Fórum Programando Backup de dados MySql #252386
28/09/2004
0
graças a ajuda de um amigo daqui do fórum, consegui realizar o backup da base de dados MySql da minha aplicação. Só tenho uma dúvida: É possível programar este backup para que este seja realizado de 3 em 3 dias? Mesmo que só funcione quando o sistema for executado, caso passe o prazo, uma tela exibiria que o backup seria necessário. Alguém pode me ajudar nisso? Ah, e alguém sabe como utilizo o progressbar ou o gauge para o caso do backup? Eu já tenho um formzinho de espera para a atualização das tabelas. Muito obrigado.
OBS: Estou utilizando a paleta MyDAC para o backup dos dados que por enquanto está sendo feito a partir de um Messagebox.
Elias Jr
Curtir tópico
+ 0Posts
28/09/2004
Keitarosan
Se liga, na idéia... ponha no form aí de backup 2 gauges ou progressbar, você escolhe...
na propriedade Max ou MaxValue(depende do componente) você coloca 100, para os 2, por padrao já vem 100, mas por precaução cheque se está em 100 mesmo...
Coloque 2 labels no form também, posicione-os de maneira que dê a pensar que o label1 está integrado com o progressbar1 e o label2 com o progressbar2...
no label1.caption deixe setado, algo como: ´Andamento do backup...´
Feito isso, vamos ao mySQLDump... temos 3 eventos no Dump, podemos utilizar os 3 ou apenas 2...
no evento onDataProcess, te retorna a porcetagem de andamento do backup de todos os dados existentes no database, seria uma visao geral de quanto falta pra terminar TODO o backup...
nesse evento coloque algo assim:
progressbar1.position := percent;
ok, agora vamos ao outro evento chamado onProcess, nesse você tem o andamento do backup por tabela, ou seja, se você tem 5 tabelas, ele vai mostrar o andamento do backup para cada 1 delas... adorei isso...
ponha algo assim nesse evento:
label2.caption := ´Backupeando tabela: ´ + TableName; progressbar2.position := percent;
Se quiser usar o terceiro evento que é o onFinish, coloque um ShowMessage falando que terminou, sei lá...
Pronto, vai mostrar o andamento geral do backup num ProgressBar e o andamento individual por tabela tambem... :D
Agora, quanto a dúvida do tempo de backup, você poderia criar uma tabelinha ou guardar em um arquivo INI, registro do windows, sei lá... quando que você fez o ultimo backup, né? Sempre que o programa for aberto, cheque o local onde você guarda a data do ultimo backup, se for necessário fazer um outro backup, avise ao usuário, ou mande o programa fazer o backup ^___^
Cara, muito maneiro que vai ficar isso heein...
Gostei + 0
29/09/2004
Elias Jr
cara valeu mesmo pela dica, eu estava utilizando os três eventos do dump só não sabia como integrar o progressbar (usei o progress mesmo). Novamente agradeço pela ajuda, senão fosse vc não teria terminado esse sistema. Valeu cara!
Gostei + 0
04/03/2013
Sávio Soares
Gostei + 0
25/03/2013
Vander Carlos
Backup:
MyDump1.BackupToFile(C:\Backup\bkp.txt); MyDump1.Backup;
Restore:
if OpenDialog1.Execute then begin MyDump1.RestoreFromFile(OpenDialog1.FileName); ShowMessage(Restaurado); end;
Gostei + 0
12/06/2013
Jeferson Machia
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)