Programação em Delphi Orientado a Objetos com Interbase

03/12/2003

0

Gostaria que na medida do possível me ajudasse em meu projeto final.
Pois terei que fazer Orientado a Objeto e tivemos pouca noção disto, ou quase nada no curso.
Estou desenvolvendo em Delphi 6, com Interbase.
Utilizei DataModule com DBExpress com acesso a dados
pelo DBedit.
Isto provisoriamente para poder fazer um Protótipo e ter uma idéia do projeto.
Só que não sei implementar em O.O.
Pois precizo pegar as informações do Banco de Dados, Manipular e Gravar.
O que mais será Orientado a Objetos no sistema?
Posso utilizar o DBExpress?
Estou perdido, nem sei por onde começar...
O que você pode me ajudar?
Como posso começar a aprender isso?
Notei que no Delphi, ele já cria várias classes, isto já é algo Orientado a Objetos?
Ficarei muito feliz em receber seu apoio, pois não sei mais a quem recorrer e nem tenho muito tempo a perder lendo muitos livros.
Desde já agradeço sua atenção.

[]s Ronni
Itaocara-RJ


Ronnimadeira

Ronnimadeira

Responder

Posts

03/12/2003

Afarias

bom cara... a nível de fórum (eu acho) vai ficar complicado já q vc não tem nem uma introdução do q seja programação OO. Desta feita, sugiro q vc procure um livro ou apostila ou outro material (existe bastante na Net) para ter uma apresentação formal a este paradigma.

Aproveitando, vc pode dar uma passadinha no site

http://www.oodesign.com.br/


para discussões e materiais no assunto.


T+


Responder

04/12/2003

Douglas Bitencourt

Venho estudando programação desde abril / 2003.
Tenho encontrado dificuldades como todo mundo, e tenho sido muito feliz, sobretudo quando encontro as soluções para o que preciso.
Fiz 2 cursos, ganhei 6 livros e estou no forum cada vez mais.
O que espero é um dia estar a altura de um código bem estruturado, uma lógica bem desenvolvida e da mesma forma que sou ajudado, poder ajudar.

Acho que é isso.

[]s

Douglas.


Responder

04/12/2003

Mente

Meu camarada, sua dúvida é cruel.
Não que não seja possível programar OOP no Delphi. Mas antes de tudo isto é um conceito, e não uma possível limatação de ferramenta.
No Delphi você poderá alcançar nível satisfatório de desenvolvimento OOP. Porém, vai depender de você ter o conceito, e escolher as tecnologias imbutidas no Delphi.
No que poder ajudar, faça contato.

laercio@digirio.com.br
www.digirio.com.br
(21) 2233 8967


Responder

05/12/2003

Ronnimadeira

Caro amigo,

Tenho noção sim de Classe, Herança, UML.
Mas não sei implementar no Delphi.
Pois na Faculdade criei classes com herança
sem acesso a banco de dados.
O que gostaria de saber no momento
é como construir uma classe no Delphi e gravar
os dados no Interbase.
Pode me dar um exemplo, prático?
Desde já agradeço sua atenção.

[]s Ronni


bom cara... a nível de fórum (eu acho) vai ficar complicado já q vc não tem nem uma introdução do q seja programação OO. Desta feita, sugiro q vc procure um livro ou apostila ou outro material (existe bastante na Net) para ter uma apresentação formal a este paradigma. Aproveitando, vc pode dar uma passadinha no site http://www.oodesign.com.br/ para discussões e materiais no assunto. T+



Responder

05/12/2003

Aledeol

Caro amigo , Ronni,

estou como vc.Faz uns 4 meses q tenho estudado e lido tudo a respeito de OO, mas o q acontece é q a única coisa q sei é q Tanimal é descendente de Tservivo.

Hora, alguma vez vc precisou criar um sistema usando isto?
Sei q para fins didáticos é muito bom usar estes exemplos, pois eles ajudam a fixar e a visualizar os conceitos de herança, polimorfismo, encapsulamento, enfim tudo de legal q a OO traz.

Mas agora estou querendo colocá-lo na prática de maneira simples, usando uma tabela do tipo: código,nome e endereço.
Como vou acessar isto?
Como vou criar uma Classe para manipular o BD e fazer as operações necessárias nos dados?

Estou falando francamente, se alguem q domine este troço, escrevesse um livro com exemplos práticos: De como acessar um BD, Criar uma classe de clientes outra de fornecedores outra de materiais outra de contas a pagar e receber.
Este cara iria ganhar muito dinheiro, pois o q realmente impede, a maioria dos programadores Delphi a implementar suas app em OO, é a falta de exemplos realmente aplicáveis.

Mas voltando ao assunto, estou como vc, totalmente DESORIENTADO A OBJETOS.

um abraço


Responder

05/12/2003

Afarias

|Mas voltando ao assunto, estou como vc, totalmente DESORIENTADO A
|OBJETOS

hahahahaha... é verdade Aledeol, ... compreendo o quer dizer...

...na maioria das vezes o que vemos são uns ´cursos´ e materiais ´engraçados´ com exemplos totalmente fora de qualquer realidade prática (pelo menos em aplicações comerciais)

Mas isto tb é devido o fato do paradigma OO estar evoluindo aos poucos (ou pelo pouco material em português disponível) ... primeiro a idéia, depois a prática... mas tem muita coisa boa já em prática a um bom tempo -- tem-se apenas q procurar estes exemplos.

Volto a sugerir, para aqueles que querem uma boa introdução/discussão dobre OO (em Delphi principalmente) num conteúdo em portugues, devem visitar e ler os materiais (nem sempre em portugues aqui) no site::

http://www.oodesign.com.br/


Vc vai ver que existe uma vertente ´forte´ para o empredo de frameworks denominados OPF no ´contato´ dos objetos de negócio com os bancos de dados (persistência) -- entretanto, existem correntes contrárias tb -- mas uma discussão sobre o assunto dever ser principalmente o q vcs estão procurando -- há bastante sobre isto no site acima citado.

Vc pode (e deve) empregar OO em muitas outras partes de seu sistema q não apenas na persistência dos objetos de negócio em um banco de dados ou outro formato. E isso tb vc encontrará no site...


T+


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar