quando e que tipo de documento foi confeccionado, e disso tudo é contabilizado por consulta de planilhas do Excel para demonstrar produtividade de cada membro do setor e o setor como um todo, dividido por semana, origem, ano e um pequeno caso em especial.

Deficiências:
Cada usuário possui uma copia do sistema de confecção de documentos + backup individual e 104 documentos pré-montados de Word. Totalizando então 10,6Mb de espaço, isso x59 que daria mais ou menos 3,6Gb fora os relatórios.

Pretensão:
Unificar com uma linguagem, desenvolver mais aplicações, não só pra gerar documentos finais, ou basicamente uma aplicação que eu possa ser livre pra desenvolver e expandir facilmente e também inserir recursos ou alterar.

Limitações:
Como eu disse acima, o software a ser instalado deve ser totalmente livre.
Dependo de autorização de muitas pessoas, porém é possível conseguir bastante coisa fazendo uso da burocracia interna.
Não possuo a configuração exata do Server.


Bem, acho que por enquanto é só, conforme o desenrolar do tópico vamos nos entendendo e desenvolvendo novas ideias.

Grande abraço a todos que tiverem tempo para dar novas ideias.
:)
Decio Jesus

Decio Jesus

Responder

Post mais votado

15/06/2015

Decio Rafael, seja bem vindo! A sua duvida é bastante pertinente para quem é iniciante, você deseja dicas de quais linguagens(tecnologias) usar, correto?

Pelo que li na descrição, Java é uma linguagem completa + um banco Postgre, requer dedicação nos estudos.

Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa
Responder

Mais Posts

15/06/2015

Janaina Mendes

Seja bem vindo [2].

Me parece um sistema complexo, diria tambem que Java se encaixa bem para a proposta.
Responder

15/06/2015

Decio Jesus

Decio Rafael, seja bem vindo! A sua duvida é bastante pertinente para quem é iniciante, você deseja dicas de quais linguagens(tecnologias) usar, correto?

Pelo que li na descrição, Java é uma linguagem completa + um banco Postgre, requer dedicação nos estudos


Olá Eduardo :D
Então, isso mesmo que eu já imaginava, por isso achei melhor consultar um fórum e conversar com vcs. Bem Java foi a primeira linguagem que me surgiu em mente, logo depois PHP, a partir disso eu comecei a conversar com alguns amigos e toda pessoa envolvida com desenvolvimento que eu conhecia.
Agora me surgiu algumas duvidas sobre o que todos dizem sobre o Java, se realmente posso fazer tudo, como padronizar esses documentos e coisas do gênero, como essa centralização. Observei também que posso criar uma tela de login e um tipo de acesso que já pretendo implantar. :D
Ah e mais uma coisa, sobre esse Postgre,eu vou dar umas pesquisada e ver todo o conteúdo que eu consigo sobre ele.


Seja bem vindo [2].

Me parece um sistema complexo, diria tambem que Java se encaixa bem para a proposta


Olá Janaina, muito obrigado!
Então, não que ele seja a primeira vista, por enquanto ele vai substituir o que já esta sendo feito, depois disso eu pretendo implementar tudo, é um projeto a longo prazo. Por enquanto eu estou fazendo um levantamento do local de trabalho, aprendendo sobre o ramo de seguimento, e identificando as deficiências e onde pode ser implantado novas tecnologias para agilizar todo o processo, ao menos quanto a parte digital e tecnológica.


Obrigado a todos novamente!
Responder

16/06/2015

Eduardo Pessoa

Realmente está para surgir algo que seja possivel fazer com o Java, hehehe, como você disse que queria tudo ou quase tudo free por assim dizer, o Postgre é o mais indicado.
Ah, fique a vontade para perguntar, nem sempre posso ajudar mas quase sempre tem gente disponivel e com experiencia, ok?
Responder

16/06/2015

Janaina Mendes

De nada Raffaao e sucesso nos seu projeto!
Responder

19/06/2015

Dorivan Sousa

isso me parece mais um controle de versão. SVN ou GIT
Responder

19/06/2015

Decio Jesus

Opa pode deixar HAHAHA
Obrigado mesmo
Responder

19/06/2015

Decio Jesus

isso me parece mais um controle de versão. SVN ou GIT


Então Dorivan, não sou muito da área, mas tem uma explicação mais leiga pra eu entender ?
Responder

19/06/2015

Dorivan Sousa

se voce tem um arquivo que precisa manter historico do que foi modificado, quem modificou, quando, e ainda opcao de restaurar o arquivo ao que era antes de ser modificado voce pode usar um sistema de versionamento.

com ele voce tem opções para cadastrar os usuarios, os arquivos sao mantidos nas maquinas clientes e posteriomente enviados (commit) ao servidor, se outra pessoa houver modificado o sistema avisa e permite q vc atualize o seu arquivo e faça uma mesclagem das alterações.... etc
Responder

19/06/2015

Jothaz

Repetindo o que o Dorivan disse: controle de versão. SVN ou GIT.

Seria um software para controle de versão (versionamento) de objetos (documentos, imagens, códigos com qualquer conteúdo).
São soluções prontas, robustas e profissionais usadas para que objetos (documentos) seja colocados em pastas e uma equipe possa trabalhar no seu conteúdo colaborativamente

Sinceramente não entendi bem o que você quer, mas sou lerdo mesmo e não sei se o SVN ou GIT resolveria a questão.

Mas a grosso modo o post tenta explicar sobre seu questionamento ao Dorivan.
Responder

19/06/2015

Decio Jesus

se voce tem um arquivo que precisa manter historico do que foi modificado, quem modificou, quando, e ainda opcao de restaurar o arquivo ao que era antes de ser modificado voce pode usar um sistema de versionamento.

com ele voce tem opções para cadastrar os usuarios, os arquivos sao mantidos nas maquinas clientes e posteriomente enviados (commit) ao servidor, se outra pessoa houver modificado o sistema avisa e permite q vc atualize o seu arquivo e faça uma mesclagem das alterações.... etc


Isso seria uma boa idea para o programa, mas a ideia primaria não seria isso, é mais um modelo pra puxar um padrão e a partir desse padrão trabalhar em cima dele para gerar os documentos finais, isso sendo mais ou menos 49 pessoas até o momento, não sei como explicar. Bem, no momento temos um padrão de formulário a ser preenchido, onde o usuario preenche em uma tela auto-explicativa, depois disso é transportado para esses documentos padronizados. Acho que expliquei assim por cima... HAHAHHAA

Abraços :D
Responder

19/06/2015

Decio Jesus

Repetindo o que o Dorivan disse: controle de versão. SVN ou GIT.

Seria um software para controle de versão (versionamento) de objetos (documentos, imagens, códigos com qualquer conteúdo).
São soluções prontas, robustas e profissionais usadas para que objetos (documentos) seja colocados em pastas e uma equipe possa trabalhar no seu conteúdo colaborativamente

Sinceramente não entendi bem o que você quer, mas sou lerdo mesmo e não sei se o SVN ou GIT resolveria a questão.

Mas a grosso modo o post tenta explicar sobre seu questionamento ao Dorivan.


Colocando dessa forma, parece mais explicativo com tudo o que ele faz e curti mais ainda a ideia desse controle, mas posso implementar ele em linguagens como o JAVA ?
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar