Programa em rede

16/05/2008

0

Olá pessoal,

Tenho um programa em rede e gostaria de saber se posso instalar o programa como servidor em uma maquina que não é o servidor da rede local (é apenas uma maquina cliente) e instalar como cliente nas outras maquinas, vai funcionar ?

Luiz Carlos


L_carlos

L_carlos

Responder

Posts

16/05/2008

Eniorm

cara da uma debulhada nessa sua pergunta vai falicitar o entendimento


Responder

16/05/2008

L_carlos

É o seguinte: Eu tenho que instalar meu programa em rede no escritorio do cliente amanhã, só que não posso instalar o servidor do firebird na maquina servidor da rede do cliente. Então gostaria de saber se posso instalar o servidor firebird e o arquivo de bando de dados fdb numa maquina cliente da rede do cliente e se as outras maquinas clientes vão conseguir acessar em rede o arquivo de banco de dados que está na maquina cleinte onde foi instalado o servidor firebird?

Luiz


Responder

16/05/2008

Eniorm

mas porque vc nao pode instalar o firebird no servidor de rede do cara?

tudo bem... vc pode deixar o banco num computador (de preferencia o winxp), e instalar o firebird server neste pc, e o client nos demais.

e configurar os clientes apontando para o ip e caminho do seu banco:

nos clientes:
IPServidor:c:\pasta\banco.fdb
192.168.0.1:c:\pasta\banco.fdb

se o pc servidor do banco tbm precisar rodar o seu programa vc configura (somente neste pc) dessa forma:
127.0.0.1:c:\pasta\banco.fdb

abraço


Responder

16/05/2008

L_carlos

Enio,

O cliente alegou que a maquina dele (o servidor) está sobrecarregada de programas e muito lenta, por isso pediu para instalar em outra maquina. Grato pelas suas dicas.

Luiz


Responder

16/05/2008

Eniorm

blza cara só perguntei pra saber se tinha algum impedimento técnico que estaria proibindo o uso do server rsrsrs

testa ai, pelo menos aqui eu uso assim e nunca tive problemas... e cuidado com o firewall do xp (se vc usar) pois caso esteja ativado vc deve incluir uma regra para liberar a porta 3050 e se for o caso o exe do fbserver tbm


Responder

16/05/2008

L_carlos

Enio,

Eu sempre libero a porta 3050 para o firebird no firewall do windows, mas isso de liberar o exe do fbserver nunca ouvi falar. Quando é preciso fazer isso e como é que se faz para liberar o exe do fbserver?

Luiz


Responder

16/05/2008

Eniorm

adiciona uma regra para programa, localiza o fbserver.exe na pasta de instalação do firebird.

não tenho certeza se precisa, eu acostumei liberar os dois rsrs


Responder

16/05/2008

L_carlos

OK Enio. Eu só libero a porta para o firebird e até agora sempre funcionou sem problemas. Vlw pelas dicas.

Luiz


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar