Fórum Programação é uma profissão egoísta #210571
30/01/2004
0
Sabe, me sinto estranho com as pessoas que tenho contato que mexem com programação. Não tem espírito de colaboração. Às vezes eu estou todo empolgado para criarmos projetos juntos, para mostrar ´meus´ trabalhos, mas eles sempre estão preocupados com os seus, só seus exclusivamente seus trabalhos. Alguém pode achar: mas às vezes as pessoas estão ocupadadas demais. Mas a questão não é essa, pois com meus colegas não é isso que acontece pois ninguém ´trabalha´ com programação. A questão é a de nossos pensamentos e planos não caminharem juntos.
Eu gostaria tanto de receber ajuda, de cooperar com eles...
Tenho uma biblioteca em Delphi que gostaria de ´dividir´ com um colega meu, já chamei inúmeras vezes meus colegas para montar um site, tem um grupo no yahoo mas ninguém visita... sei lá... não sei se dá pra entender...
Às vezes isso me desanima, me cansa. Eu fico olhando assim, e pensando: é, ser programador é ser egoísta, é se fechar pra si, pros seus interesses, não é uma coisa que se faça em grupo, não há interesse nos outros, só em mim e nas minhas idéias
Quando penso nisso sinto vontade de desistir, sinto-me mal quando vejo que é mais fácil eu ser mercenário. Sinto-me triste por ter que conversar na internet e não com os meus colegas.
Renatosilva
Curtir tópico
+ 0Posts
30/01/2004
Nebrio
Quando se trabalha numa empresa de desenvolvimento, concerteza o trabalho em grupo é fundamental e não existe meios de trabalhar fora disso, pois, normalmente você só tem conhecimento de parte do projeto e outra parte são outros responsáveis.
Mas quando vc trabalha para você mesmo é mais complicado, você tem que ter um sistema atualizado e eficiente sempre para que vc possa sobreviver. Portanto, as vezes, não ´´e que tais programadores não queiram colaborar ou são egoistas, porém, eles não podem desenvolver uma projeto para fazer concorrencia com o seu próprio.
Mas creio que ainda existam pessoas dispostas a colaborar....
Essa é minha opnião...
T+
Nébrio
Gostei + 0
30/01/2004
Marshall Mathers
Pow.. essa e a minha humilde opnião...... seria bom se outras pessoas falassem sobre o assunto tb...
Phalows... :wink:
Gostei + 0
30/01/2004
Djjunior
só pra finalizar ! se você quizer ver um exemplo de ´cooperação entre programadores´ basta lembrar que a maior comunidade independente de informática do mundo, é formada por programadores que simplesmente quizeram fazer algo diferente, (e fizeram o LINUX !! ) precisa de exemplo melhor?
Gostei + 0
30/01/2004
Vinicius2k
Minha cidade é pequena (- de 40 Mil habitantes) e tenho conhecimento de 8 desenvolvedores, incluindo eu e meu irmão q somos sócios... temos uma empresa formal, pagamos impostos (que não são poucos), nossos softwares e ferramentas são todos licenciados (o que não é barato).
Os outros caras são totalmente do mercado informal e sei q trabalham com tudo pirata, e ainda fazem questão de ´malhar´ a gente quando estão tentando entrar em um cliente nosso... Tem neguinho chegando ao cúmulo de instalar MS SQL Server com client-access ilimitado em clientes deles e se vangloriam de trabalhar com ferramentas mais ´avançadas´ que eu... isso porque eu me preocupo em soluções que não agreguem custos desnecessários à clientes de pequeno/médio porte... nem com MySQL eu trabalho comercialmente, pois pra isso ele precisa de licença...
-----> Salve o IB e o FB !!!! <-----
Jah ouvi por intermédio de outros que: ´ele antiquado... ele podia até ser bom na época do clipper, mas agora já era...´
Não serei hipócrita ao ponto de dizer que ´Ajudo a todos que precisarem´ porque nunca ajudarei um deles... Não sou dono da verdade, nem tampouco conhecedor de TUDO, visto que faço parte deste fórum a quase um ano, e tive muitos problemas solucionados aqui... também ajudei muitos colegas, talvez até um dos meus concorrentes sem saber... mas se soubesse não ajudaria, simplesmente pela sua deslealdade...
Acredito que haja espaço para todos trabalharmos e vencermos por nossos próprios méritos sem precisar recorrer ao artifício, no mínimo, sórdido, de desmerecer o trabalho dos outros...
Esta é a minha opinião. Lembrando que é exclusivamente em relação aos concorrentes... aqui ninguém conhece ninguém, então estarei sempre aqui tentando ajudar...
T+
Gostei + 0
30/01/2004
Otto
conhecimento, deve ser espalhado pra geral, mas, nao 100¬, para que vc nao fique por baixo...
mais ou menos isso... :wink:
Gostei + 0
30/01/2004
Renatosilva
Não consigo pensar em reter conhecimento para sobreviver, meu conhecimento não tem valor pra mim pois qualquer um pode vir a tê-lo, não mereço crédito por algo que qualquer ser humano tem capacidade de fazer. Saber usar o martelo não é o que fará eu sobreviver, mas sim trabalhar com ele. Sei lá, não sei se dá pra entender...
Não estou falando de dinheiro...
Caros colegas que dependem de vender sistemas, acreditem na capacidade de vocês. As pessoas podem piratear seus conhecimentos, mas nunca vão roubar de vocês seus valores. Cês já pensaram em renda baseada em serviços? Já ouviram falar de software livre?
Os programadores de software proprietário querem ganhar dinheiro. Os de software livre, um mundo melhor. É a impressão que eu tenho.
Alguém quer desenvolver alguma coisa? Tenho umas coisas aqui...
Gostei + 0
30/01/2004
Weber
Programação nada mais é do que um serviço e um serviço que vale dinheiro.
Veja bem, se você for capaz de criar um componente inovador ou um sistema bem fetio, isso valerá dinheiro e é por isso que não passamos todos os nossos conhecimentos pra frente.
Imagine se eu fosse explicar pra todos como fazer gerar um arquivo remessa de banco, ou como gerar arquivo do Sintegra, Ou ainda como imprimir texto justificado no QuickReport, e por ai vai. Se eu passasse todos os meus conhecimentos para vocês eu seria um programador falido.
Sei que você vão dizer que sou muito egoista, talvez mais que a maioria de vocês, mas quero que vocês parem pra pensar que eu necessito da minha profissão pra sobreviver.
Gostei + 0
30/01/2004
Moonlight
Explicando:
A maioria do conhecimento que eu tenho em computação (não soh em programação, mas computação mesmo, de um modo geral) eu obtive pela internet com a ajuda de pessoas que escreveram tutoriais, escreveram apostilas, disponibilizaram códigos, disponibilizaram ferramentas, responderam a perguntas em fóruns e em listas de discussão....
Talvez muita gente no mercado de trabalho seja egoísta sim, mas quer saber? Acho que nas outras profissões tem muito mais disso do que na nossa. Acho que a computação eh talvez a área de menos egoísmo que tem...
Bom, eu só acho né?
Gostei + 0
30/01/2004
Lucas Silva
em toda profissão tem pessoas que tem medo de passar o que sabe p/ os outros, com medo de perder o seu lugar, com os programadores também é assim, muita gente não confia no seu [b:d7f3d90f43]Próprio Taco[/b:d7f3d90f43].
Tem muita gente tambem, que pelo fato de ter aprendido sozinho (uma liguagem de programação), acha que todo mundo tem que ter esta mesma capacidade. E assim não ensina nada p/ quem não sabe muito daquela determinada coisa.
Lucas!
Gostei + 0
30/01/2004
Lucas Silva
Weber,
Com todo respeito cara.
Imagine se todos os colegas do fórum fossem igual a você?
Simplesmente não haveria fórum.
Olha só como é bom este fórum, A [b:9475b51570]maioria[/b:9475b51570] do pessoal ajuda todo mundo, na maior boa vontade.
A [b:9475b51570]Maioria[/b:9475b51570] do pessoal confia no seu [b:9475b51570]Proprio taco[/b:9475b51570], ou seja, não é ensinando uma pessoa que não sabe que você vai perder o seu prestígio no mercado.
Minha opnião,
Falow,
Lucas!
Gostei + 0
30/01/2004
Vinicius2k
Lucas,
acho q não sou tão extremo quanto o colega weber, mas respeito a sua posição...
sei q eh questão de opinião, mas vc leu minha resposta ? só de curiosidade vc concorda comigo ou não?
T+
Gostei + 0
30/01/2004
Lucas Silva
vamos supor vinicius,
um de seus concorretes ai da sua cidade tem uma dúvida e te pergunta..
Por exemplo como criar um relatório em HTML.
Se você responder ele o que pode acontecer?? O máximo que ele pode ter é mais um conhecimento que você tem.
só pelo fato de vc ter respondido, você acha que ira´ montar uma empresa, e assim (com a resposta desta dúvida), irá ganhar + mercado que vc e vai fazer sua empresa ir p/ o buraco???
Não sei se fui bem claro, + ...
Bom Fim de Semana pra todos!
T+
Lucas!
Gostei + 0
30/01/2004
Anorex
cara, quase tudo que sei em computação, inclusive programãção, aprendi na marra e depois que fiz curso para ter o certificado... e qndo tava aprendendo pedia ajuda para as pessoas e, a maioria, naum dava o ´bolo pronto´ e sim a receita... então na minha opinião é uma profissão egoísta, até porque vc se mata para aprender, para resolver um algorítimo, fica noites para fazer uma função ou componente que vai te economizar tempo e de repente vc passa tudo mastigado para a pessoa... acho que vale sim ajudar mas ajudar a aprender e não passar o conhecimento mastigado....
obs.: leia a frase da minha assinatura, ela simplesmente resume o que penso...
Gostei + 0
30/01/2004
Vinicius2k
Não é bem assim não ! O cara se preocupa mais em tentar me f*** do que em trabalhar para crescer e justo [b:4bfcaa9476]eu[/b:4bfcaa9476] vou ajudá-lo?? ele eh q e descubra ou sozinho ou por outro como se faz... :x
Não é por nada mas acho vc jah tem entrada garantida no céu :D
T+
Gostei + 0
30/01/2004
Weber
Weber,
Com todo respeito cara.
Imagine se todos os colegas do fórum fossem igual a você?
Simplesmente não haveria fórum.
Olha só como é bom este fórum, A [b:3e74ae04d9]maioria[/b:3e74ae04d9] do pessoal ajuda todo mundo, na maior boa vontade.
A [b:3e74ae04d9]Maioria[/b:3e74ae04d9] do pessoal confia no seu [b:3e74ae04d9]Proprio taco[/b:3e74ae04d9], ou seja, não é ensinando uma pessoa que não sabe que você vai perder o seu prestígio no mercado.
Minha opnião,
Falow,
Lucas![/quote:3e74ae04d9]
Eu não disse que não colaboro com os colegas, o que eu disse é que não passo todo o meu conhecimento para outros programadores.
Muitos aqui podem confirmar isso, costumo ajudar nossos colegas tanto no fórum quando atravéz de e-mail. Porém para soluções mais complexas onde exigiu grande tempo de programação eu não costumo passar de mão beijado adiante.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)