Fórum Profissionais de desenvolvimento de jogos #497246
09/10/2014
Pessoal, pelo que li, existem vários profissionais envolvidos na criação de jogos. Designers, programadores, alguém para os sons, um outro para roteiro, etc. Mas eu gostaria de saber como é o cenário real em empresas de pequeno porte. Existe realmente essa divisão de funções, ou um programador tem que manjar de modelagem 3D, por exemplo, e assumir mais de uma função? Alguém ai conhece ou já teve experiência em alguma empresa ou projeto de game?
Eduardo Pessoa
Acredito eu, que em até empresas pequenas, deve-se ter uma equipe, para pelo menos dividir os trabalhos, o conceito de jogo(projeto) deve passar por varias fazes, as mesmas que citou, pra mim, acho dificil uma unica pessoal desenrolar, mas é claro que existe aqueles "monstros".
Criar um jogo e muito dificil. Numa epoca tava comecando a estudar e parei. Modelar personagem nao era muito minha praia e nao saia legal.
Tentei arrumar alguem q modelasse. Nunca achei
Ai segui pra programacao
10/10/2014
Joel Rodrigues
Criar um jogo e muito dificil. Numa epoca tava comecando a estudar e parei. Modelar personagem nao era muito minha praia e nao saia legal.
Tentei arrumar alguem q modelasse. Nunca achei
Ai segui pra programacao
Ocorreu o mesmo comigo, Wander. A parte gráfica nunca foi meu forte.
Meu irmao na epoca tava comecando a modelar ai parou. Ai desanimei de aprender criar jogos
10/10/2014
Marcelo Pastore
é empolgante até você bater de frente com essas situações.
Jogos eu diria que seja mais complicado do que fazer sistemas comerciais, isso depende do ponto de vista e dependendo do tamanho do sistema.
12/10/2014
Eduardo Pessoa
Voltando aqui, das maiores dificuldades, qual a melhor plataforma para jogos?
16/10/2014
Joel Rodrigues
Voltando aqui, das maiores dificuldades, qual a melhor plataforma para jogos?
Não existe melhor nem pior, tudo depende de você. Existem ferramentas aí super produtivas como Unit, MonoGame (bem como XNA para projetos mais antigos), aliados a IDEs muito poderosos. Mas eu mesmo, se você me der a melhor IDE com a melhor linguagem, hoje eu não consigo desenvolver, pois um jogo vai muito além disso. Por outro lado, há quem consiga desenvolver um jogo bem completo e rapidamente utilizando ferramentas mais "simples" como SDL e Allegro. Ou seja, não importa o tamanho da arma, mas sim quem a maneja.
16/10/2014
Eduardo Pessoa
Poxa...Joel, te peço desculpas pela minha falta atenção queria inserir nos dispositivos moveis.
18/10/2014
Janaina Mendes
Considero Jogos em um grau de complexidade alta, pois envolve conhecimento alem da programação tambem.
18/10/2014
Joel Rodrigues
Poxa...Joel, te peço desculpas pela minha falta atenção queria inserir nos dispositivos moveis.
Opa, amigo. Que nada, mas pra falar a verdade, agora foi que não entendi o que você quis dizer. rsrs
Desculpe.
19/10/2014
Eduardo Pessoa
Sem problema, o que você acha, a plataforma mobile para jogos, tambem está super aquecida, mas para elas não encontramos ferramentas simples.